Stellantis
| em 2 semanas ago

Stellantis investirá R$ 2 bilhões na Argentina para produzir Titano, Landtrek e 1200

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Grupo exportará 75% da produção das picapes para mercados da América do Sul, Brasil receberá a maior parte

A Stellantis anuncia investimento de R$ 2 bilhões para produzir uma nova família de veículos, componentes e novo motor. O grupo confirma que iniciará a produção em 2025, tal qual afirmamos em 30 de abril.

Apesar de não confirmar quais são as novidades, o Autos Segredos crava que é a nova família das picapes Fiat Titano, Peugeot Landtrek e Ram 1200. Em outubro de 2023

, nossa reportagem já tinha antecipado a produção argentina, por exemplo, da picape italiana.

As três picapes seguirão sendo feitas somente na configuração cabine dupla. Da capacidade total da fábrica, 75% da produção será para exportação.

Já em maio deste ano, cravamos que a Ram teria a 1200 fabricada na Argentina, como substituta da Classic.

A Fiat Titano e a Peugeot Landtrek não terão mudanças visuais com a fabricação em Córdoba, na Argentina. A Ram 1200 terá uma uma versão mais simples, trocando basicamente a grade como já ocorre com Titano e Landtrek. No entanto, a picape terá uma segunda versão com visual exclusivo. Por dentro, a Ram 1200 também terá um interior exclusivo e ainda se destacará pela tecnologia embarcada.

Mesmo com a produção das picapes em Córdoba, a fábrica seguirá fazendo o Cronos, que terá uma reestilização mais profunda em 2025.

Picapes da Stellantis na Argentina virão com novo motor 2.2 Turbo Diesel

No tópico motorização, as três picapes virão equipadas com o novo motor 2.2 Turbo Diesel. Este propulsor, vale frisar, também será enviado ao Brasil e equipará Ram Rampage e Fiat Toro feitas em território nacional.

Mas voltemos aos modelos do país vizinho. As três terão, além do propulsor 2.2 Turbo Diesel, câmbio automático de oito velocidades. Como antecipamos em abril, com a produção argentina, a picape do Projeto KP1 trocará o conjunto mecânico. 

O motor entrega cerca de 200 cv de potência e torque na casa dos 45 kgfm. A vantagem deste motor é entregar o torque numa faixa de rotação mais baixa. O câmbio será um automático da ZF com oito marchas. 

As picapes Peugeot Landtrek, Fiat Titano e Ram 1.200 seguirão com o sistema de tração 4×2 e 4×4, com reduzida.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Marlos Ney Vidal

Marlos Ney Vidal, jornalista profissional e repórter-fotográfico que atua no setor automotivo desde 2003. Já foi colaborador das principais publicações do Brasil. Em 2009 criou o site Autos Segredos.