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Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil

Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil
Foto | Scania/Dvulgação

Coletivo para uso urbano marca início da trajetória elétrica da marca sueca no mercado brasileiro

O Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no país. Com autonomia entre 205 e 300 quilômetros, o modelo chega para atuar no segmento urbano em sua opção 4×2. 

O ônibus elétrico pode ter quatro ou cinco pacotes de baterias. O lançamento oficial será na Lat-Bus (Feira Latino-Americana do Transporte) que será realizada entre os dias 6 e 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

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“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

De acordo com o executivo, o Scania Banco oferecerá um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%. 

O diretor também esclarece que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.

Como é o Scania K 230E B4x2LB 

Segundo a Scania, a autonomia de 250 a 300 quilômetros do  K 230E B4x2LB já está dimensionada para uso em condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular.

A vocação principal é para aplicação urbana, ele tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros. A capacidade média é de 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. “Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

O motor elétrico de 230 kW entrega 310 cv de potência, ele é ligado a um câmbio com duas marchas. Segundo Gallao, o câmbio vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. 

Foto | Scania/Divulgação – 0 Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado para receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre a Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Foto principal | Scania/Divulgação

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Confira nossa avaliação com a Toyota Hilux GR-Sport 2024:

BYD amplia horário de central de relacionamento para alta satisfação do cliente

BYD amplia horário de central de relacionamento para alta satisfação do cliente
Foto | BYD/Divulgação

Central de Relacionamento com Cliente (CRC) ganhou mais duas horas de atendimento diário

A BYD segue aprimorando seus serviços para entregar melhor experiência aos seus consumidores. A nova ação é estender o horário da Central de Relacionamento com Cliente (CRC) que vai até atender seus clientes pelo telefone até as 20 horas. 

“Nosso time da Central de Relacionamento com Cliente está crescendo e, atualmente, realizamos um amplo programa de treinamento com nossos atendentes especializados, além de diversas práticas com os nossos produtos”, comenta Micheli Perri Aihara, Supervisora de Relacionamento com Cliente da BYD do Brasil. “A BYD é uma empresa que traz diversas soluções para melhorar a vida das pessoas e tem uma estratégia assertiva para conquistar a confiança do consumidor. Queremos potencializar a satisfação do consumidor, oferecendo uma experiência positiva em toda interação com a marca”, finaliza.

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Com um serviço diferenciado, a BYD oferece canais de contato direto para tratar de vendas, marketing e Pós-Vendas no Brasil. Os números da greentech destacam importantes conquistas, como uma média de 3 mil consultas registradas por mês, um nível de serviço de 98% no canal de voz, tempo médio de resposta nos canais digitais (e-mail e Reclame Aqui) inferior a 4 horas, e mais de 65% dos atendimentos resolvidos no primeiro contato.

Os tópicos mais procurados incluem suporte ao BYD APP, funcionalidades e informações sobre veículos, dúvidas sobre carregamento e carregadores, e questões gerais de Pós-Vendas.

Serviço

Entre em contato com a Central de Relacionamento com Cliente da BYD nestes canais disponíveis:

Foto principal | BYD/Divulgação

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Confira nosso primeiro contato com o BYD King:

Fiat Toro 2025: confira os descontos para CNPJ e produtores rurais

Foto | Fiat/Reprodução

Picape média compacta têm descontos paras as versões com motor Turbo Flex e Turbo Diesel

A Fiat Toro 2025 começará a ser vendida nos próximos dias como publicamos ontem (25/6) e claro que manterá os descontos para clientes com CNPJ e produtores rurais. Dependendo da versão, os descontos ficam entre 10% e 11%, conforme apuração exclusiva do Autos Segredos

Com os descontos para CNPJ e produtores rurais, a Fiat Toro 2025 é vendida na versão de entrada Endurance por R$ 131.156. Já a Ranch que é a opção mais cara da picape poderá ser comprada por R$ 193.491. 

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Descontos Fiat Toro 2025 para CNPJ e produtores rurais

Confira como ficam os preços de todas as versões para clientes de vendas diretas:

VERSÃO PREÇO SUGERIDODESCONTOPREÇO VENDA DIRETA
Endurance Turbo FlexR$ 144.99011%R$ 132.156
Freedom Turbo FlexR$ 154.49010%R$ 142.641
Volcano Turbo FlexR$ 169.99010%R$ 156.591
Volcano Turbo DieselR$ 185.99010%R$ 178.191
Ranch Turbo DieselR$ 214.99010%R$ 193.491

Apesar de continuar na linha 2024, a Fiat Toro Ultra Turbo Diesel segue com descontos para clientes CNPJ e produtores rurais, a picape média compacta tem desconto de 10% sendo comercializada por R$ 191.691. 

Motores Fiat Toro 2025

A Fiat Toro 2025 traz duas opções de motorização. O motor 1.3 Turbo 270 Flex rende 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina, já o torque comum aos dois combustíveis é de 27,5 kgfm. Este motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas e a tração é 4×2. Ele segue equipando as versões Endurance, Freedom e Volcano.

A outra opção é 2.0 Turbo Diesel com 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm. Ele é ligado ao câmbio automático de nove marchas e a tração é 4×4. Na linha 2025, ele equipa as versões Volcano e Ranch e segue na Ultra 2024.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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Confira nossa avaliação com o Fiat Fastback Abarth 2024:

BYD Song Pro chega em julho em duas versões

BYD Song PRO
Foto | Marcus Celestino

SUV repetirá o sedã King sendo equipado com bateria de 8,3 kw na versão de entrada e de 18,3 kw na topo de gama

Com o King lançado, a BYD lançará em julho o SUV Song Pro que será vendido nas versões GL e GS. Ele ficará posicionado em preços abaixo do Song Plus, será que teremos o novo SUV híbrido plug-in mais barato do mercado? Hoje o modelo mais em conta é o GWM Haval H6 PHEV19 vendido a R$ 229 mil. 

O BYD Song Pro GL será equipado com o motor 1.5 aspirado que entrega potência de 110 cv e torque de 13,7 kgfm. O motor elétrico entrega potência de 179 cv e torque de 32,2 kgfm. A dúvida é se ele manterá os 209 cv de potência como na versão de entrada do sedã King ou se terá número maior.  A versão de entrada tem bateria de 8,3 kw.

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Já o Song Pro GS tem o mesmo sistema híbrido da versão GL, mas o elétrico entrega mais potência e torque. A potência é de 197 cv e torque fica em 33,1 kgfm. A potência combinada é de 235 cv. Nesta versão, a bateria é de 18,3 kw.

Em relação a suas medidas, o BYD Song Pro conta com 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de distância de entre-eixos.

No visual externo, o BYD Song Pro segue basicamente as linhas do Song Plus, mas a grade tem acabamento com bordas em preto e nas extremidades, o para-choque tem desenho exclusivo.

De lado, as estampagens são as mesmas, o que os difere são as rodas de liga e a coluna “C”, que no Song PRO tem acabamento em plástico..

Já no visual traseiro, o BYD Son Pro tem lanternas horizontais e a tampa está mais verticalizada. O para-choque também tem desenho exclusivo, com uma maior área sem pintura. Já a placa de identificação segue no para-choque.

Por dentro, a central multimídia giratória segue em destaque.

Itens de série do BYD Song Pro

A lista de itens de série do BYD Song Pro ainda não é conhecida, mas deve seguir basicamente a do sedã King, assim ela virá desde a versão de entrada GS com ar-condicionado de uma zona, direção elétrica, desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível, desbloqueio elétrico do porta-malas, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, rebatimento elétrico dos retrovisores, espelho retrovisor com aquecimento, chave presencial, painel de instrumentos de 8,8″ em LCD, volante multifuncional, carregador de celular por indução, tomada 12V, ajuste elétrico do banco do motorista em quatro direções, faróis em LED, lanternas em LED, entre outros itens.

O SUV ainda terá sistema multimídia com tela de 12,8″ rotativa com Conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android, atualização remota por OTA (Over-the-Air), pacote de tráfego 4G, GPS integrado, comandos de voz e quatro entradas USB. O sistema de áudio é composto por seis alto-falantes.

Foto principal | Marcus Celestino

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Confira nosso primeiro contato com o BYD King:

Toyota Hilux é a expressão máxima de picape

Toyota Hilux GR-Sport 2023
Foto | Toyota/Divulgação

Picape japonesa é a média mais vendida e com a linha mais completa do mercado brasileiro

O brasileiro adora picape. Nos últimos anos, o segmento expandiu e o que não faltam são modelos de diferentes portes, propostas e preços. Mas uma coisa é fato: quando se fala em picape, a primeira coisa que vem à mente é a Toyota Hilux.

E não é para menos. A Hilux é a picape média mais vendida do mercado há anos. É uma referência para o segmento. Em 2023, a Hilux licenciou nada menos que 46.200 unidades, segundo o boletim da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Para se ter uma ideia, foi praticamente o mesmo desempenho de uma das picapes leves de entrada, que concorre num tíquete muito inferior que a japonesa. A performance da Hilux é tão impressionante que ela vendeu quase o dobro da picape média que ocupou a segunda posição no ranking de licenciamentos.

