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Scania G 500 8×4 XT é o primeiro caminhão teleoperado do Brasil

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Foco principal do caminhão teleoperado é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens

Uma parceria inovadora entre Scania, Fidens e Hexagon está transformando a mineração no Brasil com o lançamento do primeiro caminhão 8×4 teleoperado do país. O modelo, Scania G 500 8×4 XT, é equipado com a tecnologia de ponta da Hexagon, incluindo a solução TeleOp, adaptação, instalação elétrica, câmeras e o cockpit remoto de comando. A Fidens, pioneira em serviços de mineração, desenvolveu e opera o veículo. A Casa Scania Itaipu, concessionária responsável pela venda, oferece suporte completo com um pacote de soluções de serviços em Minas Gerais e Pará.

O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper é destinado ao trabalho fora de estrada, com PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv. A nova solução promete aumentar a produtividade, segurança, velocidade de operação e reduzir quebras no trabalho nas minas. Outro diferencial é a garantia e homologação de fábrica da Scania.

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O principal foco do caminhão teleoperado é atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens, um processo obrigatório desde 2019 no Brasil para estruturas que utilizam o método de alteamento a montante. A Agência Nacional de Mineração (ANM) é responsável pela fiscalização e regulação dessas atividades.

O controle remoto do caminhão é feito por um cockpit equipado com câmeras e sistemas de telemetria da Hexagon, permitindo a condução do veículo a quilômetros de distância. Câmeras e sensores no caminhão ajudam o operador em manobras e operações diárias.

“A Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens será essencial”, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “O G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portfólio de produtos para o mercado a partir de agora”, completa.

“O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper teleoperado oferece a mesma robustez da linha tradicional fora de estrada da marca. O caminhão é igual ao mesmo que sai da linha de produção. O segredo está na interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleoperação. A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância. O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. A solução das empresas oferece uma inteligência operacional para que o trabalho tenha o menor impacto possível para as pessoas, com um grande benefício do ponto de vista técnico e comercial para o cliente.

O pioneiro caminhão chega para aumentar a produtividade e a velocidade da operação não-tripulada. 

A parceria direta com a Scania garante um produto pronto de fábrica, adaptado desde a linha de produção, um marco sem precedentes para a mineração no segmento 8×4.

Especificações técnicas do G 500 8×4 XT Heavy Tipper Teleoperado:

  • Suspensão dianteira com capacidade de 22t
  • Suspensão traseira com capacidade de 38t
  • Torque de 2.550Nm
  • Caixa de câmbio Opticruise GRSO935R
  • Eixo RBP900
  • Freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm

As soluções desenvolvidas pela Scania incluem coluna de direção ajustável, nova caixa de direção elétrica e sistema de direção teleoperado com componentes da Hexagon. O caminhão também recebeu reforços na fixação do suporte do motor elétrico da Hexagon e ajustes nos sistemas de freios e elétricos.

Esta inovação promete revolucionar a mineração brasileira, aumentando a eficiência e a segurança nas operações de descomissionamento de barragens.

Foto principal | Scania/Divulgação

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