Marca alemã tem a maior frota de caminhões com automação do país e conta com três tipos de tecnologia: autônoma, semiautônoma e rádio controle
A Mercedes-Benz do Brasil segue as tendências do mercado e investe em avanços tecnológicos. Não é à toa que vem se consolidando como uma das líderes em tecnologias de automação para caminhões em ambientes controlados. A marca alemã possui a maior frota de caminhões desse tipo em circulação no país, com 1.100 unidades em atividade.
Após serem fabricados, esses veículos são preparados para diferentes tipos de funções e adaptados para cada uma delas, de acordo com a necessidade do cliente. A Mercedes produz, por exemplo, caminhões semiautônomos em parceria com a Grunner destinados a atuar na colheita da cana-de-açúcar e em outras atividades no campo. Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões, explica sobre o seu funcionamento:
“Estes caminhões conseguem identificar a rota e seguir o percurso sozinhos, guiados pelo GPS com alta precisão. O condutor assume o comando logo depois do carregamento, fazendo o transbordo para as carretas que levarão a cana-de-açúcar para as usinas”, diz.
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Já na união com a Lume Robotics, a fabricação é voltada para caminhões autônomos preparados para utilização em operações confinadas.
“Nesse tipo de automação, não há necessidade do motorista dentro do caminhão. Isso é muito interessante especialmente em situações repetitivas e com manobras complexas, como a do CD da Ypê. Após horas rodando em velocidade baixa e enfrentando situações monótonas e repetitivas, o risco de uma distração do motorista é alto. Sem mencionar a perda de eficiência do profissional nas manobras ao longo do dia em função do cansaço”, ressalta Andrade.
O rádio controle é mais uma novidade entre as tecnologias de automação de caminhões oferecidas pela Mercedes-Benz. Esse dispositivo funciona como uma solução para que os veículos atuem com eficiência operacional e segurança em atividades extremas ou em áreas de difícil acesso, como a mineração, a construção civil e operações subterrâneas.
Esse rádio controle pode ser utilizado por meio de um joystick, com o operador do lado de fora do caminhão para alguma manobra específica, ou dentro de uma sala de controle, quando a operação precisa ser remota por motivos de segurança.
Foto | Mercedes-Benz | Divulgação
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