A razão é simples: a Hilux carrega a confiabilidade da Toyota. Quem não se lembra do seriado britânico que dinamitou um prédio em cima da Hilux e, depois de retirar os escombros, ela saiu andando?

A fama de inquebrável é colocada à prova todos os dias e ela sempre se supera. E não há segredo nenhum, apenas a combinação de um chassi robusto, um conjunto de suspensão feito para qualquer condição de piso e um motor extremamente resistente. 

Mas a Hilux vai além. Sua durabilidade mais que atestada é garantia de tranquilidade para o consumidor que transporta sua família e certeza de baixo custo operacional para empreendedor, produtor rural, empresas e indústrias que precisam de um veículo forte.

E é por isso que a Toyota Hilux é a picape com a linha mais completa e ajustada para cada tipo de necessidade. Seja para converter em um veículo de socorro ou forças de segurança, para transportar a produção do campo para a cidade, ou apenas para levar a família para viajar com segurança e comodidade. Vamos conferir o que cada versão do modelo oferece.

Hilux Chassi (R$ 219.090)

A Hilux Chassi é um dos veículos mais versáteis para instalação de implementos. Trata-se de um carro desenvolvido para o trabalho, que oferece muito torque independentemente de sua aplicação.

Essa picape é perfeita para o produtor que precisa de uma caçamba volumosa para escoar sua produção com a tranquilidade de que ela irá transpor terrenos acidentados, graças a consagrada tração 4×4, com reduzida. 

Seu motor 2.8 entrega 42,8 kgfm de torque, o que garante muita força para levar muito peso. E, melhor, de forma muito eficiente, graças à transmissão de seis marchas com ótimo escalonamento. Quem vive do que planta sabe bem que cada litro de diesel economizado impacta diretamente no faturamento.

A Hilux Chassi também é capacitada para receber os mais variados tipos de implementos. Pode ser convertida em ambulância, viatura policial e de resgate, entre outras aplicações. 

O pacote de conteúdos conta com direção assistida, coluna de direção com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros elétricos, três airbags, assistente de partida em rampa, luz de frenagem emergencial automática e controles de tração e estabilidade.

Hilux cabine simples (R$ 226.790)

Com o mesmo pacote de conteúdos da versão chassi, a Hilux cabine simples é ideal para o produtor rural, pois tem muito volume na caçamba para transportar produção e maquinário com muita segurança. Os ganchos de amarração distribuídos por toda a caçamba garantem que a carga seja completamente imobilizada, o que garante uma viagem mais segura.

Essa versão conta com a mesma configuração do motor turbodiesel 2.8 que entrega 42,8 kgfm de torque. Ou seja, o ajuste exato para transportar a produção com o menor consumo.

Hilux STD Power Pack (R$ 242.590)

A Hilux STD Power Pack é a opção de acesso com cabine dupla. Trata-se de uma picape pensada para quem busca um veículo para aplicações severas, mas precisa de espaço para cinco ocupantes e mais comodidade.

Equipada com o consagrado motor 2.8 de 204 cv e 42,8 kgfm de torque, combinado com caixa manual de seis marchas e tração 4×4, essa picape é ideal para o transporte de equipes em aplicações como mineradoras, canteiros de obras, assim como uso em fazendas.

Além dos conteúdos das versões cabine simples, a versão adiciona sete airbags (sendo uma para o joelho do motorista), alarme e assistente de reboque. Entre os itens de comodidade, a Hilux STD Power Pack ainda conta com multimídia de 9 polegadas, com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de comandos no volante. 

O pacote adiciona ainda faróis com acendimento automático e luz de condução diurna. E como se trata de uma picape voltada para aplicação profissional, o interior tem revestimento em PVC, que é bem mais resistente, assim como rodas de aço estampado de 17 polegadas.

Hilux SR (R$ 272.190)

Pensada para o consumidor que busca uma picape bem equipada e com ótima relação custo-benefício, a Toyota Hilux SR é mais que perfeita. 

Essa picape é equipada com o mesmo motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, mas com torque reajustado para 50,9 kgfm. Vem combinado com transmissão automática de seis marchas e a vigorosa tração 4×4.

Seu pacote de conteúdos adiciona itens como sistema de áudio aprimorado com quatro alto-falantes e dois tweeters, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo e câmera de ré. As rodas são de liga leve, aro 17. Os faróis de neblina, além de compor o visual, também são extremamente importantes em situações de nevoeiro e baixa visibilidade. As maçanetas cromadas dão o toque de refinamento no exterior, enquanto no interior o descanso de braço em couro entrega o conforto que seu proprietário exige.

