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Argo Drive 1.3 CVT 2025 sai por R$ 89.990 no Ofertas Fiat

Argo Drive 1.3 CVT 2025 sai por R$ 89.990 no Ofertas Fiat
Foto | Fiat/Divulgação

Com desconto, hatch é o automático mais barato do mercado brasileiro

No site Ofertas Fiat, o Argo Drive 1.3 CVT 2025 está com desconto de R$ 6.500 sobre o valor sugerido de R$ 96.490. Com o bônus, o hatch é comercializado por R$ 89.990, se posicionando como o automático mais barato do Brasil. 

As condições são válidas até o dia 30 de junho ou enquanto durar o estoque de 50 unidades para unidades na cor Preto Vulcano. Vale lembrar que a ação comercial não contempla veículos adquiridos por meio de modalidades de vendas diretas, incluindo, mas sem se limitar a: produtor rural, PcD, frota, taxista, locadoras, leilões e seguradoras.

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O Fiat Argo 2025 vem equipado com uma série de itens de série que garantem conforto, segurança e praticidade para o motorista e passageiros. Entre esses itens, destaca-se o Hill Holder, um sistema de freio ativo com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas em subidas. O carro também conta com aerofólio traseiro, alarme antifurto e alertas de limite de velocidade e manutenção programada. O ar-condicionado possui filtro antipólen, e os bancos oferecem ajustes como regulagem de altura para o motorista e bolsa porta-objetos no encosto do banco do passageiro. Além disso, o banco traseiro é rebatível e o veículo está equipado com Brake Light e ESS (Sinalização de Frenagem de Emergência).

A central multimídia UCONNECT de 7″ touchscreen é compatível com Android Auto e Apple CarPlay, e possui Bluetooth, entradas USB (duas) e sistema de reconhecimento de voz, além de uma segunda porta USB. A chave canivete com Fiat Code oferece telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas. Outros itens incluem cintos de segurança dianteiros e traseiros retráteis de 3 pontos, controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC), direção elétrica progressiva e sistema de partida a frio HCSS. O veículo também conta com o sistema HSD (High Safety Drive) com airbag duplo e ABS com EBD, iluminação no porta-luvas e porta-malas, função Lane Change, luz diurna de segurança (DRL), volante com comandos de rádio e telefone e regulagem de altura, além do monitoramento de pressão dos pneus (iTPMS).

Motor do Fiat Argo 2025

O Fiat Argo Drive 1.3 CVT 2025 tem motor 1.3 Firefly com potência de 98 cv a 6.250 rpm e torque de 13,2 kgfm a 4.250 rpm 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,4 kgfm a 4.000 rpm com etanol. O câmbio CVT é o mesmo do Pulse, Strada e Fastback que simula sete marchas.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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Confira nossa avaliação com o Fiat Fastback Abarth 2024:

Continental adere ao Programa Mover do Governo Federal

Pneu feito com casca de arroz participará de corrida de SUVs elétricos
Foto | Continental Pneus/Divulgação - De acordo com a Continental, o pneu CrossContact Extreme E que tem em sua construção casca de arroz está dois quilos mais leve em relação a versão anterior

Fabricante de pneus investirá em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias destinadas a descarbonização

A Continental que atua no desenvolvimento de tecnologias e serviços de mobilidade, foi habilitada para participar do Programa Mover, iniciativa aprovada pela Câmara dos Deputados no dia 11 de junho.

Para 2024, a Continental planeja investir significativamente em pesquisas e desenvolvimento no Brasil, com foco principal na criação de produtos para veículos pesados, dada a sua importância para o mercado nacional. Os benefícios fiscais oferecidos pelo programa podem variar de 50% a 270% sobre os valores investidos.

Ricardo Rodrigues, diretor da área de negócios Veículos Comerciais e Aftermarket da Continental, destaca que a empresa está à frente no setor devido à tecnologia avançada utilizada nos componentes fabricados, que são compatíveis também com veículos híbridos e elétricos. Rodrigues aponta que o maior desafio tem sido convencer a matriz da importância da produção de componentes no Brasil.

