Não que eu tenha cabelos para deixá-los ao evento, mas, a sensação de andar no Renegade Born To Be Wild com a brisa batendo ao rosto é uma experiência interessante. Sem portas, teto e abrindo mão de certo conforto, o show car construído para o Dia Mundial do Jeep comemorado todo dia 4 de abril foi um belo chamariz para as comemorações.
Ao avistar o Renegade Born To Be Wild que na tradução literal diz “Nascido para ser selvagem”, minha primeira reação foi perguntar se podia dar uma volta. Afinal, não é todo dia que temos a chance de dirigir um show car. Nosso pedido, foi prontamente atendido pela imprensa da FCA e partimos para dar umas voltas no “bicho” na hípica de Santo Amaro.
Mesmo com vários modelos antigos em exposição e os lançamentos da Jeep como a nova geração do Wrangler, o Renegade Born To Be Wild chamou a atenção dos frequentadores do local. Por onde passávamos com o show car, as viradas de pescoço de adultos e crianças para ver o “bicho” foram uma constante. Em nosso retorno para devolver o SUV, um curioso não aguentou e perguntou se a Jeep venderia esse Renegade. Expliquei que era apenas um carro de exposição.
O Renegade Born To Be Wild foi construído a partir de uma unidade 1.8, por isso, a única recomendação para a nossa volta era que não podíamos fazer a trilha, já que a tração era 4×2.
A suspensão original do Renegade foi elevada para valorizar seu estilo “Mad Max”. As rodas foram substituídas por rodas de uso off road de 15″ e calçadas com pneus Goodyear Wrangler com medidas 31×10.50 R15.
Para se tornar conversível, o teto original foi substituído por uma estrutura tubular. Assim, além de cumprir a forma estética, o reforço garantiu que a carroceria não dobrasse ao meio por conta da ausência do teto.
As portas originais foram substituídas por tubulares. Segundo a FCA, para facilitar a passagem por rios e trechos alagados. Ela também facilita o acesso do motorista e passageiro. Já as portas de trás foram suprimidas, e para acessar os dois bancos laterais, os passageiros tem que entrar pelo porta-malas, com acesso facilitado por um apoio de pé.
Os bancos foram retrabalhados para ficarem parecidos com os dos antigos modelos da Jeep. Mesmo com as alterações eles ainda passam certo conforto dentro do possível. O apoio de braço central foi mantido. Já os bancos laterais instalados atrás dos bancos dianteiros são exclusivos para crianças. O painel original, som e volante multifuncional foram mantidos.
Em ruas de chão batido ou calçamento, o Renegade Born To Be Wild passa tranquilamente e o trabalho realizado em sua suspensão elevada cumpriu seu papel e os trancos das imperfeições do solo são minimizados.
Não sabemos qual o peso atual do Renegade Born To Be Wild, mas, com toda certeza ele ficou bem mais leve que as versões flex normais. Mais leve, o motor 1.8 ficou mais ágil. A transmissão automática de seis velocidades também foi mantida.
Até mesmo o ronco do escapamento sem o silencioso foi um convite a mais para querer ficar o dia inteiro “brincando” com o show car…