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Volvo FM Electric será testado na coleta de lixo em Curitiba

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Caminhão elétrico será avaliado na frota da Cavo, empresa do grupo Estre, responsável pela coleta de lixo da capital paranaense  

O caminhão elétrico Volvo FM Electric será avaliado por três meses na coleta de lixo de Curitiba (PR). A ação será conduzida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e faz parte das análises para redução das emissões de CO2 dos veículos de serviços da cidade. 

O caminhão irá operar na frota da Cavo, empresa do grupo Estre, que faz a coleta de resíduos da capital paranaense.

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A operação será realizada pelo caminhão Volvo FM Electric 4×2 rígido. Ele conta com dois motores elétricos que combinados geram 450 cv e quatro baterias de 360 kWh de energia total. Implementado com um compactador de lixo de 15 metros cúbicos.

A autonomia é de até 150 quilômetros. Depois de um dia de operação, o caminhão elétrico será recarregado no pátio da Cavo.

“Caminhões elétricos são muito adequados para a coleta de resíduos. Com zero emissões e baixo ruído, contribuem para o conforto e a qualidade de vida das pessoas que moram e trabalham nas áreas onde a operação é feita. Também podem ser usados em ambientes fechados ou em áreas de proteção ambiental”, afirma Marco Mildenberg, head de eletromobilidade de caminhões da Volvo.

De acordo com a Volvo, o uso de caminhões elétricos traz ganho ambiental significativo. Comparando com uma unidade equivalente a diesel, que roda anualmente cerca de 50 mil quilômetros por ano, um caminhão elétrico deixa de consumir aproximadamente 20 mil litros de combustível, evitando a emissão de 60 toneladas de CO2.

Apesar de ser produzido na Suécia, o FM Electric conta com o trabalho de engenheiros brasileiros que participaram do projeto mecânico, elétrico e hidráulico. O conceito inclusive facilita a instalação dos implementos. Com a tomada de força conectada diretamente na caixa de câmbio I-Shift, o FM é o elétrico mais versátil para a implementação de compactadores, com ainda mais duas possibilidades de ligação da tomada de força – em um motor elétrico adicional ou em uma tomada elétrica externa.

O Volvo FM Electric foi preparado de fábrica para atuar na coleta de resíduos, sendo adaptado à norma oficial NR34 que regulamenta os equipamentos para transporte de resíduos urbanos no Brasil.

A cabine do caminhão elétrico pode levar mais três ocupantes além do condutor.

Ele tem suspensão a ar nos dois eixos, tem freios regenerativos, com dispositivos que transformam a energia da frenagem em energia elétrica para carregar as baterias e mover o caminhão.

Entre os itens de segurança, do Volvo FM Electric estão o sistema de câmera de monitoramento traseiro, que expande a visão para o motorista. Além de uma avançada tecnologia que detecta tráfego traseiro, informando o condutor sobre a presença de pedestres e ciclistas. 

A lista de segurança inclui ainda airbag, controle de estabilidade e de tração, detector de sonolência, cabine com célula de sobrevivência e faróis de Led. Além disso, foram incorporados o piloto automático com adaptação da velocidade ao veículo à frente, e frenagem de emergência em caso de risco de colisão.

Outra importante modernidade instalada no caminhão é o Avas, sistema de alerta sonoro criado pela Volvo. Por conta do absoluto silêncio dos motores, a engenharia da marca concebeu eletronicamente vários sons para alertar os pedestres e aumentar a segurança no entorno do veículo. Por meio de autofalantes, esta tecnologia emite discretos sons quando o veículo está parado, arrancando, acelerando, desacelerando ou em marcha ré.

Foto principal | Volvo/Divulgação

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