“O Programa Mover é importante, relevante e necessário para todos da indústria, além de trazer benefícios para a engenharia e para a produção de novas tecnologias. Entretanto, é preciso que seja de longo prazo e que haja uma mudança estrutural internamente, como a Reforma Tributária. As empresas de componentes no Brasil precisam voltar a ser um polo de produção e exportação, ter mais relevância mundial na cadeia de fornecimento automotivo e assim poder gerar mais empregos”, diz o executivo.

Paulo Lins, diretor financeiro do Grupo Automotivo na Continental, complementa que “o incentivo do Programa Mover reduzirá o pagamento de impostos e aumentará a geração de caixa das empresas no Brasil. Esses recursos poderão ser reinvestidos para melhorar a eficiência e criar novas linhas de produção. A meta de investimentos da Continental em Pesquisa e Desenvolvimento em Autopeças e Soluções segue um plano escalonado, e até 2029, deve atingir 3% do faturamento bruto.”

Sobre o Programa Mover

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Programa Mover tem como objetivo apoiar a descarbonização dos veículos no Brasil, promovendo investimentos em eficiência energética.

Com a habilitação, a Continental se compromete a realizar investimentos contínuos em Pesquisa e Desenvolvimento nos próximos anos, conforme os percentuais estabelecidos pela legislação. Isso não apenas ajudará a empresa a cumprir as metas do programa, mas também fortalecerá sua competitividade e contribuirá para o desenvolvimento sustentável do setor automotivo.

Foto principal | Continental/Divulgação

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Bajaj inaugura sua fábrica de motos em Manaus (AM)

Foto | Bajaj/Divulgação

Fabricante indiano começa a montar suas motos em regime de CKD

A Bajaj do Brasil realizou ontem (26/6) a inauguração de sua fábrica de motocicletas em Manaus (AM). Esta nova planta é a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, equipada com tecnologia de ponta e toda a infraestrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos.

A cerimônia de inauguração da fábrica da Bajaj contou com a presença do Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited, Rakesh Sharma; do governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Secretário Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Laurimar Wagno de Oliveira; do superintendente da Suframa, Luiz Frederico Oliveira de Aguiar; do diretor executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Sérgio Oliveira, além de jornalistas, representantes das concessionárias e parceiros da marca.

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“A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.

O executivo também destacou que a parceria estratégica com a Dafra foi essencial para que a equipe Bajaj pudesse focar na construção da marca e estruturação da rede de concessionárias no Brasil, que atualmente conta com 21 unidades e ultrapassará a marca de 30 até o fim de 2024.

“Todo o time da Bajaj do Brasil está muito orgulhoso em contribuir para este novo momento da marca no País. Começamos a nossa operação em dezembro de 2022 e ver que hoje, apenas 18 meses depois, já temos 21 concessionárias, comercializamos mais de 7.500 motocicletas e estamos inaugurando a nossa fábrica, é uma realização enorme e um grande indicativo de que estamos no caminho certo. Somos muito gratos à Bajaj Auto Limited por todo o suporte, à nossa rede de concessionários e parceiros pelo foco e dedicação tão fundamentais para a construção da nossa história e, principalmente, aos motociclistas brasileiros pela confiança na nossa marca e em nossos produtos”, declara Waldyr Ferreira, Managing Director da Bajaj do Brasil.

A fábrica da Bajaj já havia iniciado as operações em 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro-chefe de vendas da marca no Brasil. Inicialmente, a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.

Bajaj quer 20 mil unidades feitas em sua fábrica em 2025

Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.

A planta opera em regime CKD (Completely Knock Down), realizando os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Já estão sendo montados os modelos Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.

No momento, mais de 150 pessoas atuam na unidade, entre funcionários diretos e indiretos, mas está previsto crescimento gradual da equipe.

