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Ônibus elétrico Volvo BZL entrará em operação regular em Curitiba

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Modelo iniciou avaliações experimentais em 2023 na capital paranaense e agora passa atuar em linhas da cidade

O ônibus elétrico Volvo BZL Elétrico entrará em operação regular em Curitiba (PR). Em 2023, o modelo passou por avaliações em testes realizados pela Urbs que gere o transporte público da capital paranaense. 

De acordo com a marca, o Volvo BZL Elétrico foi comprado pela Viação Redentor, um dos operadores do sistema de transporte urbano de Curitiba. A tecnologia elétrica é uma das alternativas da Volvo para zerar emissões de CO². “Temos a meta global de reduzir em 50% os gases de efeito estufa em nossos veículos até 2030, e em 100% até 2040”, declara André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina.

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“Testes conduzidos pela Urbs, o órgão gestor da prefeitura para o sistema de transporte público local, da cidade, mostraram as virtudes do Volvo BZL Elétrico. Grande eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração, muito conforto e segurança para os passageiros e motoristas foram os principais destaques”, afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade em ônibus da Volvo. A marca é uma das maiores fabricantes de veículos comerciais elétricos do mundo e já soma mais de cinco mil ônibus eletrificados em circulação em vários continentes.

O Volvo BZL Elétrico de Curitiba possui quatro baterias de íon-lítio de 94kWh e é movido por um motor elétrico de 200kW com 425Nm de torque. O motor e a caixa de câmbio estão acoplados ao eixo de transmissão, garantindo robustez e alta disponibilidade. O sistema de refrigeração das baterias é independente, proporcionando maior segurança e facilidade na operação e manutenção. Com piso baixo e capacidade para 80 passageiros, o ônibus tem uma autonomia de até 300 quilômetros, permitindo operar durante todo o dia e recarregar as baterias na garagem do operador à noite.

O início da operação regular do ônibus elétrico marca mais um capítulo na longa história de cooperação técnica entre a Volvo, os operadores e Curitiba, cidade reconhecida por suas soluções inovadoras para a mobilidade urbana. Como signatária do Acordo de Paris, Curitiba tem a meta de zerar as emissões de 33% de sua frota até 2030 e 100% até 2050.

Desde a instalação de sua fábrica em Curitiba no final dos anos 1970, a Volvo tem contribuído com projetos de veículos que modernizaram significativamente o transporte de passageiros na capital paranaense. Um exemplo notável são os ônibus biarticulados, introduzidos na cidade há mais de três décadas, que trouxeram alta eficiência, qualidade e segurança no deslocamento de pessoas. Com base na experiência bem-sucedida em Curitiba, o conceito foi implementado em várias outras metrópoles, consolidando a liderança da Volvo em sistemas BRT. Recentemente, a marca anunciou que iniciará testes com seu primeiro biarticulado elétrico na cidade a partir de agosto.

Foto principal | Volvo/Divulgação

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