InícioMarcasCitroënFlagra: Citroën Basalt 2025 nas versões Live 1.0 e Feel Turbo 200

Flagra: Citroën Basalt 2025 nas versões Live 1.0 e Feel Turbo 200

- publicidade -
- publicidade -

SUV será vendido em quatro versões, sendo duas com motor 1.0 Firefly e duas motor 1.0 Turbo Flex 200

A produção comercial do Citroën Basalt 2025 está prevista para começar neste mês, mas sua estreia só deve ocorrer em agosto. O SUV Coupé da marca francesa chegará ao mercado com motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex 200 como antecipamos dias atrás. O SUV Coupé será vendido nas versões Live 1.0, Feel 1.0, Feel Turbo Turbo 200 e Shine Turbo 200. .

O Basalt basicamente é um C3 Aircross com traseira coupé. Como o Projeto C-Cubed já nasceu prevendo a variação coupé para o terceiro modelo, suas linhas são harmoniosas e as proporções são bem interessantes.

Como mostramos semanas atrás, o painel e forrações do Basalt seguem o desenho do C3 Aircross, assim como os bancos, mas há apoios de braço para os ocupantes da dianteira. No protótipo flagrado recentemente, apesar do apoio de braço central, os comandos dos vidros traseiros continuava no console central, mas não quer dizer que a versão de produção seguirá com os comandos na posição. Tudo indica que assim como o Basalt indiano, os comandos dos vidros elétricos traseiros será alojado nas portas.

Na versão Shine, o Citroën Basalt 2025 poderá ter ar-condicionado digital, partida por botão e comandos dos vidros elétricos traseiros nas portas.

Como são os Citroën Basalt Live e Feel?

No visual externo, a frente do Basalt segue o mesmo desenho do C3 Aicross, com os mesmos faróis e grade. A diferença entre as versões é a ausência de luzes auxiliares na opção de entrada Live, nas demais os itens serão de série.

De lado, o Citroën Basalt Live 1.0 terá rodas de aço de 16″ e calotas, enquanto a Feel terá rodas de liga leve. Apurações do Autos Segredos apontam que até a topo de gama Shine terá opção de 16″. Os pneus serão sempre de medidas 205/60 R16. Os protótipos rodam com pneus Dunlop Enasave.

Na traseira, o Citroën Basalt 2025 tem tampa que se abre junto com o vidro traseiro como no Fiat Fastback. As lanternas seguem o estilo dos irmãos, mas são levemente mais estreitas. Assim como o C3 Aircross, a placa de identificação fica no para-choque.

O Citroën Basalt terá o mesmo entre-eixos de 2,67 metros do C3 Aircross, assim como a largura de 1,67 m. O comprimento também deverá ser próximo ao do irmão, com 4,32 m. Nossa reportagem apurou que porta-malas do SUV Coupé terá capacidade de 490 litros.

Motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex 200

Nas opções Live e Feel, o Citroën Basalt terá motor 1.0 Firefly entrega potência 71 cv a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas.

As versões Feel e Shine serão equipadas com o motor 1.0 Turbo Flex 200. Ele entrega potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 5.750 rpm, já o torque comum aos dois combustíveis é sempre de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Ele será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

Segurança

Em relação a segurança, o SUV Coupé não deve evoluir em relação ao C3 Aircross. Assim ele deve manter somente a opção airbags frontais e laterais. A lista se completa com controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens. 

Vale lembrar, que a versão Live com motor 1.0 Firefly deverá contar com quadro de instrumentos analógicos e apenas dois airbags.

Versão esportiva

A Citroën estuda lançar o Basalt numa versão esportiva com o motor 1.3 Turbo Flex de 185 cv de potência e torque de 27,5 kgfm. O motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas.

No visual externo, a versão poderá ter teto pintado em preto, faróis em Full LED e rodas de 17″. Por dentro, o Basalt esportivo terá acabamento interno em tons escuros e painel com acabamento em algumas partes em couro. Forrações de teto também serão na cor preta.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nossa avaliação com o Fiat Fastback Abarth 2024:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -