InícioCaminhõesVolksbuse-Volksbus 22L é o primeiro chassi de ônibus elétrico da VWCO no...

e-Volksbus 22L é o primeiro chassi de ônibus elétrico da VWCO no Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Modelo comporta carrocerias de até 13,8 metros podendo levar até 82 pessoas 

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anuncia o lançamento do chassi e-Volksbus 22L. É o primeiro modelo da marca produzido em seu complexo industrial de Resende (RJ).

De acordo com a VWCO, o e-Volksbus 22L é capaz de transportar até 82 pessoas. Ele foi projetado para receber carrocerias urbanas de até 13,2 metros de comprimento.

VEJA TAMBÉM:

O VWCO e-Volksbus 22L tem motor elétrico que entrega 380 cv de potência e torque de 234,5 kgfm. O motor elétrico conta ainda com um conjunto redutor capaz de elevar o torque de saída até 4.050 Nm, assegurando máxima performance nas operações e aclives urbanos.

A VWCO diz que o e-Volksbus 22L é alimentado por um conjunto com 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), já utilizadas nos veículos e-Delivery e validadas para aplicações severas com ampla segurança. Essa configuração proporciona uma autonomia de até 250 km, com 385 kW/h, em uma única carga de até três horas. Haverá ainda o opcional de oito packs de baterias, com uma autonomia menor.

Para facilitar a recarga do ônibus elétrico, ele conta com bocais localizados na traseira ou na dianteira do ônibus. Ele pode ser recarregado em carregadores de até 160 kW de potência.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus instalou as baterias no teto e na traseira do e-Volksbus 22L. 

A VWCO também informa que o sistema de direção do e-Volksbus 22L tem redundância no seu funcionamento, permitindo maior confiabilidade e segurança durante a operação, entregando assistência hidráulica contínua para o motorista, em qualquer condição e com um controle total do veículo.

O VWCO e-Volksbus 22 L tem sistema de frenagem regenerativa, com ajuste de quatro níveis de potência, o ônibus elétrico é capaz de recuperar energia durante as desacelerações, aumentando sua eficiência energética durante a operação diária. Já o sistema Eco Drive Mode otimiza o consumo de energia, ajustando automaticamente a performance do veículo para maximizar a autonomia.

Entre os recursos de segurança do VWCO e-Volksbus 22L estão a proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.

O ônibus elétrico da VWCO tem piso baixo na parte central e dianteira, que somados ao sistema de ajoelhamento, de elevação e de agachamento, facilitam e agilizam o embarque e desembarque de passageiros. 

Ele tem ainda suspensão pneumática integral nos eixos dianteiro e traseiro. Já o conjunto de pneus reforçados, dedicados para a operação urbana de ônibus elétricos e capazes de suportar maior capacidade de carga.

Ele vem equipado com ar-condicionado inteligente que é integrado ao sistema de controle eletrônico do chassi do veículo que oferece uma melhor otimização energética.

O e-Volksbus 22L tem quadro de instrumentos com a mesma linguagem do e-Delivery. O motorista pode acompanhar de forma intuitiva e prática tanto o consumo quanto a recuperação de energia do sistema.  

Chassi modular 

A VWCO confirma que o e-Volksbus 22L tem como base o chassi modular da atual versão a diesel e a eletrificação mantém a mesma base da plataforma modular e-Delivery.

Foto principal | Volkswagen/Divulgação

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira os detalhes do VW T-Cross Highline 2025:

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -