Marca japonesa está testando uma nova pintura automotiva que atua em dias mais quentes para reduzir a temperatura interna
A Nissan está desenvolvendo uma pintura automotiva que tem com o objetivo reduzir a temperatura ambiente do interior de um veículo em dias quentes. Deste modo, ela reduz o consumo de energia do sistema de ar-condicionado.
Segundo a Nissan, a nova pintura automotiva é desenvolvida em parceria com a Radi-Cool que é especializada em produtos de resfriamento radiativo. A nova tinta incorpora metamateriais, que são compostos sintéticos com estruturas que apresentam propriedades normalmente não encontradas na natureza e que se comportam de acordo com suas estruturas e não em função de suas composições materiais.
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A marca japonesa diz que o projeto faz parte de sua busca por inovações diferenciadas que potencializem as viagens e ajudem a criar uma sociedade mais limpa e mais sustentável. Em novembro de 2023, a Nissan iniciou um teste de viabilidade de um ano no Aeroporto de Haneda, em Tóquio.
O primeiro modelo a receber a nova tinta foi o carro de serviço Nissan NV100 operado pelos serviços aeroportuários da All Nippon Airways (ANA), com a colaboração da administração do aeroporto, Ltd., e da Radi-Cool Japan.
A Nissan diz que a grande pista aberta do aeroporto de Haneda propiciou o ambiente perfeito para realizar avaliações reais do desempenho da tinta sob um ambiente exposto a altas temperaturas.
Ainda na fase de testes, os resultados iniciais da nova tinta impressionam. O NV100 com nova tinta ficou estacionado ao lado de outro modelo sob o Sol. Segundo a Nissan, os resultados iniciais apresentaram uma redução de até 12º Celsius nas temperaturas da superfície externa e um interior mais fresco de até 5º Celsius em comparação a um veículo com pintura automotiva tradicional.
Ainda segundo a Nissan, o desempenho de resfriamento da tinta é particularmente perceptível quando um veículo fica estacionado ao sol por um longo período. Uma cabine mais fria não é apenas mais agradável de entrar, mas também requer menos tempo de funcionamento do ar-condicionado para resfriar o habitáculo a uma temperatura confortável. Isso ajuda a reduzir a carga do motor ou, no caso de um veículo elétrico, a consumir menos energia das baterias. Em ambos os grupos motopropulsores, espera-se uma melhoria na eficiência, bem como no conforto dos ocupantes.
O metamaterial incorporado à pintura fria da Nissan apresenta duas partículas de microestrutura que reagem à luz. Uma partícula reflete os raios infravermelhos próximos da luz solar que normalmente causariam vibrações em nível molecular dentro da resina da tinta tradicional para produzir calor.
A segunda partícula permite o verdadeiro avanço. Ele cria ondas eletromagnéticas, que neutralizam os raios solares, redirecionando a energia do veículo para a atmosfera. Combinadas, as partículas da pintura fria da Nissan reduzem a transferência de calor para superfícies como o teto, capô, portas e painéis.
O desenvolvimento do projeto é liderado por Susumu Miura, gerente sênior e especialista do Laboratório de Materiais Avançados e Processamento do Centro de Pesquisa da Nissan. Ele desempenhou um papel de liderança no premiado material acústico de redução de ruído da Nissan e dedicou grande parte da sua carreira na Nissan explorando formas de tornar os automóveis mais silenciosos, mais frios e mais eficientes.
Foto principal | Nissan/Divulgação
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