Hilux SRV (R$ 290.190)

A Hilux SRV é a opção para o picapeiro que precisa de uma caçamba para os fins de semana, mas não pode abrir mão de um carro seguro e moderno no dia a dia na selva urbana. A versão recebe importantes incrementos de segurança, com adoção de sistema de assistência em frenagem de emergência, alarmes perimétricos e volumétricos, assim como trava de estepe.

A segurança também é ampliada no acesso à Hilux graças aos sistemas Smart Entry e Push Start, que reconhecem a chave para destravar e dar partida no motor. Os retrovisores eletrocrômicos garantem perfeita visibilidade durante a noite sem faróis ofuscando a visão.

O refinamento é garantido pelos bancos revestidos em couro e um prático compartimento refrigerado, que mantém água e suco sempre na temperatura refrescante. Por fora, ela se difere pelas belas rodas de liga leve de 18 polegadas e os faróis Full LED.

Hilux SRX Plus (R$ 335.300)

Quem quer uma picape para fugir da vida urbana não encontrará melhor companheira que a Toyota Hilux SRX Plus. Essa versão recebeu novos pneus e bitolas alargadas, que elevam sua estabilidade e melhor desempenho em condições off-road.

O visual também foi pensado para imprimir o estilo do picapeiro graças às suas rodas de liga leve (aro 18) com acabamento exclusivo. Santo-antônio, retrovisores pintados em preto e o para-choque redesenhado e indispensável capota marítima complementam o visual da Hilux SRX Plus.

Se por fora a SRX Plus impressiona, por dentro ela se diferencia pelo acabamento refinado e conteúdos como sistema de áudio JBL com seis falantes, dois tweeters e subwoofer. Os bancos em couro perfurado contam com ventilação para motorista e passageiro da frente. 

A câmera 360 graus também surge como um incremento de segurança em manobras, inclusive em uso off-road, permitindo visualizar obstáculos. Ou seja, é a picape ideal para qualquer situação e lugar.

Hilux GR-Sport (R$ 371.390)

A Toyota é uma marca consagrada nas pistas e fora das pistas. Seus veículos já disputaram e venceram inúmeras competições off-road ao redor do mundo. 

E todo esse conhecimento foi aplicado na Hilux GR-Sport. Essa picape foi projetada para entregar a melhor performance no fora de estrada e também o máximo de comodidade para os dias que somos obrigados a rodar no asfalto.

Seu motor 2.8 turbodiesel foi recalibrado para 224 cv e 55 kgfm de torque, que garantem muita força para vencer qualquer tipo de obstáculo e condição de piso. Todo torque é distribuído pela transmissão de seis marchas nas quatro rodas. E, se for preciso, basta ativar a caixa de redução para multiplicar a força do motor.

A Hilux GR-Sport conta com suspensão aprimorada de curso mais longo e bitola alargada, que fazem com que ela passe sem dificuldade por terrenos acidentados. Os para-choques exclusivos, além de reforçar a proposta off-road da picape também são funcionais e potencializam os ângulos de ataque e saída. 

E quando a aventura termina, basta voltar para o asfalto e deixar que os assistentes de condução tornem a viagem mais tranquila e segura. A Hilux GR-Sport é equipada com alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática e alerta de colisão.

Ou seja, não dá para negar que picape é sinônimo de Hilux. Afinal, quando se fala de caminhonete, sempre tem alguém para cravar: “e a Hilux, hein?”

Foto principal | Toyota/Divulgação

Aviso Artigo patrocinado

Fiat celebra produção de 150 mil unidades do Pulse  

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024
Foto | Fiat/Reprodução

SUV é vendido no Brasil com as opções de motores 1.3 Firefly, 1.0 Turbo 200 Flex e 1.3 Turbo 270 Flex

A Fiat alcançou uma marca significativa com a produção de 150 mil unidades do Pulse, o primeiro SUV da marca desenvolvido e fabricado no Brasil. Lançado em outubro de 2021, o modelo foi projetado para ampliar a linha de produtos da Fiat e é exportado para 12 países da América Latina.

O sucesso do Pulse, ao lado do Fastback, tem sido crucial para o aumento das vendas da Fiat no competitivo segmento de SUVs. Em 2024, até maio, a marca atingiu a terceira posição no ranking de SUVs, com 10,3% de participação no mercado e 33.319 unidades vendidas.

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O Pulse oferece diversas opções de motorização, incluindo o 1.3 Firefly aspirado, 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270, além de duas opções de câmbio, manual e automático CVT. As versões disponíveis atualmente são: Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT. Destaca-se ainda o fato de o Pulse ter sido escolhido para ser o primeiro SUV da Abarth no mundo, com uma versão disponível no mercado brasileiro.

