Sedã chinês chegou ao mercado em duas versões de acabamento, mas preços não são tão ousados para conquistar consumidor conservador do Toyota Corolla

O BYD King chega ao mercado com o slogan “O novo rei das ruas”, mas dificilmente irá destronar o Toyota Corolla no segmento de sedãs médios. O sedã do importador chinês deverá se contentar com principado, ocupando o lugar do Nissan Sentra

Se o BYD Dolphin e o Dolphin Mini chegaram com preços ousados, despertando a curiosidade de compradores, conquistando clientes que não pensavam em ter um carro elétrico. O posicionamento de preços do King não será este chamariz para conquistar o consumidor conservador do Corolla. Afinal, o carro é uma referência em seu segmento e sonho de consumo de muitos clientes. 

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Na versão de entrada, o BYD King GL custa R$ 175.800 e na topo de gama GS, ele custa R$ 187.800.

O BYD King GL é R$ 14.320 mais barato em sua versão de entrada que o Toyota Corolla Altis Hybrid e na topo de gama GS ele é R$ 13.110 mais em conta que o sedã japonês na opção Altis Hybrid Premium. 

É claro que são cifras consideráveis, mas não o suficiente para que o cliente tradicionalista do sedã japonês se arrisque. No entanto, o BYD King deverá fisgar compradores do Nissan Sentra e também dos clientes de compactos. 

No frigir dos ovos, o BYD King ficará na segunda posição com números de vendas bem superiores que a média mensal de 400 unidades do Sentra. 

Onde o BYD King perde?

Comparado com o Corolla, o King já perde em relação aos equipamentos de segurança. As duas versões do sedã japonês são equipadas como Toyota Safety Sense que agrega itens de segurança ativa como o Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS); Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA); Faróis altos automáticos (AHB); e Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC).

O BYD King não tem nada de segurança ativa, nem mesmo um alerta de ponto cego. A lista de itens de segurança é composta por seis airbags (sendo dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios à disco nas quatro rodas com assistência ABS e EBD, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de 360°, freio de estacionamento eletrônico, sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros itens.

Onde BYD King ganha?

Se o BYD King perde em relação a segurança, ele ganha em desempenho. A versão de entrada oferece 209 cv de potência e a topo de gama tem 235 cv. A potência combinada do Corolla Hybrid é de apenas 122 cv.  Mesmo na versão de entrada, a potência do King é praticamente o dobro do concorrente japonês. 

Ambas as marcas não divulgam o torque combinado, no entanto, o sedã chinês tem mais força, deixando o carro mais ágil em aceleração e retomadas. 

Outra vantagem do King é o sistema híbrido plug-in que oferece autonomia elétrica de 37 quilômetros na versão de entrada GL e 80 km na GS, ou seja, dependendo da distância de deslocamento, o dono do sedã chinês poderá usar seu carro no modo elétrico diariamente.  

Mas a BYD não oferece o cabo de recarga como equipamento de série, o comprador terá que comprar o item à parte. 

O sistema HEV do Corolla não permite carregamento externo.

Andando

No curto test-drive oferecido pelo importador chinês, foi possível perceber que o BYD King tem rodar mais firme, mas sem perder o conforto, diferente do Dolphin Mini que tem recebido inúmeras críticas por conta de sua suspensão traseira.

O sistema híbrido do BYD King foi avaliado em espaço controlado e bem restrito, mas no pouco que pudemos acelerar o sedã, ele promete andar bem, em relação ao desempenho o comprador ficará bem satisfeito. 

Em relação ao acabamento interno, os bancos King são revestidos em materiais sintéticos, os dianteiros têm apoio de cabeça integrados ao encosto. Eles são confortáveis, tratando bem o motorista e o passageiro dianteiro. Na versão de entrada GS, o assento do motorista tem quatro ajustes elétricos, já na GL, são seis ajustes para os dois bancos dianteiros. 

O painel só tem material emborrachado na parte superior, abaixo o acabamento é em plástico rígido. O mesmo se repete nas forrações de porta. No geral, o acabamento é bom, não sendo notadas falhas de encaixe e rebarbas.

Os comandos estão todos ao alcance das mãos e dos olhos do condutor. O quadro de instrumentos é digital com tela de 8,8”. 

Já a central multimídia é giratória de 12,8” com espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay. O sedã também conta com a atualização remota por OTA (Over-the-Air). 

No banco traseiro, o assento é baixo não apoiando muito bem as pernas dos ocupantes, mas o assoalho quase plano, permite um terceiro adulto no meio em viagens curtas. Há saídas de ar-condicionado e entradas USB para carregamento de celular.  

Tamanho do BYD King

O BYD King tem 4,78 metros de comprimento, ganhando por 15 centímetros do Corolla, o entre-eixos de 2,71 m é 1 cm maior, na largura são 1,83 m, ganhando do rival por 5 cm, por fim, a altura do chinês é de 1,49 m, sendo 4 cm mais alto que o japonês. Mas o porta-malas do King é de 450 litros, perdendo para o rival japonês por 20 litros.

Conclusão

A chegada do BYD King é positiva, afinal é um segmento que não está no melhor momento no Brasil. Mas para ser rei, o sedã do importador chinês ainda terá uma longa jornada e, por enquanto, terá que se contentar com o principado. 

Garantia

A garantia do veículo é de  seis anos sem limite de quilometragem, incluindo o sistema elétrico PHEV + baixa tensão + chassis. Já a bateria Blade tem garantia de oito anos sem limite de quilometragem.

Cores

O BYD King será vendido nas cores Branco, Cinza e Preto com interior nas cores Cinza e Preto.