Primeiro SUV elétrico da marca coreano é vendido em versão única de acabamento

O Kia EV5 chega ao mercado brasileiro por R$ 399.990 para disputar mercado com os elétricos BMW iX1 e o Volvo XC40. O SUV elétrico tem autonomia de 402 quilômetros no padrão Inmetro. Os compradores do SUV elétrico terão as revisões de 20 mil, 40 mil e 60 mil quilômetros sem custo e também um carregador wallbox residencial de 7 kW.

A garantia do EV5 é de cinco anos sem limite de quilometragem e de 8 anos ou 160 mil km para a bateria de alta voltagem.

VEJA TAMBÉM:

KIA AMPLIA GARANTIA DE MODELOS DE SUA GAMA VENDIDOS NO BRASIL

O Kia EV5 tem motor elétrico que entrega 217,5 cv de potência (160 kW) e torque de 31,6 kgfm. O elétrico faz de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos. O motor é montado no eixo dianteiro e a tração é somente 4×2. 

O SUV tem bateria de alta tensão de fosfato de ferro e lítio, estrutura tipo lâminas, 220,4 Ah de capacidade, tensão operacional de 400V, que gera 88,16 kwh de energia, além de uma bateria de baixa tensão (auxiliar), de chumbo ácido, 45 Ah de capacidade e 12V de tensão operacional.

Recarga

Em corrente contínua (DC) de 360 kW, a bateria do EV5 pode ser carregada em 27 minutos (80%) e em estação de 50 kW em 83 minutos (também 80%); enquanto em corrente alternada (AC), de 11 kW (rede trifásica), em 8h10, e com unidade de 7 kW (rede bifásica) em 9h40.

A suspensão dianteira do EV5 é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto na traseira é multilink. 

Já o sistema de freios do Kia EV5 é a disco nas quatros rodas discos, sendo ventilados nas rodas dianteiras e sólidos nas traseiras, com assistência ABS e EBD.

O Kia EV5 tem 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de distância de entre-eixos. A capacidade de carga do porta-malas é de 513 litros (VDA) e, com o banco traseiro rebatido (piso plano), chega a 1.718 litros.

Como é o Kia EV5?

Na dianteira, o Kia EV5 tem capô bem paralelo ao chão, já os faróis são iluminados por luzes Full LED nomeado  pela marca de iluminação de mapa estelar. 

Na traseira, a tampa do porta-malas tem linhas bem recortadas, ela abriga as lanternas iluminadas por LED e seu formato lembra um “L” deitado.

O Kia EV5 será vendido nas cores branco neve, prata marfim, prata marfim opaco, azul gelo, azul maré, preto noite estelar, cinza mineral e verde iceberg.

O Kia EV5 tem duas telas integradas para o quadro de instrumentos e a central multimídia. O revestimento interno tem o tom escuro como predominante. Os bancos mesclam tecido e material sintético.

Bem completo, o Kia EV5 tem itens de tecnologia ADAS como alerta de fadiga do condutor incluindo partida do veículo à frente (DAW – Driver Attention Warning w/ Leading Vehicle Departure Alert); de prevenção de colisão por ponto cego (BCA – Blind-spot Collision-avoidance Assist) traseiro; de saída de faixa de rodagem (LDW – Lane Departure Warning); de saída em segurança (SEW – Safe Exit Warning); assistentes de prevenção de colisão traseira em tráfego cruzado (RCCA – Rear Cross-traffic Collision-avoidance Assist); de centralização na faixa de rodagem (LFA – Lane Following Assist); de farol alto (HBA – High Beam Assist); permanência na faixa de rodagem (LKA – Lane Keep Assist); para prevenção de colisão frontal (FCA – Front Collision-avoidance Assist) com frenagem de emergência e detecção de veículos, pedestres e ciclistas; para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT); câmeras de ré com guias dinâmicas de estacionamento (RVM – Rear View Monitor) e de visão 360° (SVM – Surround View Monitor); monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM – Blind-spot View Monitor); piloto automático adaptativo (SCC – Smart Cruise Control) com assistente de congestionamentos e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (PDW – Park Distance Warning, Forward & Reverse).

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos