Primeira reestilização da picape inclui alterações no interior, além de mais segurança e tecnologia. O excesso de cromados chama a atenção na Toro Ranch 2022. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Assim pode-se definir a Toro Ranch 2022 que tem cromados em diversas partes da carroceria: moldura da grade frontal, estribo, santantônio, maçanetas, molduras inferiores das janelas, retrovisores, e outros detalhes.

O sistema de segurança denominado ADAS inclui frenagem autônoma de emergência, o aviso de saída de faixa, e a comutação automática de farol. Para maior segurança, faróis são totalmente em LED.

A segurança aumenta com a frenagem autônoma de emergência. Ao detectar obstáculo à frente (carro, pedestre, bicicleta), aumenta a pressão sobre os freios. Se não for suficiente para evitar o acidente, o sistema aciona automaticamente os freios.

Aviso de saída de faixa emite alerta sonoro e o volante vibra para o motorista corrigir a trajetória. Se as mãos não estiverem no volante, é emitido um alerta no quadro de instrumentos.

A comutação automática do farol alto para o baixo se dá por meio de câmera frontal, que identifica veículo à frente ou em sentido contrário, muda para o baixo, evitando o ofuscamento. Luzes em LED iluminam muito bem e facho baixo deveria ter mais alcance.

Na Fiat Toro Ranch 2022 são sete airbags, incluindo de joelho, além dos laterais dianteiros, cortina e os frontais obrigatórios por lei. Há controles de tração, estabilidade, de descida e assistente de partida em rampa.

Em tecnologia, destaca-se a no painel central a tela tátil vertical de 10,1 polegadas, além do ar-condicionado digital de duas zonas e carregamento sem fio do telefone.

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O sistema multimídia (Connect Me) ligado à rede da operadora TIM com cobertura 4G possibilita informações sobre manutenção, navegação, emergência, entretenimento e assistência virtual.

O sistema é pago, mas o primeiro ano de uso é cortesia. Valores variam entre R$ 30 e R$ 100 conforme a capacidade (5 GB, 10 GB e 40 GB). Um chip virtual equipa a picape para acesso ao Wi-Fi embarcado.

Assistente virtual permite diversas operações à distância como travar e destravar as portas, acender os faróis, ligar e desligar o motor. Houve pane no sistema no nosso teste e a Fiat interveio. Porém, os retrovisores não rebateram no travamento das portas, como ocorre quando se está próximo ao veículo.

O sistema permite ainda localização do veículo em estacionamento, traçando rota a pé: fixar limite de velocidade com alerta, chamada de emergência em acidente, rastreamento do veículo e indicação no navegador de posto de combustível se autonomia estiver limitada, entre muitos outros.

Em nossa avaliação, os testes de partida remota pelo aplicativo e travamento do carro funcionaram a contento, com exceção do rebatimento dos retrovisores.

Quadro de instrumentos é digital e configurável. Fica quase apagado na incidência da luz solar. Há muito porta-objeto em diversos locais no interior. O painel central redesenhado tem visual mais moderno. Partida sem uso de chave assim como destravamento e travamento de portas.

Acabamento requintado no habitáculo da picape bem parecido com automóvel. Forração em couro na cor marrom nos bancos e nos forros de porta dá elegância ao interior. Destoam no acabamento as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas.

Banco traseiro acomoda dois adultos com conforto. Banco do motorista tem regulagens elétricas de altura do assento, inclinação do encosto e a importante lombar para manter no corpo na posição correta. Assentos deveriam ter mais comprimento para apoiar totalmente as pernas. Couro não transpira, mas facilita a higienização.

Volante forrado com material rugoso é ponto em ergonomia ao não provocar deslizamento acidental das mãos. Reúne comandos de áudio, computador, telefone e controle de velocidade. Isso requer tirar os olhos da via ao acioná-los, comprometendo a segurança.

A picape Toro tem rodar muito próximo ao de automóvel. A suspensão traseira multilink filtra a maioria das imperfeições, incluindo as ondulações em qualquer tipo de piso. Rodar um pouco áspero se deve aos pneus de uso misto.

A direção tem assistência elétrica calibrada adequadamente tanto em manobra quanto em velocidade mais alta. Coluna de direção tem regulagens em altura e distância, contribuindo na melhor posição ao volante.

Fiat declara diâmetro de giro menor (12,4 metros) em relação ao modelo 2021 (12,9 metros). Mesmo assim, é preciso manobrar mais em espaço reduzido. Retrovisores grandes e câmera de ré ajudam na visibilidade.

Comportamento dinâmico muito bom para caminhonete. Os controles de tração e estabilidade atuam nas desgarradas no asfalto e na terra.

Tração integral e a reduzida são acionadas por meio de teclas abaixo dos comandos do ar-condicionado. Carroceria é monobloco. Apesar da disposição para encarar caminhos ruins, trilhas radicais são desaconselhadas para evitar torção.

Na Toro Ranch 2022, a reduzida (4×4 Low) não deixa que o controle eletrônico de estabilidade corte a potência do motor se as rodas estiverem deslizando. Assim, pode-se sair mais facilmente de atoleiros.

Câmbio automático com conversor de torque de nove marchas tem trocas rápidas com trancos leves, característica dele. Da sexta até a nona marcha, as relações de transmissão são de economia. Roda dá uma volta completa antes de o motor completar o ciclo.

O desempenho do motor turbodiesel é bom na aceleração para as quase duas toneladas de peso (1.954 quilos). Ultrapassagem requer um pouco mais de tempo, principalmente em subida.

Em nosso teste, a Toro Ranch 2022 fez média de consumo de 5,5 km/l cidade e 11,5 km/l estrada.

Freios bons param a picape em espaço razoável de segurança. Lavador da unidade testada não jogava água, mas o reservatório estava cheio. Ficamos sem avaliar a eficiência do limpador de para-brisa.

Caçamba tem iluminação e abertura das portas verticais é outro ponto em ergonomia, facilidade e esforço mínimo na abertura e no fechamento. Capota marítima fácil de manusear.

Quanto custa a Toro Ranch 2022?

Preço da versão Ranch é de R$ 185.490. Pintura na cor vermelha sólida não é cobrada. A branca sólida custa R$ 1.500, as metálicas, R$ 2.500 e a pérola branca, R$ 3.500.

Ficha técnica

Motor
de quatro cilindros linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão
Tração 4×4 e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 23,66 centímetros

Rodas/pneus
6,5×18” de alumínio/225/60 R18

Peso
1.918 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.000 kg

Tanque
60 litros

Dimensões (metro) – comprimento, 4,945; largura, 1,845; altura, 1,734; distância entre-eixos, 2,99

Capacidades
Ângulo de ataque, 25 graus; de saída, 28,4 graus e de rampa, 20,9 graus

Desempenho
Velocidade máxima, 189 km/h; aceleração até 100 km/h, 12,4 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 10; estrada, 12,4