Toyota Hilux GR-Sport foi inspirada nas antigas picapes de competição da marca e encara qualquer terreno

O mercado de picapes está cada vez mais aquecido. Todo mês um novo modelo chega ao mercado. São opções leves, intermediárias, médias e grandes. Mas uma coisa é certa, não há como negar que a principal referência neste território é a Toyota Hilux.

E com um mercado tão diversificado, a Toyota ampliou consideravelmente sua linha de produtos, tendo como o ponto máximo a Hilux GR-Sport, a versão aventureira da caminhonete japonesa que surpreende em sua capacidade fora de estrada.

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Testamos a Hilux GR-Sport em todas as situações que ela seria aplicada: na cidade, na rodovia, estradas de terra e onde nem estrada há. Em todos os casos, a picape se mostrou bem satisfatória. 

Além do visual

A Hilux GR-Sport se diferencia pelo visual esportivo. Ao primeiro olhar, o que chama atenção é a seção frontal, com grade e para-choques exclusivos. Mas no centro da grade não há o emblema da marca e sim a inscrição TOYOTA, bem espaçada. Trata-se de uma referência direta aos primeiros utilitários, como Bandeirante. 

No entanto, também chama atenção as molduras alargadas dos para-lamas. Elas não são mero enfeite, pois a bitola da Hilux GR-Sport foi alargada, o que lhe confere mais estabilidade em uso rodoviário em também no off-road graças aos pneus todo terreno que se agarram por qualquer superfície.

Sem cromados e um com um santo-antônio também na cor da carroceria, o visual da GR-Sport impõe respeito. Por dentro, a picape também mantém o estilo esportivo, combinando acabamento predominantemente preto com elementos vermelhos. No encosto de cabeça, o emblema GR, que indica a divisão esportiva da marca. Os pedais em alumínio completam o estilo.

O pacote de conteúdos conta com computador de bordo, multimídia (com conexão para smartphones), climatização digital, portas USB, assim como vidros e travas elétricas e assistentes de condução.

Raiz, a Hilux não tem quadro de instrumentos digital e nem mesmo freio de estacionamento eletrônico. Por outro lado, mantém o tradicional relógio digital no centro do painel. 

Hilux GR-Sport no dia a dia

A GR-Sport é uma picape que chama atenção por onde passa. Afinal, o brasileiro é alucinado pela Hilux e a versão esportiva atrai olhares. No uso urbano, os largos pneus todo terreno são mais ruidosos, mas é algo comum em qualquer picape calçada com este tipo de composto. 

Mas ela se desenvolveu muito bem, mesmo para um carro com mais de 5 metros de comprimento e com as ancas alargadas. Na estrada é quando os cavalos a mais do motor turbodiesel 2.8 se revelam. Seus 224 cv e 55 kgfm de torque entregam uma performance invejável para essa picape. 

Ela acelera com muita força e tem retomadas muito ágeis, uma vez que todo o torque está disponível entre 1.600 e 2.800 rpm. Isso tudo garante ultrapassagens muito precisas e seguras.

A bitola mais larga também ajuda a picape a se apoiar melhor nas curvas. Ela não oscila tanto, ainda mais porque também conta com amortecedores e molas diferenciadas. E caso a aderência esteja comprometida, basta acionar o 4×4 (modo high) para melhor distribuição de tração nas rodas.

Já no fora de estrada é onde a Toyota Hilux GR-Sport se encontra. No off-road é que bitolas alargadas, assim como o novo ajuste de suspensão e o motor mais forte mostram sua razão de existir. O carro suporta qualquer condição, atravessa com folga costelas, facões, buracos e o que estiver à frente. E quando o desafio aumenta, basta ativar o modo 4×4 com reduzida. Aí nada segura a bruta.

Ficha técnica Toyota Hilux GR-Sport 

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 2.775 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 224 cv de potência máxima a 3.000 rpm e torque máximo de 55 kgfm de 1.600 rpm a 2.800 rpm
  • Transmissão
    Tração 4×4, com reduzida e bloqueio de diferencial e câmbio automático seqüencial, de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 13,4 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira com ABS e EBD nos dois eixos
  • Suspensão
    Dianteira, independente, braços duplos triangulares, molas helicoidais, barra estabilizadora (GR) e amortecedor monotubo; traseira, eixo rígido, molas semielípticas de duplo estágio ajustado (GR) e amortecedor monotubo
  • Rodas/pneus
    De liga leve/265/65R17
  • Peso
    2.136 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    1.000 kg
  • Tanque
    80 litros
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 5,32; largura, 2,02; altura, 1,83; distância entre-eixos, 3,08; altura livre do solo, 32,3 centímetros
  • Capacidades
    Ângulo de ataque, 30 graus; de saída, 46 graus
  • Desempenho
    Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, não divulgada
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 9,5; estrada, 10,7