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Volkswagen Amarok 2025 ganha cara de SUV e mantém motor V6 por R$ 310 mil

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Picape ganha primeira reestilização em 14 anos de mercado, linha renovada será vendida em três versões de acabamento

Por Eugenio Augusto Brito
De Barretos (SP)

A Volkswagen aproveita a Festa do Peão de Barretos (SP), um dos maiores eventos agro do Brasil, para apresentar a nova Amarok 2025, atualização da picape média que chega como linha 2025.

Preços da VW Amarok 2025

Preços e versões seguem linha atual, com três opções de acabamento, sempre com motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cavalos e torque de 59,1 kgfm, aliado ao câmbio automático de oito marchas:

  • – Comfortline : R$ 309.990
  • – Highline: R$ 328.990
  • – Extreme: R$ 350.990

Branco sólido é única cor grátis, com metálicas e perolizadas a R$ 1.750.

Capota marítima e estribo formam um pacote de R$ 4.170 para duas versões iniciais. Na Extreme é cobrada apenas a capota, a R$ 1.650.

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Já o sistema de assistência passiva ao condutor (Adas), chamado pela VW de SaferTag, custa R$ 2.430 para a versão básica, estando incluso nas demais.

A versão Extreme da Volkswagen Amarok 2025 traz ainda dois pacotes visuais, Dark (com cor e detalhes em preto fosco e brilhante) e Hero a R$ 1.550, sendo que este último será gratuito durante a promoção de lançamento.

14 anos de estrada

Segundo Volkswagen, Amarok é o segundo produto da intensiva de lançamentos da marca em 2024, logo após o T-Cross, SUV mais emplacado no país.

A marca faz questão de ressaltar a produção de mais de 740 mil unidades da picape na América do Sul, sobretudo para Argentina, e ressalta que pretende crescer no segmento., buscando reforçar market share em torno de 20% .

Lançada no Brasil em 2010, a Amarok segue sendo importada da Argentina (General Pacheco), onde também é fabricada a rival Ford Ranger. O modelo do oval azul, porém, segue por uma trilha de tecnologia, com itens de conectividade e auxílios ao consultor,  que o modelo da empresa alemã prefere não encarar.

Pelo contrário, as mudanças são pontuais, em grande parte apenas de revitalização de visual, já que se trata da mesma geração e do mesmo projeto   introduzido há 14 anos, uma eternidade no atual cenário automotivo.

O que mudou?

Roger Corassa, vice-presidente de marketing, ressalta os pilares de robustez, conforto e confiança para trabalhar e vender a nova Amarok.

Faróis full LED, novas grade e pára-choque fizeram o carro crescer 9,3 cm no comprimento, mas mantendo volume de cabine e capacidade de carga da caçamba em 1104 kg úteis, com 1280 litros.

Assim, médias da Volkswagen Amarok 2025 são: 5,34 m de comprimento, 1,95 m de largura e 3,09 m de distância entre-eixos.

Segue também a tração permanente 4Motion 4X4,que junto ao câmbio de Porto marchas e o conjunto de suspensão  sempre deram uma dirigibilidade de carro de passeio a esta picape.

Finalmente, há uma nova central com tela de 9 polegadas, navegador, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de acabamento e iluminação revistos.

Em segurança, agora são 6 airbags, assistente de condução passiva que é acionado em uma espécie de smartwatch  no topo do console (chamado de SaferTag), além da oferta de 5 anos de garantia, complementando o pacote atual.

Externamente, a dianteira da nova Volkswagen Amarok 2025 tem um quê de Saveiro, com toques de Taos, sobretudo em faróis Full LED e friso iluminado sobre a grade, ficando também mais “testuda” com nova linha do capô por questão de segurança de pedestres. Atrás , um leve redesenho de grafismo da lanterna traseira. E mais nada.

Relevância no mercado

Mesmo quase sem novidades para a picape “bruta”, como os executivos a chamam, a  Volkswagen investiu US$ 250 milhões na fábrica de General Pacheco em 2022, que também entrega o Taos.

A Ford, só para comparar, investiu mais de US$ 600 milhões para ser capaz de produzir a nova Ranger e seus motores.

Segundo Ciro Possobom, CEO da Volkswagen para  América do Sul, marca tem um foco muito grande em SUV, mas também deve-se ter um foco a promessa de investimento total de R$ 16 bilhões para lançar um total de 16 novos modelos até 2028 inclui também uma nova picape no segmento compacto-médio, um dos mais aquecidos do mercado.

De olho no Agro

Atualmente, a Amarok é sétima no mercado de picapes médias, com 3103 unidades emplacadas de janeiro a julho, segundo dados da Fenabrave junto a concessionários.

Como estava desatualizada, vinha perdendo espaço para Toyota Hilux,  Ford Ranger, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e até Nissan Frontier. Na rede, descontos da linha atual chegam até os R$ 60 mil. Mas a ideia é se manter relevante para o público e mercado (endinheirados) do agronegócio.

Futuro será chinês?

Um parêntese para o público mais aficionado por automóveis: na África do Sul, a Amarok ganhou uma 2ª geração real, em 2019. Ela é baseada na plataforma da  nova Ranger, mas com implementos da própria VW, com 1200 kg de capacidade de carga e até 3.5 toneladas de reboque.

Para América do Sul, porém, o grupo alemão  descartou essa dobradinha com a marca norte- americana, ficando com arremedo visual, apenas.

Segundo rumores, o plano da VW é entregar, em mais alguns anos, uma segunda geração para a América do Sul feita junta com parceiros não da Europa, da China ou aqui das Américas, mas da China, com uma plataforma unificada para JAC ou Saic que, além de motor a diesel, trará também novas tecnologias de conectividade, de assistência e até opção de motorização 100% elétrica.

O tempo dirá se a Volkswagen montará o touro do futuro e da eletricidade.  Por ora, a ideia é jogar seguro e se manter relevância para o público agro.

Foto principal | Volkswagen/Divulgação

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