InícioMarcasGWM BrasilGWM vai mal na Europa e fecha escritório na Alemanha

GWM vai mal na Europa e fecha escritório na Alemanha

- publicidade -
- publicidade -

No Brasil, grupo segue perdendo na batalha direta com a BYD e não dá sinais de inauguração de sua fábrica

A chinesa Great Wall Motors (GWM) está em situação delicada na Europa. A marca chinesa fechará sua sede em Munique, na Alemanha, e demitirá toda a sua equipe. A situação foi relatada pelo site Carscoops, que também afirma que a GWM não seguirá com seu plano de expansão no continente.

A GWM seguirá, porém, vendendo seus modelos nos mercados europeus onde já atuava.

De acordo com a imprensa local, a decisão de fechar a sede em Munique se deu devido aos baixos números de vendas de seus produtos. No ano de 2023, a GWM registrou 311.018 carros vendidos em mercados estrangeiros, mas somente 6.300 foram emplacados na Europa.

Segundo o site alemão Manager Magazin, os escritórios da GWM em Munique serão fechados em agosto, resultando na demissão de 100 funcionários. Ainda de acordo com a publicação, os trabalhadores de empresas parceiras da GWM já foram informados sobre a situação.

Quando ainda planejava sua expansão na Europa, a GWM fundiu as marcas ORA e Wey, renomeandos seus produtos. A meta do fabricante chinês era expandir sua atuação para os mercados da Espanha, Itália, Portugal, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Áustria, Suíça, Dinamarca, Islândia e Bulgária. Mas os planos caíram por terra.

Apesar da situação delicada, a GWM emitiu comunicado reafirmando seu compromisso nos mercados onde atua. A marca seguirá operando na Alemanha, Reino Unido, Irlanda e Suécia. Com o fechamento dos escritórios europeus, a gestão será feita diretamente da China.

No continente, a GWM vende os modelos Ora 03 e os SUVs Wey 03 e 05. Para este ano, a marca tinha a promessa de lançar o sedã GWM Ora 07.

Brasil

No Brasil, a GWM comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) e havia prometido iniciar sua produção local no primeiro semestre de 2024. No entanto, o fabricante chinês postergou o início de suas operações locais.

A marca também prometeu alguns lançamentos para este ano em nosso país, mas até agora somente uma versão do Haval H6 segue como novidade.

No primeiro quadrimestre de 2024, a GWM está perdendo de lavada a briga direta com a conterrânea BYD. Entre os veículos híbridos, a diferença é pequena: a GWM emplacou 5.452 unidades, contra 6.567 do concorrente. Mas quando se compara a venda de elétricos, a situação da GWM se complica. A BYD emplacou 15.315 unidades, enquanto ela registrou apenas 2.564 modelos vendidos.

O Autos Segredos entrou em contato com a empresa para saber novidades sobre a fábrica. Em resposta, a GWM confirmou que a produção local começará no início do segundo semestre de 2024.

O fabricante não confirmou qual será o modelo, mas diz que será da linha Haval, sendo cotados o H6 ou H4.

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira nosso primeiro contato com o VW T-Cross Highline 2025:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -