Câmbio CVT Direct Shift que equipa o Toyota Corolla 2020 será usado pela Fiat e Jeep, em 2021. Transmissão será ligada aos novos motores 1.0 e 1.3 Turbo Flex derivados da família Firefly. Novo câmbio também poderá ser ligado ao motor 1.3 Firefly aspirado.
Em agosto em entrevista ao jornalista Marcelo Ramos, do Garagem do Jabulas, o presidente da Fiat Chrysler Brasil, Antonio Filosa, soltou um bom spoiler como ele próprio afirmou, que a FCA usaria um novo câmbio CVT que está em desenvolvimento.
Apesar da confirmação do uso do CVT, não estava claro quem seria o fornecedor. Nos bastidores, o Autos Segredos apurou que a transmissão será fornecida pela japonesa Aisin, empresa do Grupo Toyota. Assim foi só ligar os pontos e depois de algumas conversas, um contato disse “você está conjecturando bem”. Ou seja, nossa aposta está no caminho certo. A Aisin desenvolve uma variação do Direct Shift
para a FCA.Não está confirmado se o CVT para os modelos da FCA terão a mesma emulação de dez velocidades do novo Toyota Corolla 2020. Um contato confirmou que transmissão pode ser ligada em qualquer motor.
Com a primeira marcha de engrenagem como um câmbio automático convencional, as demais marchas simuladas podem variar de acordo com o motor ao qual a transmissão for ligada. Assim, o câmbio Direct Shift poderá ser ligado aos motores 1.3 Firefly, 1.0 Turbo Flex Firefly e 1.3 Turbo Flex Firefly. Já a simulação de marchas pode variar de acordo com o motor.
Na linha Fiat, a nova transmissão deverá ser ligada aos motores 1.3 FireFly e 1.0 Turbo Flex de Argo Cronos e também nos dois inéditos SUVs da marca que serão lançados em 2020. A Fiat Toro também terá a nova transmissão ligada ao motor 1.3 Turbo.
Já na gama Jeep, o CVT será usado nos modelos Renegade e Compass ligados ao motor 1.3 Turbo Flex.