Equipado com avançadas tecnologias, o Pulse se destaca pelo pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que inclui Comutação Automática dos Faróis, Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC) e Indicação de Frenagem de Emergência (ESS). O modelo também conta com uma tela flutuante da central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas sensível ao toque, oferecendo conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e integrando a plataforma de serviços conectados Fiat Connect////Me.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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Confira nossa avaliação com o Fiat Fastback Abarth 2024:

Novo SUV Volkswagen (VW 246) roda em testes para estrear em 2025

Flagra SUV Volkswagen Projeto VW 246
Foto | Gabriel Almeida

Leitor Gabriel Almeida flagrou protótipos do SUV rodando no interior de São Paulo

Há pelo menos três anos muito se fala do Projeto VW 246, até então não tinha sido avistado nenhum protótipo rodando. Mas o olhar atento do leitor Gabriel Almeida acabou com o mistério, ele flagrou dois protótipos rodando no interior de São Paulo com sua carroceria definitiva. 

A estreia do novo SUV de entrada da Volkswagen será no segundo semestre de 2025. O Autos Segredos apurou que já passam unidades pré-série nas linhas de produção da fábrica de Taubaté (SP), onde ele será produzido ao lado do Polo Track. A plataforma é a MQB que estreou na unidade com o hatch. 

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O novo SUV VW 246 será um modelo compacto de entrada para concorrer com Fiat Pulse e Renault Kardian. Ainda é muito cedo para falar em preços, mas o novo SUV ficará posicionado entre o Polo e o Nivus. 

Até então, os testes de rodagens externas eram realizados usando como mulas o Skoda Fabia como publicamos em dezembro de 2023.

O uso do Skoda Fabia dá dicas do tamanho do SUV do Projeto VW 246. Geralmente, as mulas seguem as medidas do novo carro. O modelo da Skoda tem 4,10 metros de comprimento, 2,56 m de distância de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,45 m de altura. 

Em termos visuais, o novo SUV de entrada da Volkswagen chamado por enquanto de Projeto VW 246 terá basicamente as mesmas portas da linha Polo, mas com estampagens distintas. O vinco acima das maçanetas que se estendem por toda a lateral de Polo, Virtus e Nivus não estará presente no novo modelo. 

A frente é bem alta, com linhas inspiradas na nova geração do Tiguan. Apesar do flagra não mostrar detalhes da dianteira, o pouco que bate com apurações do Autos Segredos que indicam que ele terá uma enorme entrada de ar inferior. 

Na traseira, a tampa é bem ressaltada da carroceria. As lanternas são bem estreitas e assim como T-Cross e Nivus, o SUV de entrada da VW terá uma barra em acrílico unindo as luzes. 

Por dentro, o painel não seguirá o que é visto em Polo, Virtus, Nivus e T-Cross, o desenho será exclusivo, assim como as forrações de porta, mas o acabamento terá o mesmo padrão dos irmãos, conforme apontam nossas apurações.

O VW 246 terá somente o motor 170 TSI que rende 116 cv de potência a 5.000 rpm com etanol e 109 cv de potência a 5.000 rpm com gasolina no tanque. O torque comum aos dois combustíveis é de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm. 

Nomes do VW 246

Em meados de outubro, uma empresa foi contratada pela Volkswagen para escolha de possíveis nomes do novo SUV. Foram sete opções em votação: Hera, Therion, Tera, Copa, Teon, Copan e Taira.

Foto principal | Gabriel Almeida

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Confira nosso primeiro contato com o VW T-Cross 200 TSI 2025:

Fiat Toro 2025 terá três versões Flex e duas Diesel; Ultra segue como linha 2024

Fiat Toro Endurance 2025 Turbo Flex 270 AT6
Foto | Fiat/Reprodução

Picape chegará aos concessionários nos próximos dias. Versão Ultra segue como linha 2024 até trocar o motor Diesel pelo Flex

O Autos Segredos apurou que a Fiat começará o faturamento da Toro 2025 para sua rede de concessionários nos próximos dias. A picape será vendida em três versões Flex e duas Diesel. A Ultra seguirá como linha 2024, já que trocará o motor 2.0 Diesel pelo 1.3 Turbo Flex no segundo semestre. Os preços da linha 2025 ficam entre R$ 148.490 e R$ 214.990.

Preços da Fiat Toro 2025

Confira os valores das versões da picape média compacta que estão na linha 2025:

  • Endurance Turbo 270 AT6 – R$ 148.490
  • Freedom Turbo 270 AT6 – R$ 158.490
  • Volcano Turbo 270 AT6 – R$ 173.990
  • Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 197.990
  • Ranch Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 214.990

A Fiat Toro Ultra segue na linha 2024 com motor 2.0 Turbo Diesel por R$ 212.990. As concessionárias da marca seguem aceitando pedidos e sua produção segue normal até a virada para linha 2025, quando ela terá o motor 1.3 Turbo Flex. 

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A única novidade estética da linha 2025 é o acabamento da coluna “B” que era em preto brilhante na versão Volcano e agora passa a ser em preto fosco. 

Itens de série da Fiat Toro 2025

Entre os itens de série da Fiat Toro Endurance 2025 estão capota marítima, Cluster Full Digital 7”, central multimídia com tela de 7’’ touchscreen; Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless; Comandos de voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,entrada aux, Porta USB, sensor de estacionamento traseiro e assinatura DRL LED

Já a Toro Freedom 2025 vem com todos os itens da Endurance e agrega o ar-condicionado dual zone, câmera de ré, central multimídia com tela de 8,4″ com Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio, comandos de voz e Bluetooth, faróis em Full LED, faróis de neblina em LED e rodas de liga de 17″ calçadas com pneus de medidas 225/60 R17.

Ela também terá o opcional o Fiat Connect////Me com navegação embarcada pelo custo extra de R$ 2.850.

Já as versões Volcano (Diesel e Flex) da Fiat Toro 2025 saem de fábrica com todos os itens da Freedom e agrega o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, que oferece funcionalidades como wi-fi, operações remotas, informações sobre o veículo, localização, navegação, assistentes de chamadas, sensor de estacionamento dianteiro, banco do motorista com ajuste elétrico, LED Ambient Lights, retrovisor retrátil e com luz de poça, roda de liga leve de 18″ calçadas com pneus de medidas 225/60 R18 e carregador por indução.

Ela terá dois pacotes de opcionais. O Design Black & Tecnologia está disponível somente para versão Flex agregando grade frontal em preto brilhante, Overbumper preto, rodas Volcano R18 pintadas de preta, logotipo Fiat escurecido (dianteiro e traseiro), maçaneta da porta na cor da carroçaria e rack de teto preto. 

Há ainda molduras de vidros pretas, molduras de portas pretas e interior na cor preta, central multimídia com tela de 10” touchscreen, Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless, Comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, Porta USB e AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (aviso de saída de pista) e AHB (comutação automática do farol alto). O Design Black & Tecnologia tem custo adicional de R$ 6.500.

Já o pacote Tecnologia está disponível para as versões Flex e Diesel. Ele agrega central multimídia com tela de 10” touchscreen, Apple CarPlay wireless e Android Auto wireless, Comandos de voz Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada aux, Porta USB e AEB (frenagem autônoma de emergência), LDW (aviso de saída de pista) e AHB (comutação automática do farol alto) pelo custo adicional de R$ 5.890,00.

A Fiat Toro Ranch 2025 vem todos os itens de série da Volcano, agregando frenagem autônoma de emergência (AEB), aviso de saída de pista (LDW), comutação automática dos faróis (AHB), central multimídia com tela de 10″ com Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio, santo antônio cromado e estribos laterais cromados.

Ela não tem pacote de opcionais.

Motores Fiat Toro 2025

A Fiat Toro 2025 traz duas opções de motorização. O motor 1.3 Turbo 270 Flex rende 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina, já o torque comum aos dois combustíveis é de 27,5 kgfm. Este motor é ligado ao câmbio automático de seis marchas e a tração é 4×2. Ele segue equipando as versões Endurance, Freedom e Volcano.

A outra opção é 2.0 Turbo Diesel com 170 cv de potência e torque de 35,7 kgfm. Ele é ligado ao câmbio automático de nove marchas e a tração é 4×4. Na linha 2025, ele equipa as versões Volcano e Ranch e segue na Ultra 2024.

Foto principal | Fiat/Divulgação

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Confira nossa avaliação com o Fiat Fastback Abarth 2024:

VW Gol 1994 é o carro com 30 anos mais vendido no OLX

Volkswagen Gol CL 1.6 G II 1999
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Hatch é o automóvel com 30 anos de fabricação mais comercializado na plataforma de classificados online

O VW Gol “bolinha” lançado em 1994 é o carro com 30 anos de fabricação mais comercializado nos primeiros quatro meses de 2024 na plataforma OLX. Levantamento do classificados de autos aponta que o modelo representa 19% de participação nas vendas realizadas pela OLX.

Os dados indicam o desempenho de automóveis clássicos fabricados em 1994, idade que, de acordo com a lei brasileira, permite que aqueles que mantiveram a maior parte das peças originais possam receber a placa de modelo de colecionador na cor preta. A classificação de valor histórico pode permitir isenções de impostos como o IPVA e a dispensa de algumas restrições de trânsito aplicadas a veículos mais antigos.

“No Brasil temos pessoas bastante conectadas com o valor histórico de veículos, uma cultura e estilo de vida alimentados, inclusive, por meio da compra e venda de modelos entre colecionadores. Por meio da OLX, é possível encontrar grande diversidade de carros antigos, para todos os gostos e bolsos. Dentre os 20 modelos mais procurados com 30 anos, o Vectra, por exemplo, foi o que registrou a maior variação positiva no comparativo do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, com crescimento de 25% na procura”, afirma o VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX, Flávio Passos.

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Na segunda posição no ranking de vendas do OLX, Fiat Uno aparece com 17,7% de market share e o Ford Escort, está em terceiro com 5,8% de participação nas vendas online da plataforma. 

A lista ainda conta com outros clássicos como a Kombi, Voyage e Fusca.

20 modelos 1994 mais vendidos pelo OLX

Confira quais são os trintões mais comercializados no Brasil na plataforma de vendas:

RANKINGMODELOPARTICIPAÇÃO
1VW Gol19%
2Fiat Uno17,7%
3Ford Escort5,8%
4Chevrolet Corsa5%
5Chevrolet Monza4,7%
6Chevrolet Kadett4,3%
7VW Kombi3,6%
8VW Parati3,3%
9Chevrolet Vectra2,8%
10VW Saveiro2,6%
11Chevrolet D202,6%
12Ford Pampa2,1%
13Fiat Fiorino2%
14VW Voyage1,8%
15VW Fusca1,7%
16Fiat Tipo1,6%
17VW Logus1,6%
18VW Santana1,2%
19Toyota Hilux0,7%
20Honda Civic0,7%

Ainda de acordo com a plataforma OLX, o VW Gol “bolinha” é um dos mais procurados em seus classificados no primeiro quadrimestre. O Fiat Uno ficou em segundo e a Ford F-1000 ficou em terceiro lugar. 

Entre os veículos mais anunciados, VW Gol e Fiat Uno ocupam a primeira e segunda posições. O Chevrolet Monza aparece em terceiro lugar.  

Ao avaliar os mais anunciados no período, Gol e Uno repetem as duas primeiras colocações, respectivamente. Na terceira posição está o Chevrolet Monza.

Mais procurados e mais anunciados

RANKING20 VEÍCULOS 1994 MAIS PROCURADOS20 VEÍCULOS 1994 MAIS ANUNCIADOS
1VW GolVW Gol
2Fiat UnoFiat Uno
3Ford F-1000Chevrolet Monza
4Chevrolet MonzaVW Parati
5VW SaveiroChevrolet Kadett
6Chevrolet Omega Ford Escort
7Chevrolet D20VW Fusca
8VW ParatiVW Kombi
9Chevrolet KadettChevrolet Corsa
10Ford EscortChevrolet Omega
11VW FuscaChevrolet D20
12Chevrolet CorsaFord F-1000
13Honda CivicVW Voyage
14Ford PampaVW Saveiro
15VW KombiChevrolet Vectra
16VW VoyageFord Pampa
17Fiat FiorinoVW Santana
18Chevrolet VectraVW Logus
19BMW 325Fiat Fiorino
20VW SantanaFiat Tipo

Já o maior valor médio da plataforma para modelos com 30 anos ficou com a Chevrolet D10 1994 com preço de R$ 70 mil. O carro com valores mais baixos é do Fiat Tipo com valores médios de R% 5.500.  

RANKINGMODELOPREÇO MÉDIO
1Chevrolet D20R$ 70.000
2Ford F-1000R$ 69.711
3BMW 325iR$ 38.968
4Volkswagen FuscaR$ 35.000
5Volkswagen KombiR$ 24.282
6Chevrolet OmegaR$ 19.915
7Volkswagen VoyageR$ 18.312
8Volkswagen SaveiroR$ 18.213
9Volkswagen ParatiR$ 17.035
10Ford PampaR$ 14.546
11Volkswagen SantanaR$ 12.836
12Chevrolet VectraR$ 12.305
13Fiat FiorinoR$ 12.235
14Volkswagen GolR$ 12.054
15Chevrolet MonzaR$ 10.490
16Ford VersaillesR$ 9.990
17Chevrolet KadettR$ 8.161
18Chevrolet CorsaR$ 7.036
19Fiat UnoR$ 7.000
20Ford EscortR$ 6.959
21Volkswagen LogusR$ 6.500
22Fiat TipoR$ 5.500

O estudo do OLX também apontou quais são as cores de maior preferência nas pesquisas na plataforma são na ordem o vermelho, o azul  e o branco. 

