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Flagra: Fiat Pulse Hybrid estreará ainda em 2024

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SUV Compacto chegará ao mercado nas versões Audace e Impetus, sistema será um híbrido leve de 12 Volts

A Stellantis fará a estreia de sua tecnologia Bio-Hybrid com a Fiat, que oferecerá o sistema híbrido MHEV, nos modelos Pulse e Fastback. O sistema híbrido leve será oferecido nas versões Audace e Impetus dos SUVs compactos como mostramos no dia 15 de agosto.

O Autos Segredos flagrou um protótipo do Fiat Pulse Hybrid na versão Impetus rodando tem testes na capital mineira. A estreia será no último trimestre deste ano.

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O sistema MHEV é um micro-híbrido que também é chamado BSG, ele conta com uma bateria de alta tensão de Lítio-Íon de 12 Volts.

Para trabalhar junto ao conjunto Turbo 200 Flex e câmbio CVT, o sistema exige um novo alternador, troca de cabos elétricos, entre outros itens. O sistema BSG é ligado acoplado ao câmbio CVT.

A bateria do sistema MEHV deverá ficar instalada no porta-malas ou embaixo do banco traseiro.

O sistema Bio-Hybrid (MHEV) possui um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida. Este equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar uma bateria adicional de íon-lítio de 12 volts, que opera em paralelo ao sistema elétrico convencional do veículo.

A tecnologia BSG de 12V oferece uma potência de até 3KW, melhorando o desempenho dos modelos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, além de reduzir o consumo de combustível.

Essa tecnologia também já contribui para a redução de emissões de poluentes, atendendo à próxima fase do Programa Proconve L8, que foca na diminuição de gases orgânicos não metanos (NMog) e óxidos de nitrogênio (NOx). Portanto, as marcas precisarão se concentrar na redução das emissões pelo escapamento.

Atualmente, o motor a combustão leva cerca de dois minutos para aquecer. A Stellantis planeja usar o motor elétrico do sistema híbrido para aquecer o catalisador, permitindo que o veículo saia da fase fria catalítica para a catálise dos gases sem depender do motor a combustão para aquecer o catalisador.

Não são esperados ganhos em potência e torque. O motor Turbo 200 continuará entregando 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com um torque de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis. No entanto, o sistema Bio-Hybrid poderá proporcionar um ganho adicional de potência e torque. A transmissão continuará sendo a CVT, que simula sete marchas.

Futuramente, o sistema também será usado no conjunto Turbo Flex 270 e o câmbio automático de seis marchas, mas neste caso ele será um de 48 Volts.

Não haverá nenhuma mudança visual para os SUVs.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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