A Bajaj planeja fechar o primeiro semestre de 2024 com 3.600 motocicletas vendidas, representando um crescimento de 46% em relação ao semestre passado e um aumento de 143% em relação ao primeiro semestre de 2023.

“Com a nossa fábrica em operação e a rede em ritmo acelerado de expansão, direcionaremos nosso foco para a expansão da linha de produtos Bajaj disponíveis no Brasil, buscando atender os diferentes perfis e tipos de uso da motocicleta pelos motociclistas brasileiros de todas as regiões”, complementou Waldyr.

Foto principal | Bajaj/Divulgação

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Mercedes-Benz lança novo chassi de ônibus OF 1621 Euro 6

Novo chassi foi desenvolvido para o fretamento contínuo para transportes de passageiros de empresas e demandas corporativas

A Mercedes-Benz continua expandindo seu portfólio de chassis de ônibus para atender às necessidades dos clientes. O novo modelo OF 1621, equipado com a tecnologia BlueTec 6, chega ao mercado em conformidade com a legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6). Este modelo é único no mercado, desenvolvido especificamente para o fretamento contínuo de funcionários de empresas, indústrias e outras demandas corporativas.

Essa novidade para operadores de fretamento será um dos destaques no estande da marca na LatBus 2024, o principal evento do setor de ônibus do Brasil e da América Latina, que ocorrerá entre os dias 6 e 8 de agosto, em São Paulo.

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“O chassi OF 1621, solução exclusiva da nossa marca para o fretamento de funcionários, ganha a versão com tecnologia BlueTec 6, mantendo suas características de eficiência e excelente custo-benefício, agregando ainda os benefícios ambientais derivados da redução de emissões de poluentes locais”, diz Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, seguimos oferecendo um produto de excelente custo operacional para os operadores de fretamento de funcionários e agora ainda mais compatível com o meio ambiente e a mobilidade sustentável”.

OF 1621 pode receber carroçarias para até 48 assentos

Com entre-eixos de 5.950 mm e PBT (peso bruto total) de 16,5 toneladas, o OF 1621 pode receber carroçarias de até 12,5 metros de comprimento. Esta configuração permite a montagem de até 48 assentos para passageiros, mais o DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), que oferece segurança e acessibilidade a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

“Nosso portfólio tradicionalmente já oferece vários modelos de chassis de ônibus para as empresas do segmento. O grande diferencial do exclusivo OF 1621 é que ele foi concebido especificamente para ser o modelo de entrada do segmento de fretamento contínuo, a partir de pedidos de clientes que nos solicitaram um ônibus com um custo mais atrativo, sem abrir mão do maior número possível de assentos, permitindo o transporte dos passageiros com distanciamento e segurança”, ressalta Walter Barbosa.

A solução encontrada foi um modelo com balanços dianteiro e traseiro mais curtos e entre-eixos de 5.950 mm. Com isso, foi possível acomodar equipamentos como tanque de combustível de 300 litros, tanque de ARLA de 25 litros, bateria de 170 Ah e preparação para ar-condicionado, sem necessidade de retrabalhos de corte das longarinas e do cardan para alongamento do chassi. Assim, o OF 1621 facilita o acoplamento da carroçaria de forma rápida e fácil, com menor custo de aquisição e melhor custo-benefício para fretamento.

“A Mercedes-Benz é a primeira marca que trouxe para o mercado um veículo completamente dedicado ao serviço de fretamento contínuo”, destaca Walter Barbosa. “Esse projeto foi realizado em parceria com os encarroçadores, visando a otimização do tempo de encarroçamento e um menor volume de retrabalho pelo implementador. Os clientes também foram ouvidos, contribuindo muito para a assertividade do desenvolvimento desse produto da marca”.

OF 1621 facilita e agiliza o encarroçamento

O modelo OF 1621 da Mercedes-Benz é um chassi que já vem pronto para encarroçamento, assegurando maior rapidez, menor interferência e menor reposicionamento de componentes.

