InícioMarcasFiatFiat celebra 125 anos de história 

Fiat celebra 125 anos de história 

- publicidade -
- publicidade -

Marca italiana que nasceu em 1899 comemora aniversário e título de uma das maiores marcas de carros do mundo 

Nesta quinta-feira (11), a Fiat comemora seus 125 anos de existência. A marca nasceu no  Palazzo Bricherasio em Turim no ano de 1899 quando foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino. Posteriormente o nome foi simplificado para Fabbrica Italiana Automobili Torino, mais conhecida por todos por seu acrônimo: FIAT. 

A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automotivo no mundo. Tudo começou com o primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual. Ao longo dos anos, a Fiat construiu uma trajetória de sucesso, com cada um desses modelos marcando uma era distinta e contribuindo para a consolidação da marca no mercado global. 

VEJA TAMBÉM:

A Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos e com o passar do tempo estabeleceu fortes vínculos no país. Dessa forma, ela construiu umas das maiores redes de concessionários, são mais de 500, espalhados por todo território nacional.

O legado da italiana na América do Sul data de 1903, quando a marca atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à Argentina, seu primeiro destino de internacionalização. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, a marca começou a investir na industrialização no país. Foi a partir da planta de Caseros dedicada, que em abril de 1960 foi montado o Fiat 600D, o primeiro automóvel da marca fabricado na Argentina.

Na década seguinte chegou a vez da marca desembarcar no Brasil. Mais especificamente em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre Fiat SpA e o Governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, era inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, para a fabricação do 147. 

Fiat no Brasil 

“Mezzo brasileira e meio italiana” é o conceito utilizado no rebranding da marca, que traduz a relação que a Fiat possui com o Brasil, já que o país desempenha um papel fundamental na história da Fiat. O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fiat 147, que em 1979, ganhou sua versão movida a etanol, tornando-se o primeiro carro produzido em série no mundo movido com este combustível.

Já em 1984, 40 anos atrás, foi a vez do Uno fazer história no Brasil com o conceito “pequeno por fora e grande por dentro”. O modelo tinha como principais características o amplo espaço interno, baixo custo de operação e economia de combustível. Nos quatro anos seguintes, a Fiat apresentou versões de três volumes (Prêmio), perua (Elba) picape e furgão (Fiorino) derivados do Uno. 

A marca também foi precursora na produção nacional em alguns segmentos como picapes e furgões leves. Entre as conquistas, destacam-se o lançamento do primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), o pioneiro com motor turbo de fábrica no país (Uno Turbo) e o primeiro equipado com airbags no Brasil (Tipo). Também foi a primeira empresa a possibilitar a compra de um automóvel pela internet (Brava). 

Outros destaques da montadora que foram lançados ao longo das décadas foram: Tempra, o primeiro sedã de luxo; Tipo, o primeiro carro médio importado; Palio, sucesso de vendas; Strada, picape mais vendida do Brasil até os dias atuais; Siena; 500; Doblò; Ducato; Stilo; Idea; Punto e muito mais.  

Foto principal | Fiat/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira os sistemas híbridos do Fiat Pulse e Fiat Fastback:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -