SUV estreará neste semestre junto com o Pulse com o sistema BSG que fará par com o motor Turbo 200 Flex

O Autos Segredos antecipou no dia 1° de junho que os Fiat Pulse e Fastback terão o sistema híbrido Bio-Hybrid MHEV de 12 Volts. A estreia será ainda neste semestre, por isso, os testes seguem a todo o vapor, desta vez flagramos um protótipo do Fastback. 

O sistema BSG será associado ao conjunto mecânico Turbo Flex 200 com o câmbio CVT. Em dezembro de 2023, o Autos Segredos já tinha antecipado que os modelos seriam os primeiros híbridos da Fiat.

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Na Europa, o sistema de 12V é usado no Fiat Panda com motor 1.0 Firefly e câmbio manual de seis marchas.  

O sistema MHEV é um micro-híbrido que também é chamado BSG, ele conta com uma bateria de alta tensão de Lítio-Íon de 12 Volts.

Para trabalhar junto ao conjunto Turbo 200 Flex e câmbio CVT, o sistema exige um novo alternador, troca de cabos elétricos, entre outros itens. O sistema BSG é ligado acoplado ao câmbio CVT.

A bateria do sistema MEHV deverá ficar instalada no porta-malas ou embaixo do banco traseiro.

O sistema Bio-Hybrid (MHEV) possui um dispositivo elétrico multifuncional que substitui tanto o alternador quanto o motor de partida. Este equipamento é capaz de fornecer energia mecânica e elétrica, gerando torque adicional para o motor térmico do veículo e energia elétrica para carregar uma bateria adicional de íon-lítio de 12 volts, que opera em paralelo ao sistema elétrico convencional do veículo.

A tecnologia BSG de 12V oferece uma potência de até 3KW, melhorando o desempenho dos modelos Fiat Pulse e Fastback Bio-Hybrid, além de reduzir o consumo de combustível.

Essa tecnologia também já contribui para a redução de emissões de poluentes, atendendo à próxima fase do Programa Proconve L8, que foca na diminuição de gases orgânicos não metanos (NMog) e óxidos de nitrogênio (NOx). Portanto, as marcas precisarão se concentrar na redução das emissões pelo escapamento.

Atualmente, o motor a combustão leva cerca de dois minutos para aquecer. A Stellantis planeja usar o motor elétrico do sistema híbrido para aquecer o catalisador, permitindo que o veículo saia da fase fria catalítica para a catálise dos gases sem depender do motor a combustão para aquecer o catalisador.

Não são esperados ganhos em potência e torque. O motor Turbo 200 continuará entregando 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, com um torque de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis. No entanto, o sistema Bio-Hybrid poderá proporcionar um ganho adicional de potência e torque. A transmissão continuará sendo a CVT, que simula sete marchas.

Futuramente, o sistema também será usado no conjunto Turbo Flex 270 e o câmbio automático de seis marchas, mas neste caso ele será um de 48 Volts.