O OF 1621 se caracteriza por balanços dianteiro e traseiro curtos. Na parte dianteira, isso resulta em maior ângulo de entrada e de saída, facilitando o serviço de fretamento contínuo, especialmente em bairros. Na traseira, o balanço curto possibilita a instalação de bagageiro passante, permitindo também a acomodação do estepe.

O motor OM 924 LA do OF 1621 é o mesmo do OF 1721, amplamente conhecido no mercado por sua força, robustez e excelente desempenho. Sua potência é de 208 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 780 Nm entre 1.200 a 1.600 rpm. Este motor possui polia com canaleta adicional para acionamento do compressor de ar-condicionado, solução ideal para fretamento.

A esse propulsor junta-se o câmbio Mercedes-Benz G-90 de 6 marchas, igualmente reconhecido por sua eficiência e conforto de dirigibilidade. A harmonia do trem-de-força é assegurada pelos eixos dianteiro e traseiro da própria marca.

A suspensão do OF 1621 é metálica, com feixe de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora, tanto na dianteira quanto na traseira.

O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema anti-travamento de rodas ABS, auxílio de partida em rampa, tomada para sistema de gerenciamento de frota FMS, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade).

Foto principal | Mercedes-Benz/Divulgação

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Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil

Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil
Foto | Scania/Dvulgação

Coletivo para uso urbano marca início da trajetória elétrica da marca sueca no mercado brasileiro

O Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no país. Com autonomia entre 205 e 300 quilômetros, o modelo chega para atuar no segmento urbano em sua opção 4×2. 

O ônibus elétrico pode ter quatro ou cinco pacotes de baterias. O lançamento oficial será na Lat-Bus (Feira Latino-Americana do Transporte) que será realizada entre os dias 6 e 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

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“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

De acordo com o executivo, o Scania Banco oferecerá um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%. 

O diretor também esclarece que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.

Como é o Scania K 230E B4x2LB 

Segundo a Scania, a autonomia de 250 a 300 quilômetros do  K 230E B4x2LB já está dimensionada para uso em condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular.

A vocação principal é para aplicação urbana, ele tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros. A capacidade média é de 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. “Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

O motor elétrico de 230 kW entrega 310 cv de potência, ele é ligado a um câmbio com duas marchas. Segundo Gallao, o câmbio vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. 

Foto | Scania/Divulgação – 0 Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado para receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre a Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Foto principal | Scania/Divulgação

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Confira nossa avaliação com a Toyota Hilux GR-Sport 2024:

BYD amplia horário de central de relacionamento para alta satisfação do cliente

BYD amplia horário de central de relacionamento para alta satisfação do cliente
Foto | BYD/Divulgação

Central de Relacionamento com Cliente (CRC) ganhou mais duas horas de atendimento diário

A BYD segue aprimorando seus serviços para entregar melhor experiência aos seus consumidores. A nova ação é estender o horário da Central de Relacionamento com Cliente (CRC) que vai até atender seus clientes pelo telefone até as 20 horas. 

“Nosso time da Central de Relacionamento com Cliente está crescendo e, atualmente, realizamos um amplo programa de treinamento com nossos atendentes especializados, além de diversas práticas com os nossos produtos”, comenta Micheli Perri Aihara, Supervisora de Relacionamento com Cliente da BYD do Brasil. “A BYD é uma empresa que traz diversas soluções para melhorar a vida das pessoas e tem uma estratégia assertiva para conquistar a confiança do consumidor. Queremos potencializar a satisfação do consumidor, oferecendo uma experiência positiva em toda interação com a marca”, finaliza.

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Com um serviço diferenciado, a BYD oferece canais de contato direto para tratar de vendas, marketing e Pós-Vendas no Brasil. Os números da greentech destacam importantes conquistas, como uma média de 3 mil consultas registradas por mês, um nível de serviço de 98% no canal de voz, tempo médio de resposta nos canais digitais (e-mail e Reclame Aqui) inferior a 4 horas, e mais de 65% dos atendimentos resolvidos no primeiro contato.

