SUV Coupé estreará com motores 1.0 Firefly em duas versões e em três opções com o Turbo 200 Flex

A Citroën se prepara para lançar em agosto o Basalt 2025, o SUV Coupé já está em produção na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. O modelo chegará ao mercado nas versões Live e Feel com motor 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex 200 nas opções Feel, Shine e na série especial 1ST.

Motores do Citroën Basalt 2025

O motor 1.0 Firefly do Citroën Basalt 2025 entrega potência 71 cv a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas.

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Já o motor 1.0 Turbo Flex 200 entrega potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 5.750 rpm, já o torque comum aos dois combustíveis é sempre de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Ele será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

No visual externo, a frente do Basalt segue o mesmo desenho do C3 Aircross, com os mesmos faróis e grade. A diferença entre as versões é a ausência de luzes auxiliares na opção de entrada Live; nas demais, os itens serão de série.

De lado, o Citroën Basalt Live 1.0 terá rodas de aço de 16″ e calotas, enquanto a versão Feel terá rodas de liga leve. Apurações do Autos Segredos apontam que até a topo de gama Shine terá opção de 16″. Os pneus serão sempre de medidas 205/60 R16. Os protótipos rodam com pneus Dunlop Enasave.

Na traseira, o Citroën Basalt 2025 tem tampa que se abre junto com o vidro traseiro, como no Fiat Fastback. As lanternas seguem o estilo dos irmãos, mas são levemente mais estreitas. Assim como o C3 Aircross, a placa de identificação fica no para-choque.

Como mostramos semanas atrás, o painel e forrações do Basalt seguem o desenho do C3 Aircross, assim como os bancos, mas há apoios de braço para os ocupantes da dianteira. No protótipo flagrado recentemente, apesar do apoio de braço central, os comandos dos vidros traseiros continuavam no console central, mas isso não quer dizer que a versão de produção seguirá com os comandos nessa posição. Tudo indica que, assim como no Basalt indiano, os comandos dos vidros elétricos traseiros serão alojados nas portas.

Na versão Shine, o Citroën Basalt 2025 terá ar-condicionado digital, partida por botão e comandos dos vidros elétricos traseiros nas portas.

Segurança

Em relação à segurança, o SUV Coupé não deve evoluir em relação ao C3 Aircross. Assim, ele deve manter apenas a opção de airbags frontais e laterais. A lista se completa com controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens.

Vale lembrar que a versão Live com motor 1.0 Firefly, o novo Citroën Basalt 2025 deverá contar com quadro de instrumentos analógicos e apenas dois airbags.