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Scania fará investimentos de R$ 2 bilhões no Brasil para ter modelos sustentáveis

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Planos da marca é produzir localmente chassis para ônibus elétricos para seguir na rota de descarbonização

A Scania anuncia investimentos de R$ 2 bilhões para sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) O investimento será empenhado de 2025 a 2028 em sua jornada de descarbonização dos ecossistemas de transporte e logística.

O anúncio dos investimentos da Scania foi realizado com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o secretário da pasta, Uallace Moreira Lima.

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O vice-presidente ressaltou que a empresa cumpre os principais requisitos da Nova Indústria Brasileira (NIB). “Nós estamos aqui, na ponta, na vanguarda da inovação, da tecnologia, numa indústria sustentável, verde, que lidera a descarbonização, com veículos elétricos, a gás e com biodiesel. Trata-se de uma empresa altamente competitiva, que faz 115 caminhões pesados e ônibus por dia; e exportadora, que atende a América Latina e até outros continentes”, afirmou.

Já o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski, afirmou que o polo industrial em São Bernardo do Campo (SP) abrange uma área de 427 mil metros quadrados e contém o que existe de mais avançado na indústria. “São nove fábricas operando conjuntamente para produzir caminhões, ônibus, motores industriais e marítimos, todas elas constantemente atualizadas”, informou. “Graças a nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos”.

O executivo diz que o começo de transformação da unidade para Soluções de Transporte Sustentável foi em 2018, quando foi introduzida no Brasil a Nova Geração de Caminhões Scania. De lá para cá os investimentos foram direcionados, entre outros projetos, para a industrialização dos Motores a Gás e Biometano, da Nova Geração de Ônibus e também ao recém lançado Trem de Força – batizado de Super, iniciativa que levou a ampliação da Fábrica de Motores da empresa. “Agora o foco é incrementar a jornada da transformação com a eletrificação” diz Podgorski.

Entre as opções para descarbonizar o setor, o chassis elétrico para ônibus complementa as soluções já disponíveis como os motores a gás e Biometano e o Biodiesel 100%. 

Com o investimento de R$ 60 milhões, a preparação industrial se inicia agora e em março de 2025 a planta de São Bernardo do Campo passará a produzir chassis para ônibus elétricos.  A fábrica do Brasil será a terceira unidade global da Scania a produzir veículos elétricos. “São poucas adequações na linha, basicamente mudanças na pré-montagem, que envolve o sistema de resfriamento e de alta tensão, e da pré-montagem da estrutura que vai sustentar as baterias no lugar do motor”, diz a engenheira de processos industriais Isabelle Diniz, responsável pelo projeto.

Estes ônibus são do modelo 4 x 2, têm 12 metros de comprimento e são alimentados por até 5 Pacotes de Baterias. Com a absorção da nova tecnologia, a previsão é manter o nível de produção atual, com 11 chassis fabricados diariamente – sendo destes, três eletrificados. Os chassis de ônibus elétrico a serem ofertados ao mercado brasileiro serão os mesmos fabricados e comercializados atualmente na Europa – produzidos na unidade Scania localizada na Polônia.

Foto principal | Scania/Divulgação

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