Os tópicos mais procurados incluem suporte ao BYD APP, funcionalidades e informações sobre veículos, dúvidas sobre carregamento e carregadores, e questões gerais de Pós-Vendas.

Serviço

Entre em contato com a Central de Relacionamento com Cliente da BYD nestes canais disponíveis:

Foto principal | BYD/Divulgação

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Confira nosso primeiro contato com o BYD King:

Fiat Toro 2025: confira os descontos para CNPJ e produtores rurais

Foto | Fiat/Reprodução

Picape média compacta têm descontos paras as versões com motor Turbo Flex e Turbo Diesel

A Fiat Toro 2025 começará a ser vendida nos próximos dias como publicamos ontem (25/6) e claro que manterá os descontos para clientes com CNPJ e produtores rurais. Dependendo da versão, os descontos ficam entre 10% e 11%, conforme apuração exclusiva do Autos Segredos

Com os descontos para CNPJ e produtores rurais, a Fiat Toro 2025 é vendida na versão de entrada Endurance por R$ 131.156. Já a Ranch que é a opção mais cara da picape poderá ser comprada por R$ 193.491. 

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Descontos Fiat Toro 2025 para CNPJ e produtores rurais

Confira como ficam os preços de todas as versões para clientes de vendas diretas:

VERSÃO PREÇO SUGERIDODESCONTOPREÇO VENDA DIRETA
Endurance Turbo FlexR$ 144.99011%R$ 132.156
Freedom Turbo FlexR$ 154.49010%R$ 142.641
Volcano Turbo FlexR$ 169.99010%R$ 156.591
Volcano Turbo DieselR$ 185.99010%R$ 178.191
Ranch Turbo DieselR$ 214.99010%R$ 193.491

Apesar de continuar na linha 2024, a Fiat Toro Ultra Turbo Diesel segue com descontos para clientes CNPJ e produtores rurais, a picape média compacta tem desconto de 10% sendo comercializada por R$ 191.691. 

Motores Fiat Toro 2025

A Fiat Toro 2025 traz duas opções de motorização. O motor 1.3 Turbo 270 Flex rende 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina, já o torque comum aos dois combustíveis é de 27,5 kgfm. Este motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas e a tração é 4×2. Ele segue equipando as versões Endurance, Freedom e Volcano.

A outra opção é 2.0 Turbo Diesel com 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm. Ele é ligado ao câmbio automático de nove marchas e a tração é 4×4. Na linha 2025, ele equipa as versões Volcano e Ranch e segue na Ultra 2024.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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BYD Song Pro chega em julho em duas versões

BYD Song PRO
Foto | Marcus Celestino

SUV repetirá o sedã King sendo equipado com bateria de 8,3 kw na versão de entrada e de 18,3 kw na topo de gama

Com o King lançado, a BYD lançará em julho o SUV Song Pro que será vendido nas versões GL e GS. Ele ficará posicionado em preços abaixo do Song Plus, será que teremos o novo SUV híbrido plug-in mais barato do mercado? Hoje o modelo mais em conta é o GWM Haval H6 PHEV19 vendido a R$ 229 mil. 

O BYD Song Pro GL será equipado com o motor 1.5 aspirado que entrega potência de 110 cv e torque de 13,7 kgfm. O motor elétrico entrega potência de 179 cv e torque de 32,2 kgfm. A dúvida é se ele manterá os 209 cv de potência como na versão de entrada do sedã King ou se terá número maior.  A versão de entrada tem bateria de 8,3 kw.

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Já o Song Pro GS tem o mesmo sistema híbrido da versão GL, mas o elétrico entrega mais potência e torque. A potência é de 197 cv e torque fica em 33,1 kgfm. A potência combinada é de 235 cv. Nesta versão, a bateria é de 18,3 kw.

Em relação a suas medidas, o BYD Song Pro conta com 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de distância de entre-eixos.

No visual externo, o BYD Song Pro segue basicamente as linhas do Song Plus, mas a grade tem acabamento com bordas em preto e nas extremidades, o para-choque tem desenho exclusivo.

