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Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico da marca no Brasil

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Coletivo para uso urbano marca início da trajetória elétrica da marca sueca no mercado brasileiro

O Scania K 230E B4x2LB é o primeiro ônibus elétrico 100% da marca no país. Com autonomia entre 205 e 300 quilômetros, o modelo chega para atuar no segmento urbano em sua opção 4×2. 

O ônibus elétrico pode ter quatro ou cinco pacotes de baterias. O lançamento oficial será na Lat-Bus (Feira Latino-Americana do Transporte) que será realizada entre os dias 6 e 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.

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“É com muito orgulho que lançamos o primeiro ônibus elétrico 100% Scania do Brasil. Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

De acordo com o executivo, o Scania Banco oferecerá um financiamento via funding verde, o mesmo usado para o modelo a gás, com taxa de juros referencial de 0,79%. 

O diretor também esclarece que a parceria entre a Scania, Eletra, Caio (carroceria) e Weg (motor e bateria), em um outro produto elétrico, firmada em 2022, segue normalmente. “Neste formato de negócio, a Scania fornece apenas o chassi. São veículos completamente diferentes”, conta Nucci.

Como é o Scania K 230E B4x2LB 

Segundo a Scania, a autonomia de 250 a 300 quilômetros do  K 230E B4x2LB já está dimensionada para uso em condição severa-extrema com ar-condicionado ligado e topografia irregular.

A vocação principal é para aplicação urbana, ele tem tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros. A capacidade média é de 80 passageiros –, na configuração de piso baixo ou normal. “Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil. Ou seja, é uma jornada que não depende apenas da Scania”, revela Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil. “O K 230E B4x2LB tem motor elétrico Scania, câmbio Scania e bateria Scania-Northvolt, importados.”

O motor elétrico de 230 kW entrega 310 cv de potência, ele é ligado a um câmbio com duas marchas. Segundo Gallao, o câmbio vai modular nessas duas marchas e conectar no eixo traseiro. O ônibus tem um carregador de 130 kW, numa capacidade de carregamento de 150 a 170 minutos. O propulsor é chamado EMC 1-2, tem potência contínua de 230kW a 1.750 rpm, torque de 2.200Nm a 0 rpm (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300kW a 1.400 rpm. 

Foto | Scania/Divulgação – 0 Primeiro ônibus elétrico 100% Scania é lançado no Brasil

Na interface de carregamento, ele transforma a energia que recebe de um carregador externo, que neste primeiro momento será importado. “Nós já estamos avaliando os carregadores de mercado, que giram em torno de 150 a 180kW. Teremos a liberdade para desenvolver uma solução localmente”, explica Gallao. O carregador proporciona maior segurança na recarga reduzindo o risco de acidentes. O sistema de manutenção é simples para diminuir o custo com trocas por danos na interface de carregamento.

O módulo traseiro foi redimensionado e reforçado para receber não só o motor, mas também a bateria.

As baterias deste produto serão de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), diferentes da maioria das usadas atualmente no mercado que são de LFP (lítio-ferro-fosfato). As baterias de NMC dispõem de uma maior densidade de carga, o que significa menos peso total do veículo e, consequentemente, mais capacidade para transportar passageiros. Uma grande vantagem está no fato de que as baterias serão modulares, facilitando a distribuição de carga, com pacotes de 104 kW. “Daremos a escolha ao cliente de equipar o produto com quatro ou cinco pacotes de baterias. Dessa forma, poderemos configurar as baterias em opções de três pacotes no teto e uma no fundo do ônibus, ou quatro baterias no teto e uma na posição traseira”, diz Gallao.

As baterias serão importadas da Suécia via parceria entre a Scania e a Northvolt, que as desenvolvem em conjunto para veículos elétricos, num acordo firmado em 2017, entre as líderes em sustentabilidade. Em 2023, a Scania inaugurou uma nova fábrica de baterias em Södertälje, na Suécia, onde células de bateria são montadas para caminhões e ônibus elétricos pesados.

Foto principal | Scania/Divulgação

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