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Marcopolo realiza primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico no Brasil 

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Teste inédito confirma alta segurança do modelo ônibus elétrico Attivi Integral 

A Marcopolo inovou ao realizar, pela primeira vez no Brasil, um crash test traseiro em um ônibus 100% elétrico, o Attivi Integral. O teste comprovou que a estrutura do veículo oferece resistência superior aos impactos previstos pelas normas vigentes, sem danos às baterias e sem riscos aos ocupantes.

Os ônibus elétricos, com uso predominante em áreas urbanas, possuem baterias instaladas na parte traseira do veículo. Devido à maior incidência de colisões traseiras nesse tipo de trânsito, a engenharia da Marcopolo desenvolveu uma estrutura interna capaz de absorver a energia do impacto, garantindo a integridade das baterias.

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“Decidimos realizar o primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico por vários motivos. Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explica Luciano Resner, Diretor de Engenharia da Marcopolo.

“O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, explica.

De acordo com o executivo, a engenharia da Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, através da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do Attivi Integral que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias.

O Attivi Integral é um ônibus 100% elétrico, que combina tecnologia nacional, a expertise da engenharia brasileira e a experiência de mais de 70 anos da Marcopolo. Com até 13.000 mm de comprimento, o modelo possui chassi Low Entry, motor elétrico de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL de 396 kWh, proporcionando uma autonomia entre 250 e 280 km, dependendo das condições de uso.

Para maior conforto e segurança dos passageiros, o Attivi Integral conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado integrados ao sistema de refrigeração das baterias, sistema de áudio interno, preparação para microfone, câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação. O ônibus também possui espaço reservado para PcD, assentos preferenciais, iluminação interna e externa em LED e cabine de separação para o motorista.

Ficha Técnica Attivi

  • Chassi Integral Low Entry com capacidade total de 20,6 mil kg
  • Capacidade – até 82 passageiros
  • Autonomia de até 250 km e Tempo de Carga de até 4 horas
  • Modelo de Plug de carregamento utilizado no chassi PLUG CCS 2
  • Motor de tração Central com potência de 350 kW e torque de 3.300 Nm
  • Capacidade do Eixo Dianteiro – 7,6 mil kg
  • Capacidade do Eixo Traseiro 13,0 mil kg
  • Comprimento – até 13 m
  • Largura – 2,55 m
  • Freios a disco com ABS/EBD (Door Brake)
  • Direção eletro-hidráulica
  • Suspensão pneumática

Foto principal | Marcopolo/Divulgação

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