De lado, as estampagens são as mesmas, o que os difere são as rodas de liga e a coluna “C”, que no Song PRO tem acabamento em plástico..

Já no visual traseiro, o BYD Son Pro tem lanternas horizontais e a tampa está mais verticalizada. O para-choque também tem desenho exclusivo, com uma maior área sem pintura. Já a placa de identificação segue no para-choque.

Por dentro, a central multimídia giratória segue em destaque.

Itens de série do BYD Song Pro

A lista de itens de série do BYD Song Pro ainda não é conhecida, mas deve seguir basicamente a do sedã King, assim ela virá desde a versão de entrada GS com ar-condicionado de uma zona, direção elétrica, desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível, desbloqueio elétrico do porta-malas, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, rebatimento elétrico dos retrovisores, espelho retrovisor com aquecimento, chave presencial, painel de instrumentos de 8,8″ em LCD, volante multifuncional, carregador de celular por indução, tomada 12V, ajuste elétrico do banco do motorista em quatro direções, faróis em LED, lanternas em LED, entre outros itens.

O SUV ainda terá sistema multimídia com tela de 12,8″ rotativa com Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android, atualização remota por OTA (Over-the-Air), pacote de tráfego 4G, GPS integrado, comandos de voz e quatro entradas USB. O sistema de áudio é composto por seis alto-falantes.

Foto principal | Marcus Celestino

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Confira nosso primeiro contato com o BYD King:

Toyota Hilux é a expressão máxima de picape

Toyota Hilux GR-Sport 2023
Foto | Toyota/Divulgação

Picape japonesa é a média mais vendida e com a linha mais completa do mercado brasileiro

O brasileiro adora picape. Nos últimos anos, o segmento expandiu e o que não faltam são modelos de diferentes portes, propostas e preços. Mas uma coisa é fato: quando se fala em picape, a primeira coisa que vem à mente é a Toyota Hilux.

E não é para menos. A Hilux é a picape média mais vendida do mercado há anos. É uma referência para o segmento. Em 2023, a Hilux licenciou nada menos que 46.200 unidades, segundo o boletim da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Para se ter uma ideia, foi praticamente o mesmo desempenho de uma das picapes leves de entrada, que concorre num tíquete muito inferior que a japonesa. A performance da Hilux é tão impressionante que ela vendeu quase o dobro da picape média que ocupou a segunda posição no ranking de licenciamentos.

A razão é simples: a Hilux carrega a confiabilidade da Toyota. Quem não se lembra do seriado britânico que dinamitou um prédio em cima da Hilux e, depois de retirar os escombros, ela saiu andando?

A fama de inquebrável é colocada à prova todos os dias e ela sempre se supera. E não há segredo nenhum, apenas a combinação de um chassi robusto, um conjunto de suspensão feito para qualquer condição de piso e um motor extremamente resistente. 

Mas a Hilux vai além. Sua durabilidade mais que atestada é garantia de tranquilidade para o consumidor que transporta sua família e certeza de baixo custo operacional para empreendedor, produtor rural, empresas e indústrias que precisam de um veículo forte.

E é por isso que a Toyota Hilux é a picape com a linha mais completa e ajustada para cada tipo de necessidade. Seja para converter em um veículo de socorro ou forças de segurança, para transportar a produção do campo para a cidade, ou apenas para levar a família para viajar com segurança e comodidade. Vamos conferir o que cada versão do modelo oferece.

Hilux Chassi (R$ 219.090)

A Hilux Chassi é um dos veículos mais versáteis para instalação de implementos. Trata-se de um carro desenvolvido para o trabalho, que oferece muito torque independentemente de sua aplicação.

Essa picape é perfeita para o produtor que precisa de uma caçamba volumosa para escoar sua produção com a tranquilidade de que ela irá transpor terrenos acidentados, graças a consagrada tração 4×4, com reduzida. 

