Picape média compacta é produzida no Brasil, sendo vendida alguns mercados da América do Sul

A Chevrolet Montana foi avaliada pelo Latin NCAP conquistando três estrelas das cinco possíveis nos testes de impacto. Segundo o instituto, a picape foi avaliada por decisão voluntária do fabricante. 

Por não ter Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) nem mesmo como opcional, a nota máxima de pontuação não foi alcançada. 

O Latin NCAP diz que o resultado é válido a partir com chassi 9BGEY43B0SB171251 para todas as unidades produzidas da picape produzidas a partir do dia 23 de agosto de 2024.

A Montana ficou com 79,18% em Proteção do Ocupante Adulto, 71,08% em Proteção do Ocupante Infantil, 44,45% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 65,12% em Sistemas de Assistência à Segurança.

A picape foi avaliada nos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, assistência à velocidade e ESC. 

Segundo o Latin NCAP, a proteção dos ocupantes adultos no teste de colisão frontal mostrou proteção de boa a adequada com uma estrutura estável, boa proteção no teste de impacto lateral e boa proteção da cabeça com proteção marginal do tórax no teste de impacto lateral de poste. 

Em relação aos ocupantes infantis, a nota foi baixa nos testes dinâmicos devido à decisão do fabricante de posicionar ambos os dummies voltados para a frente, sem seguir as recomendações das melhores práticas globais que o próprio fabricante seguiu estritamente para outros modelos recentes com bons resultados, mesmo quando os Sistemas de Retenção Infantil (SRI) recomendados e utilizados no teste permite instalá-los voltados para trás.

Pedestres

O instituto também afirma que a Chevrolet Montana está em conformidade com o regulamento UN127 de proteção de pedestres. A picape apresentou níveis de proteção bons, marginais e adequados na maioria das áreas de impacto de cabeça. Algumas áreas próximas ao pilar A e ao para-brisa apresentaram proteção deficiente. O desempenho da parte superior da perna foi pobre, a parte inferior da perna foi boa. AEB – Usuários vulneráveis de estradas: O veículo não oferece AEB para usuários vulneráveis em estrada.

Foto principal | Latin NCAP/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o Chevrolet Blazer EV RS: