“Garagem Volkswagen” é primeira página de legado da fabricante fora da Alemanha; apresentação oficial do projeto foi feita na sede da Meta
Lembra daquela Kombi que estava rodando camuflada e causando furor na capital paulista nos últimos dias? Pois bem. De fato, conforme Autos Segredos já havia antecipado, fazia parte de ação de marketing da Volkswagen, que aproveitou o dia nacional da Velha Senhora para lançar perfil no Instagram voltado para seus carros clássicos.
O @garagem.volkswagen foi apresentado na sede da Meta na segunda-feira, 2, em São Paulo. A empresa de Mark Zuckerberg é dona, sempre vale lembrar, de Instagram e Facebook.
O objetivo do perfil, primeiro voltado ao legado da montadora fora da Alemanha, é “destacar o compromisso da Volkswagen do Brasil com a história e a herança automotiva”.
A página tem como objetivo atingir entusiastas e colecionadores de clássicos. No entanto, também pretende alcançar a sociedade como um todo. Afinal de contas, como o presidente da montadora, Ciro Possobom, sempre diz: “Todo mundo tem uma história com a Volkswagen”.
Além destes dois públicos, o perfil ainda quer chegar à imprensa e ao time interno da Volkswagen. O intuito é atrair a todos de modo afetivo e nostálgico, porém sem abrir mão do lado informativo.
A montadora ainda fez questão de divulgar o Certificado de Clássicos Volkswagen. Esse documento, emitido no nome do atual proprietário do veículo, atua como espécie de certidão de nascimento do automóvel. Isso porque reconhece e fornece características originais de produção.
Segundo a VW, cada certificado tem um número único serial. Isso garante autenticidade e evita, como consequência, falsificações. Para obter a certidão, o veículos tem de ter 20 aninhos de estrada. O proprietário pode solicitar a, digamos, honraria por meio deste link .
Ainda de acordo com a Volkswagen, com base em dados de 2020/21 da FIVA, o Brasil tem 3,2 milhões de carros clássicos registrados. Destes, 600 mil unidades são da montadora de origem alemã. Número, de fato, expressivo.
Além da garagem virtual, o espaço físico onde a Volkswagen abriga seus clássicos também voltará a ser mais acessível ao público. A montadora afirmou que o espaço, inaugurado em 2022 em sua fábrica de São Bernardo do Campo, será reaberto para visitação geral a partir de 2025.
Atualmente, o espaço tem 37 veículos históricos da empresa. O acervo, no entanto, é composto por mais de 100 modelos, entre clássicos, protótipos e edições para competição e salões do automóvel. 50 estão em processo de restauração. Justamente por isso, o fabricante promete que irá expandir a “Garagem Volkswagen” em breve.
Autos Segredos visitou o local no ano passado. Você pode conferir aqui o passeio que o Marlos Ney Vidal fez pela “Garagem Volkswagen” .
Para completar, a montadora anunciou ainda a produção de um podcast que contará um pouco de sua história e também de seus modelos mais emblemáticos. A primeira temporada terá quatro episódios e terá a apresentação do jornalista Rodrigo Mora.