Seu motor 2.8 entrega 42,8 kgfm de torque, o que garante muita força para levar muito peso. E, melhor, de forma muito eficiente, graças à transmissão de seis marchas com ótimo escalonamento. Quem vive do que planta sabe bem que cada litro de diesel economizado impacta diretamente no faturamento.

A Hilux Chassi também é capacitada para receber os mais variados tipos de implementos. Pode ser convertida em ambulância, viatura policial e de resgate, entre outras aplicações. 

O pacote de conteúdos conta com direção assistida, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros elétricos, três airbags, assistente de partida em rampa, luz de frenagem emergencial automática e controles de tração e estabilidade.

Hilux cabine simples (R$ 226.790)

Com o mesmo pacote de conteúdos da versão chassi, a Hilux cabine simples é ideal para o produtor rural, pois tem muito volume na caçamba para transportar produção e maquinário com muita segurança. Os ganchos de amarração distribuídos por toda a caçamba garantem que a carga seja completamente imobilizada, o que garante uma viagem mais segura.

Essa versão conta com a mesma configuração do motor turbodiesel 2.8 que entrega 42,8 kgfm de torque. Ou seja, o ajuste exato para transportar a produção com o menor consumo.

Hilux STD Power Pack (R$ 242.590)

A Hilux STD Power Pack é a opção de acesso com cabine dupla. Trata-se de uma picape pensada para quem busca um veículo para aplicações severas, mas precisa de espaço para cinco ocupantes e mais comodidade.

Equipada com o consagrado motor 2.8 de 204 cv e 42,8 kgfm de torque, combinado com caixa manual de seis marchas e tração 4×4, essa picape é ideal para o transporte de equipes em aplicações como mineradoras, canteiros de obras, assim como uso em fazendas.

Além dos conteúdos das versões cabine simples, a versão adiciona sete airbags (sendo uma para o joelho do motorista), alarme e assistente de reboque. Entre os itens de comodidade, a Hilux STD Power Pack ainda conta com multimídia de 9 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos no volante. 

O pacote adiciona ainda faróis com acendimento automático e luz de condução diurna. E como se trata de uma picape voltada para aplicação profissional, o interior tem revestimento em PVC, que é bem mais resistente, assim como rodas de aço estampado de 17 polegadas.

Hilux SR (R$ 272.190)

Pensada para o consumidor que busca uma picape bem equipada e com ótima relação custo-benefício, a Toyota Hilux SR é mais que perfeita. 

Essa picape é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, mas com torque reajustado para 50,9 kgfm. Vem combinado com transmissão automática de seis marchas e a vigorosa tração 4×4.

Seu pacote de conteúdos adiciona itens como sistema de áudio aprimorado com quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo e câmera de ré. As rodas são de liga leve, aro 17. Os faróis de neblina, além de compor o visual, também são extremamente importantes em situações de nevoeiro e baixa visibilidade. As maçanetas cromadas dão o toque de refinamento no exterior, enquanto no interior o descanso de braço em couro entrega o conforto que seu proprietário exige.

Hilux SRV (R$ 290.190)

A Hilux SRV é a opção para o picapeiro que precisa de uma caçamba para os fins de semana, mas não pode abrir mão de um carro seguro e moderno no dia a dia na selva urbana. A versão recebe importantes incrementos de segurança, com adoção de sistema de assistência em frenagem de emergência, alarmes perimétricos e volumétricos, assim como trava de estepe.

A segurança também é ampliada no acesso à Hilux graças aos sistemas Smart Entry e Push Start, que reconhecem a chave para destravar e dar partida no motor. Os retrovisores eletrocrômicos garantem perfeita visibilidade durante a noite sem faróis ofuscando a visão.

O refinamento é garantido pelos bancos revestidos em couro e um prático compartimento refrigerado, que mantém água e suco sempre na temperatura refrescante. Por fora, ela se difere pelas belas rodas de liga leve de 18 polegadas e os faróis Full LED.

