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Assistência ao motorista e direção automatizada, agora, funcionam com IA

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ZF Annotate usa inteligência artificial para desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista e de direção automatizada 

No mundo automotivo, existem inúmeros veículos que contam com tecnologias cada vez mais avançadas de mecânica, desempenho, consumo e conectividade. Mas, a ZF resolveu inovar utilizando inteligência artificial para desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e de direção automatizada (AD). Com isso, o sistema torna-se 80% mais barato e 10 vezes mais rápido. 

O serviço de validação criado pela empresa de tecnologia chamado de ZF Annotate é baseado em nuvem, habilitado para IA e foi anunciado no final de junho. Trata-se de um sistema de referência que trabalha com dados de objetos e estradas para o desenvolvimento e garantia de qualidade de ADAS e AD.

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Por utilizar inteligência artificial, os dados das medições de referência são mais precisos e podem acelerar significativamente o desenvolvimento e ajuste de sistemas ADAS e AD complexos. A validação de tais sistemas envolve muito trabalho e tempo, já que na maioria das vezes os dados de referência eram tradicionalmente anotados manualmente por humanos.

Como o ZF Annotate funciona?

Os sistemas modernos e automatizados de assistência ao motorista requerem um grande número de sensores para analisar com precisão o ambiente ao redor do veículo e obter manobras de condução seguras. Dessa forma, o ZF Annotate funciona como um complemento para as câmeras, radares ou sensores que já existem no veículo.

Além dos dados coletados pelo próprio veículo, o sistema do ZF Annotate conta com um conjunto de sensores de referência.

O serviço criado pela empresa de tecnologia fornece um conjunto de sensores de referência, confiável e de alta precisão, permitindo que o sistema do carro reconheça uma grande variedade de objetos em tempo real, incluindo veículos, pessoas, faixas e sinais de trânsito, por exemplo. Assim, os dados registrados são carregados na nuvem, analisados e, por meio da IA, todos os objetos relevantes são marcados, classificados e atribuídos com precisão. 

Após esta “anotação”, o software fornece uma medição comparativa altamente precisa. Desse modo, as informações podem ser processadas digitalmente de maneira correta para calcular e implementar uma função de direção baseada neles. Ao contrário da maioria dos outros sistemas, que utilizam mapeamento 2D, a ZF Annotate conta com essa função em 3D, aumentando ainda mais a precisão das medições. 

Com auxílio da IA, o software fornece uma medição comparativa 3D altamente precisa.

A depender dos requisitos do cliente, os sensores de referência são usados no próprio veículo de teste ou no modo “Pursuit”. Essa modalidade pode ser usada sem grandes ajustes no veículo que está sendo testado ao avaliar possíveis cenários para estacionar em espaços públicos, por exemplo.

Fotos | ZF| Divulgação

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