InícioMercadoToyota Mirai: cientistas querem outro carro oficial para Paris 2024

Toyota Mirai: cientistas querem outro carro oficial para Paris 2024

- publicidade -
- publicidade -

Pelo fato do modelo ser movido a hidrogênio, estudiosos querem um carro elétrico em seu lugar para atender os ideais verdes das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos de 2024 que vão acontecer em breve em Paris têm como princípio a sustentabilidade e o mínimo impacto ambiental. Por isso, uma comunidade de cientistas, engenheiros e acadêmicos pediu para que o carro oficial do evento fosse trocado. O automóvel em questão é o Toyota Mirai, que é movido a hidrogênio. 

O grupo de especialistas das Universidades de Cambridge, Oxford e Colorado escreveu uma carta aberta para os organizadores das Olimpíadas afirmando que o modelo da maior montadora do mundo não está de acordo com os ideais verdes dos jogos. O argumento utilizado foi que veículos que usam esse tipo de energia, mesmo não emitindo carbono na atmosfera, ainda são muito poluentes.

VEJA TAMBÉM

De acordo com os estudiosos, essa fonte energética tem um alto impacto ambiental pois a maioria do hidrogênio produzido no mundo é derivado de combustíveis fósseis. Por isso, a maioria dos carros movidos a hidrogênio prejudicam mais a natureza do que veículos elétricos, por exemplo. 

A Toyota também está fornecendo toda a frota oficial que será utilizada em Paris que conta com 500 Mirai, 10 ônibus movidos a hidrogênio e 1.150 carros elétricos para transportar os atletas. 

Apesar da marca afirmar que esses Mirais vão funcionar com hidrogênio derivado de água e matéria orgânica, os cientistas mantém sua posição, pois o carro oficial do evento esportivo ganha uma enorme promoção. Acontece que, na prática, os consumidores que comprarem o Toyota Mirai provavelmente vão usar hidrogênio derivado de combustíveis fósseis que prejudicam o meio ambiente e vão contra os princípios dos Jogos Olímpicos. 

Na carta aberta, foi proposta a substituição do modelo por um carro elétrico, já que a promessa de Paris 2024 é que esses sejam os “Jogos Olímpicos mais verdes de todos os tempos”. A Toyota ainda vem enfrentando críticas por investir pouco nos carros elétricos e ser uma das poucas que apostam nos veículos movidos a hidrogênio

Foto principal | Toyota / Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira a primeira vez dirigindo o BYD Song Pro 2025:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -