SUV elétrico não tem ADAS, tem menor potência e autonomia que o Dolphin Plus 

Assim como King, o BYD Yuan Pro não apresenta um bom custo benefício, comercializado por R$ 182.800, o SUV perde em alguns quesitos para o Dolphin Plus, que é vendido por R$ 184.800. 

Sabemos que são segmentos distintos, mas o primeiro pênalti já começa pelo entre-eixos menor, apesar de ter a mesma plataforma, o SUV tem 2,62 metros e o hatch 2,70 m. Não que o espaço interno seja ruim, os números do Yuan Pro são bons, mas temos que frisar o menor espaço que o hatch.

O pacote de itens de série do SUV é bom, afinal são seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD, sistema de fixação ISOFIX para cadeirinha infantil, entre outros itens. Mas é aí que vem o segundo pênalti, a marca chama os itens de ADAS 1, mas é puro marketing, ADAS mesmo quem tem o Dolphin Plus que conta com reconhecimento de placa de trânsito, frenagem automático de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de fadiga, alerta de colisão, assistente de permanência em faixa, entre outros itens.

O BYD Yuan Pro tem motor elétrico que fornece 177 cv de potência e torque de 29,5 kgfm. O desempenho é bom, e torque imediato sempre é um convite para acelerar. Andamos na pista do Haras Tuiuti, e lá constatamos que ele consegue empurrar bem o SUV e não fará feio mesmo quando estiver com sua capacidade máxima. Mas ao olhar a ficha técnica do Dolphin Plus vem o terceiro pênalti, o hatch oferece 2024 cv de potência e torque de 32 kgfm. 

O quarto pênalti é em relação a bateria, o SUV elétrico tem bateria Blade (LFP) de 45,1 kWh e o Dolphin Plus conta um uma de 60,48 kWh. Na prática, o SUV tem autonomia de até 250 quilômetros e o hatch pode chegar aos 330 km com uma carga completa, em números aferidos pelo Inmetro/PBEV. Ou seja, se você estiver comprando um carro com intenção de viajar, o hatch é mais adequado.

Por fim, o quinto pênalti é em relação ao porta-malas, com sua proposta familiar o Yuan Pro tem capacidade para 265 litros de bagagens e o Dolphin Plus leva 345 litros, mais uma vez, em caso de viagens, opte pelo hatch.  

Com esse breve comparativo, podemos enfim, falar do BYD Yuan Pro. Sabemos que gosto é subjetivo, mas as linhas do SUV o deixam com um visual bem interessante. Arrisco a dizer que o modelo é um dos mais interessantes na atual gama da marca em termos visuais. 

O BYD Yuan Pro tem faróis iluminados por luzes de LEDs com acendimento automático. Lanternas e luzes de condução diurna também são iluminadas por LEDs. 

As rodas do SUV são de 17” com acabamento em cinza, calçadas com pneus de medidas 215/60 R17, a boa altura dos pneus é um ponto positivo para rodar em vias não tão bem conservadas encontradas pelo Brasil. 

Durante nosso test-drive, o Yuan Pro mostrou que tem um bom acerto de suspensão. Ela é firme sem deixar o carro desconfortável, deixando o SUV com boa estabilidade. Mesmo com seu centro de gravidade mais alto e os 17 centímetros de vão livre em relação ao solo, a rolagem de carroceria é bem contida. 

No geral o SUV trata muito bem seus ocupantes. No posto de comando, o motorista tem todos os comandos ao alcance das mãos e dos olhos. 

Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos para motorista e passageiro, eles apoiam bem as pernas e as costas dos ocupantes. Com apoio e encosto integrado, seu desenho é similar ao do Dolphin. 

Atrás, os bancos são baixos e não apoiam bem as pernas dos passageiros. O assoalho plano poderia facilitar a vida do elemento do meio, mas o encosto mais saliente por conta do apoio de braço, projeta o corpo para frente, causando desconforto. 

Há entradas USB para carregamento de celular, mas o BYD Yuan Pro fica devendo saída de ar-condicionado para o banco traseiro, item indispensável para um carro de R$ 182.800. 

O acabamento do Yuan Pro é bem cuidado, os revestimentos dos bancos são em material sintético. Painel tem material emborrachado em sua construção, contando ainda com um revestimento em tecido em sua parte central. 

As forrações de porta dianteiras, são em material emborrachado, mas as traseiras apesar de manter o mesmo desenho, são construídas em plástico rígido. 

Um ponto positivo do BYD Yuan Pro é o quadro de instrumentos que segue o formato de tablet, no entanto, a tela de LCD de 8,8” está integrada ao painel, deixando o visual mais resolvido. 

Itens de série do BYD Yuan Pro

Entre os principais itens de série do BYD Yuan Pro estão faróis dianteiros de LED com acendimento automático e regulagem manual de altura, painel de instrumentos de 8,8″ em LCD, volante multifuncional , carregamento sem fio para celular, bancos com revestimento em material sintético, bancos traseiros bipartidos rebatíveis, banco do motorista com ajustes elétricos em seis direções, banco do passageiro com ajustes elétricos em quatro posições, iluminação ambiente interna multicolor,  piloto automático, chave presencial, ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, rebatimento elétrico dos retrovisores e ar-condicionado digital.

A lista ainda inclui direção com assistência elétrica, compatibilidade com cartão NFC, atualização remota por OTA (Over-the-Air), pacote de tráfego 4G e entrada USB, sendo duas (tipo A) e duas (tipo C).

A central multimídia com tela de 12, 8” tem conexão e espelhamento Apple CarPlay e Android, com comandos de voz e GPS integrado. O sistema de som conta com seis alto-falantes. 

Segurança

A lista de itens de segurança é composta por sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil, câmera 360 graus, freios ABS com sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem, controle de tração, assistência de partida em rampas, função de frenagem confortável, freio de estacionamento eletrônico, sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), controle Eletrônico de Estabilidade (VDC), sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares, sensor de estacionamento traseiro com 4 radares, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e cintos de segurança dianteiros  com pré-tensionamento e limitação de força, avisos sonoros de cintos de seguranças não afivelados.

O BYD Yuan Pro conta com garantia de seis anos sem limite de quilometragem para o carro. Já a bateria Blade tem oito anos de garantia sem limite de quilometragem.

Cores

O BYD Yuan Pro será comercializado nas cores Branco, Cinza, Azul Escuro, Verde Claro e Rosa Claro. O interior sempre segue o tom Cinza Claro. 

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos