Hatch tem motor Turbo 200 e câmbio CVT em sua versão topo de linha

O Citroën C3 2025 chega à sua melhor safra desde que chegou ao mercado em meados de 2022. A nova versão YOU tem motor Turbo 200 e câmbio CVT que deixa o hatch bem esperto e gostoso de dirigir. O preço de lançamento é de R$ 95.990 e o sugerido é de R$ 99.990.

O motor entrega potências de 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina, já o torque comum aos dois combustíveis é de 20,4 kgfm. Ele é ligado ao câmbio CVT que simula sete marchas. 

VEJA TAMBÉM:

Em nosso test-drive inicial com o Citroën C3 YOU Turbo 200 2025 andamos em trechos urbanos, estradas pavimentadas e também vias de chão batido. No trânsito urbano, o hatch se mostrou ágil, graças ao bom torque em baixa. 

Já rodando em estrada, o Citroën C3 YOU Turbo 200 2025 surpreende e se posiciona como o melhor modelo da Stellantis equipado com o motor 1.0 Turbo Flex. O C3 YOU pesa 1.115 quilos, a boa relação peso/potência deixou o hatch arisco, basta pisar que ele responde rápido, permitindo boas acelerações e boas retomadas de velocidades. O Citroën C3 YOU pesa. 

Em vias de pistas simples, onde é necessário ultrapassagens mais rápidas, o C3 YOU Turbo 200 realizou a manobra com desenvoltura. 

Ao acionar a tecla Sport que fica posicionada ao lado esquerdo da coluna de direção, o hatch fica ainda mais arisco ao mudar os parâmetros de câmbio e acelerador. No entanto, a posição da tecla incomoda, seria mais lógico ela ficar no volante ou próximo a alavanca de câmbio. 

O C3 YOU tem três modos de condução: automático, Sport e o manual com trocas de marchas somente pela alavanca, ele fica devendo as aletas atrás do volante. 

A suspensão do C3 YOU teve atualizações na carga das molas e dos amortecedores por conta do novo motor. Mesmo em curvas de alta, a rolagem da carroceria é pouco notada, mérito do bom trabalho executado pela engenharia da Stellantis.

Nas vias não pavimentadas, a suspensão aguentou bem os trechos mais esburacados da pista, sempre privilegiando o conforto a bordo. Não foram notadas batidas secas de fim de curso de amortecedor. 

A pista era bem castigada e até surpreendeu a escolha do trajeto para o test-drive inicial com o C3 YOU. Seu comportamento foi exemplar.

Vale lembrar, o bom vão livre de 18 centímetros em relação ao solo e os bons números de ataque com 23° de entrada e 30° de saída. 

Os freios do C3 YOU também foram revistos por conta dos novos números de potência e torque, em simulação de frenagem de emergência, eles cumpriram seu papel, sem mudança de trajeto. 

A direção elétrica também foi atualizada para se adequar a nova motorização. Até 40 km/h ela fica mais leve para uso em trânsito urbano e também em manobras. A partir dos 40 km/h, ela vai ganhando mais peso progressivamente para ficar mais firme em condução em estradas. 

Em termos de conjunto mecânico, o Citroën C3 YOU está com uma proposta bem acertada e interessante que o coloca como uma opção para quem quer entrar no mundo dos carros com tecnologia turbo.

Visualmente, o Citroën C3 é um carro com linhas interessantes e seu aspecto aventureiro e o jeitinho de SUV são pontos positivos. 

A versão YOU tem carroceria em dois tons, com o teto sempre em preto. Os adereços visuais incluem molduras dos faróis auxiliares em azul e adesivos alusivos à versão na parte inferior das portas e também na coluna “C”.

De lado, as rodas de 15” tem acabamento em preto e são calçadas com pneus de medidas 195/65 R15. Na traseira, a única novidade é a logo Turbo 200. 

Por dentro, o C3 YOU tem bancos revestidos em material sintético em dois tons, com costuras em azul, o volante é multifuncional com revestimento em couro, mas ele conta somente com ajuste em altura, ficando devendo o de profundidade.

O visual interno do C3 YOU se completa com tapetes com o bordado YOU e soleiras de portas dianteiras metalizadas com o nome Citroën estampado. 

Apesar de algumas evoluções recente como a abertura elétrica da tampa de combustível e a chave canivete como novidade para a linha 2025, o C3 YOU ficou devendo um quadro de instrumentos melhor, o fabricante chegou a testar protótipos com o quadro digital do C3 Aircross, mas não foi adiante, o mais certo é que o custo falou mais alto.

No posto de comando, o motorista tem posição elevada para dirigir, o que agrada, mas os assentos curtos acabam não apoiando bem as pernas dos ocupantes dos bancos dianteiros. 

Com exceção dos comandos únicos dos vidros elétricos traseiros, o motorista tem central multimídia e quadro de instrumentos bem posicionados, no geral os comandos estão ao alcance das mãos. 

Em relação aos itens de conforto, o Citroën C3 YOU tem ar-condicionado, direção elétrica, alarme, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, central multimídia, entre outros equipamentos. 

O calcanhar de Aquiles do Citroën C3 YOU é sua lista de equipamentos mais simplificada que a dos rivais. Ele mantém o padrão das demais versões com apenas dois airbags frontais. A lista se completa com freios ABS com EBD, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens.

O Citroën C3 YOU Turbo 200 chega para ser um carro mais barato que seus rivais Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. E na hora do financiamento, o valor mais baixo que o dos concorrentes pode ser um trunfo do hatch francês. 

A seu favor também está o maior espaço interno e bom porta-malas com capacidade para 315 litros.