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| em 1 mês ago

Volvo lança chassi elétrico biarticulado BZRT na LatBus

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Novo modelo elétrico chega para atuar em cidades com sistemas BRT

A Volvo lança na LatBus 2024 o chassi elétrico biarticulado BZRT (Bus Zero Rapid Transit) que será produzido no complexo industrial da marca em Curitiba (PR). A fábrica será a responsável pelas exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade.

De acordo com a Volvo, o chassi foi projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo.

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“A Volvo tem objetivos claros de sustentabilidade. Vamos reduzir as emissões de CO2 em nossos veículos em 50% até 2030 e zerar em 2040. O lançamento do BZRT é parte desta estratégia. Um BRT com estes veículos é capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação sensivelmente menores e agora com zero emissões”, assegura André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina.

O BZRT preserva as características dos veículos articulados e biarticulados da Volvo, com o mesmo quadro de chassi, eixos e suspensão extremamente robustos. O motor elétrico fica na parte central, o que assegura melhor distribuição de carga e viabiliza carrocerias com salão completamente livre para os passageiros. 

A marca sueca diz que o projeto garantiu que todos os componentes elétricos e mecânicos ficassem abaixo do piso. “É uma perfeita conciliação entre a base mecânica já consolidada nos veículos diesel com a mais moderna tecnologia de ônibus elétricos Volvo”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo na América Latina. Com larga experiência, a marca tem mais de 6.000 ônibus elétricos e híbridos em circulação no mundo.

O Volvo BZRT conta com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Ele também conta com uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift.  

Dependendo da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com 6 ou 8 baterias. “Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento. Ele poderá ainda ter uma opção de carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT”, declara Gilcarlo Prosdócimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

O posto de trabalho do motorista tem um painel de instrumentos totalmente digital com mais de 90 funções, o mesmo do já consagrado chassi rodoviário B510R. O condutor customiza diferentes modos de visualização, conforme as informações que desejar priorizar.

O BZRT utiliza alto grau de tecnologia e conectividade embarcada em contribuição à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com os veículos da marca. Pode ser habilitado com “Zonas de Segurança”, sistema que garante o controle automático de velocidade do ônibus à distância. O dispositivo funciona por meio do mapeamento, via GPS, de áreas mais propensas a acidentes, ou de regiões perto de terminais, escolas e hospitais, a critério do órgão gestor das cidades.

O veículo é dotado ainda de sensores de placas de trânsito, com indicação de avisos no painel. Eles identificam os sinais, detectam o limite de velocidade das vias e alertam o motorista para manter o ônibus na velocidade adequada, evitando acidentes e multas. Mais um destaque é o Alerta de Ponto Cego Lateral, sistema que avisa sobre a presença de pedestres, ciclistas, motociclistas ou qualquer obstáculo que possa resultar em colisão.

Outro grande salto tecnológico é o VDS (Volvo Dynamic Steering), sistema que controla a condução com acuracidade, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade da direção.

Foto principal | Volvo/Divulgação

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Redação

Redator do Autos Segredos.