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| em 1 dia ago

Citroën inicia produção em série do Basalt

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SUV Coupé o terceiro produto do Programa C-Cubed, ele será fabricado em Porto Real (RJ) ao lado do C3 e do C3 Aircross

O Citroën iniciou a produção em série em Porto Real (RJ) do SUV Coupé Basalt. Sua estreia ocorrerá no último trimestre deste ano. Como antecipamos com exclusividade em junho, o SUV terá motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex. Ele será vendido nas versões Live e Feel 1.0 e nas opções Feel, Feel Pack e Shine Turbo 200.

O Basalt é o último modelo do programa C-Cubed que previa a produção de três modelos em Porto Real (RJ) – o hatch C3 e o SUV C3 Aircross. Por enquanto, a fábrica segue produzindo o C4 Cactus, mas ele dificilmente emplacará 2025, por conta do Programa Proconve L8.

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“Temos muito o que comemorar hoje no Polo Automotivo de Porto Real, que é extremamente estratégico para a Stellantis na região. Além de inaugurar a produção do Novo Basalt, um produto fantástico e importante para a marca Citroën, celebramos um futuro promissor para a nossa fábrica no Rio de Janeiro, que receberá um novo ciclo virtuoso de investimentos e reforçará a aptidão multimarcas da nossa fábrica. Planejamos também ampliar a produção, gerar novos empregos e reforçar toda a cadeia automotiva no desenvolvimento e localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade”, ressalta Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

O Basalt que entrou em produção encerra o atual ciclo de investimentos da Stellantis em Porto Real (RJ). No entanto, o grupo fará aporte de R$ 3 bilhões de 2025 a 2030 para produzir modelos com sistema híbrido e também para nacionalizar o Jeep Avenger conforme o Autos Segredos

antecipou em maio.

Motores 1.0 Firefly e 1.0 Turbo Flex 200

Nas opções Live e Feel, o Citroën Basalt terá motor 1.0 Firefly entrega potência 71 cv a 6.000 rpm e torque de 10 kgfm a 3.250 rpm com gasolina. Com etanol, a potência agora é de 75 cv a 6.000 rpm e torque de 10,7 kgfm a 3.250 rpm. O câmbio é o manual de cinco marchas.

As versões Feel e Shine serão equipadas com o motor 1.0 Turbo Flex 200. Ele entrega potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina a 5.750 rpm, já o torque comum aos dois combustíveis é sempre de 20,4 kgfm a 1.750 rpm. Ele será ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.

Foto | Citroën/Divulgação
Foto | Citroën/Divulgação
Foto | Citroën/Divulgação
Foto | Citroën/Divulgação
Foto | Citroën/Divulgação

Segurança

Em relação a segurança, o SUV Coupé não deve evoluir em relação ao C3 Aircross. Assim ele deve manter somente a opção airbags frontais e laterais. A lista se completa com controles de tração e estabilidade, freios ABS com EBD, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens. 

Vale lembrar, que a versão Live com motor 1.0 Firefly deverá contar com quadro de instrumentos analógicos e apenas dois airbags.

Foto principal | Citroën/Divulgação

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Redação

Redator do Autos Segredos.