RANKINGCOR
1Vermelha
2Azul
3Branca
4Prata
5Cinza
6Verde
7Preta
8Amarela

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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Caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell alcançam 10 milhões de quilômetros

Foto | Hyundai/Divulgação

Unidades do caminhão movido a célula de hidrogênio chegaram a impressionante quilometragem operando na Suíça 

A Hyundai celebra a quilometragem acumulada de 10 milhões de quilômetros rodados de seus caminhões XCIENT Fuel movidos a hidrogênio. As unidades operam numa frota na Suíça. 

De acordo com o fabricante coreano, a quilometragem de 10 milhões de quilômetros foi atingida em três anos e oito meses, desde que o XCIENT Fuel Cell iniciou as operações de frota na Suíça, em outubro de 2020. 

A jornada é um marco para os caminhões pesados elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio produzidos em série, com o XCIENT Fuel Cell superando a notável distância de condução acumulada de 10 milhões de km.

Segundo a Hyundai, 48 caminhões XCIENT Fuel Cell operam atualmente na Suíça. O modelo é alimentado por dois sistemas de célula de combustível de 90 kW, o que resulta em potência total de 180 kW, e um motor elétrico de 350 kW, proporcionando uma autonomia máxima de mais de 400 quilômetros.

Comparado a uma frota de caminhões a diesel convencionais, que emitiriam aproximadamente 6.300 toneladas de dióxido de carbono ao percorrer 10 milhões de quilômetros, o caminhão elétrico XCIENT Fuel Cell da Hyundai garante uma redução significativa nas emissões desses gases.

Caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell
Foto | Hyundai/Divulgação – A conquista deve contribuir com a redução das emissões de carbono, equivalente à criação de 5 milhões de metros quadrados de floresta de pinheiros

Estima-se que essa redução seja equivalente à quantidade de carbono absorvida anualmente por cerca de 700.000 pinheiros, ou à criação de um pinhal de 508 hectares (5 milhões de metros quadrados).

Todos os caminhões pesados XCIENT Fuel Cell em operação na Suíça utilizam “hidrogênio verde”, que não emite carbono durante sua produção, contribuindo para uma cadeia de valor de hidrogênio ambientalmente amigável na Europa.

Além de reduzir as emissões, o recorde alcançado pela frota desempenha um papel crucial no avanço da tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Analisando dados sobre quilometragem, consumo de hidrogênio e desempenho das células de combustível, a Hyundai pretende aprimorar continuamente essa tecnologia e aplicá-la a diversos tipos de veículos.

A Hyundai Motor não apenas fornece caminhões XCIENT Fuel Cell na Suíça, mas também apoia ativamente a criação de um ecossistema comercial de hidrogênio, abrangendo toda a cadeia de valor, desde a produção e infraestrutura de abastecimento até o consumo de hidrogênio.

Na CES 2024, a Hyundai Motor anunciou a expansão de sua divisão de hidrogênio, a HTWO. Criada em 2020 como uma marca para o sistema de células de combustível de hidrogênio, a HTWO agora engloba toda a cadeia de valor do hidrogênio para o Grupo Hyundai, desde a produção até o armazenamento, transporte e utilização. Esse movimento visa acelerar a transição para uma sociedade baseada no hidrogênio.

Em maio, a Hyundai apresentou sua visão e estratégia de negócios para uma logística limpa baseada em hidrogênio nos EUA, durante a Advanced Clean Transportation (ACT) Expo 2024, destacando seu compromisso com a construção de uma sociedade baseada no hidrogênio.

Como parte de seus principais projetos de logística de hidrogênio nos Estados Unidos, a Hyundai Motor implementou o Projeto NorCAL ZERO, que envolve a implantação de 30 caminhões XCIENT Fuel Cell na Califórnia para o transporte de contêineres e veículos. Além disso, o “Projeto de Logística Limpa” visa reduzir as emissões por meio da utilização dos caminhões XCIENT Fuel Cell na unidade de produção do Grupo Hyundai Motor, HMGMA, na Geórgia.

Reconhecido por sua confiabilidade e relação amigável com o meio ambiente, o caminhão XCIENT Fuel Cell opera atualmente em 10 países: Estados Unidos, Suíça, Alemanha, França, Holanda, Nova Zelândia, Coreia, Israel, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Foto principal | Hyundai/Divulgação

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