Hilux SRX Plus (R$ 335.300)

Quem quer uma picape para fugir da vida urbana não encontrará melhor companheira que a Toyota Hilux SRX Plus. Essa versão recebeu novos pneus e bitolas alargadas, que elevam sua estabilidade e melhor desempenho em condições off-road.

O visual também foi pensado para imprimir o estilo do picapeiro graças às suas rodas de liga leve (aro 18) com acabamento exclusivo. Santo-antônio, retrovisores pintados em preto e o para-choque redesenhado e indispensável capota marítima complementam o visual da Hilux SRX Plus.

Se por fora a SRX Plus impressiona, por dentro ela se diferencia pelo acabamento refinado e conteúdos como sistema de áudio JBL com seis falantes, dois tweeters e subwoofer. Os bancos em couro perfurado contam com ventilação para motorista e passageiro da frente. 

A câmera 360 graus também surge como um incremento de segurança em manobras, inclusive em uso off-road, permitindo visualizar obstáculos. Ou seja, é a picape ideal para qualquer situação e lugar.

Hilux GR-Sport (R$ 371.390)

A Toyota é uma marca consagrada nas pistas e fora das pistas. Seus veículos já disputaram e venceram inúmeras competições off-road ao redor do mundo. 

E todo esse conhecimento foi aplicado na Hilux GR-Sport. Essa picape foi projetada para entregar a melhor performance no fora de estrada e também o máximo de comodidade para os dias que somos obrigados a rodar no asfalto.

Seu motor 2.8 turbodiesel foi recalibrado para 224 cv e 55 kgfm de torque, que garantem muita força para vencer qualquer tipo de obstáculo e condição de piso. Todo torque é distribuído pela transmissão de seis marchas nas quatro rodas. E, se for preciso, basta ativar a caixa de redução para multiplicar a força do motor.

A Hilux GR-Sport conta com suspensão aprimorada de curso mais longo e bitola alargada, que fazem com que ela passe sem dificuldade por terrenos acidentados. Os para-choques exclusivos, além de reforçar a proposta off-road da picape também são funcionais e potencializam os ângulos de ataque e saída. 

E quando a aventura termina, basta voltar para o asfalto e deixar que os assistentes de condução tornem a viagem mais tranquila e segura. A Hilux GR-Sport é equipada com alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática e alerta de colisão.

Ou seja, não dá para negar que picape é sinônimo de Hilux. Afinal, quando se fala de caminhonete, sempre tem alguém para cravar: “e a Hilux, hein?”

Foto principal | Toyota/Divulgação

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Fiat celebra produção de 150 mil unidades do Pulse  

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024
Foto | Fiat/Reprodução

SUV é vendido no Brasil com as opções de motores 1.3 Firefly, 1.0 Turbo 200 Flex e 1.3 Turbo 270 Flex

A Fiat alcançou uma marca significativa com a produção de 150 mil unidades do Pulse, o primeiro SUV da marca desenvolvido e fabricado no Brasil. Lançado em outubro de 2021, o modelo foi projetado para ampliar a linha de produtos da Fiat e é exportado para 12 países da América Latina.

O sucesso do Pulse, ao lado do Fastback, tem sido crucial para o aumento das vendas da Fiat no competitivo segmento de SUVs. Em 2024, até maio, a marca atingiu a terceira posição no ranking de SUVs, com 10,3% de participação no mercado e 33.319 unidades vendidas.

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O Pulse oferece diversas opções de motorização, incluindo o 1.3 Firefly aspirado, 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270, além de duas opções de câmbio, manual e automático CVT. As versões disponíveis atualmente são: Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT. Destaca-se ainda o fato de o Pulse ter sido escolhido para ser o primeiro SUV da Abarth no mundo, com uma versão disponível no mercado brasileiro.

Equipado com avançadas tecnologias, o Pulse se destaca pelo pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que inclui Comutação Automática dos Faróis, Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC) e Indicação de Frenagem de Emergência (ESS). O modelo também conta com uma tela flutuante da central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas sensível ao toque, oferecendo conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e integrando a plataforma de serviços conectados Fiat Connect////Me.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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