Testamos o Renault Duster Iconic 2025, que trouxe evoluções há muito esperadas em segurança

Os franceses são renomados produtores de vinhos, são donos de um dos rótulos mais famosos do mundo, Dom Pérignon. Mas vamos falar de carro, do Renault Duster, especificamente. 

O Duster, assim como os sofisticados vinhos franceses, têm envelhecido nos últimos 13 anos. E tal como a bebida de Baco, há uma diferenciação por safra. E podemos ser categóricos que o Duster vida sua melhor safra na linha 2025.

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Isso mesmo, depois de tanto tempo em linha era natural que o modelo comece a perder conteúdos, a simplificar para abrir caminho para carros mais novos. Mas no caso do Duster, não. O SUV evoluiu, primeiro ganhou carroceria nova, depois motor turbo e agora recebe incrementos de segurança mais que necessários.

O destaque fica para a versão Iconic, que recebeu novos grafismos, com detalhes em laranja (para se aproximar do irmão moderninho, Kardian). Com preço sugerido de R$ 157.990, a versão figura no topo da linha Duster. 

É um carro que encontra concorrentes modernos e sofisticados na mesma faixa de preço. Mas ele se faz valer pelo excelente motor TCe 1.3 turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

A unidade é combinada com transmissão do tipo CVT (com oito marchas emuladas), que garantem boa eficiência e um comportamento bem agradável no uso cotidiano. Claro que esse tipo de caixa penaliza um pouco a performance, mas o que importa é que ele é eficiente.

Em nossas médias na cidade, com gasolina, seu consumo ficou na casa de 9,7 km/l. Números satisfatórios para um jipão grandalhão como o Duster.

Conteúdos do Duster Iconic

Ao longo dos anos, o Duster ganhou e perdeu conteúdos. Na versão Iconic, a Renault colocou tudo que poderia instalar no SUV. Direção elétrica, ar-condicionado digital, partida sem chave, multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay e câmera multiview, carregamento por indução, assim como vidros e retrovisores elétricos.

Mas chama atenção o ganho em segurança. O Duster 2025 passou a contar com seis airbags. A inclusão se faz necessária uma vez que o Kardian, que é mais barato, já conta com meia dúzia de bolsas. Claro que ainda não chegou a vez de o Duster receber o pacotão ADAS do caçula moderninho, mas é algo que poderá ser revisto no futuro.

O único opcional do Duster é o Pack Outsider, que adiciona penduricalhos como faróis auxiliares extras e borrachão lateral. Vale citar, que o Renault redesenhou os “miolos” dos faróis e lanternas, com assinatura em Y, para seguir a temática do kardian. 

Renault Duster 2025 ao volante

Quem já guiou o Renault Duster 1.3 turbo 2025 não notará diferença para a nova versão Iconic. Trata-se do mesmíssimo carro. A posição de dirigir elevada e a boa área envidraçada garantem boa visibilidade. A atual geração recebeu ganhos substanciais em ergonomia, com comandos melhor distribuídos, bem diferente da primeira geração em que tudo foi posicionado pensando na redução de custo.

O SUV se destaca pelo bom espaço interno e porta-malas generoso com 475 litros. É um carro que comporta toda a família sem grandes sacrifícios, assim como toda bagagem.

O comportamento do conjunto mecânico coloca o Duster com um dos melhores SUVs do segmento, ao lado de Jeep Renegade, Fastback Limited, assim como o Abarth, e do caríssimo Honda HR-V Turbo. 

A suspensão elevada facilita a vida de quem precisa andar no asfalto e estradas de terra. Apesar de não ser um SUV off-road por função (já que não conta com tração 4×4), ele encara estradas de terra e até mesmo terrenos irregulares com facilidade. Os pneus largos ajudam nessa tarefa.  

Palavra final

Ao longo de seus 13 anos de mercado, o Renault Duster 20225 chegou à sua melhor safra, sem sombra de dúvidas. Ainda pode ficar melhor se ganhar assistentes de condução, que estão presentes em rivais que rivalizam em cavalaria. Mas mesmo assim, o francês é uma escolha interessante. Ele se revela como uma opção mais racional para quem busca um carro familiar, pois não tem aquele apelo esportivo do italiano, não é tão apertado quanto o norte-americano e não tão caro quanto o japonês.

Ficha técnica Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2025

MOTORDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500rpm e 6.000rpm, e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira e câmbio automático tipo CVT X Tronic, que simula oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUSDianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, tipo eixo de torção, com barra estabilizadora/17 polegadas (liga leve)/215/60 R17
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOSA disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESTanque, 50 litros; porta-malas, 475 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), 502 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,37m; largura, 1,83m; altura, 1,69m; distância entre-eixos, 2,67m; e altura em relação ao solo, 23,7cm
ÂNGULOSDe ataque, 30 graus; de saída, 34,5 graus
PESO1.353 quilos
PERFORMANCEVelocidade máxima de 180 km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,8 segundos (e)
CONSUMO (*)Cidade: 10,8 km/l (g) e 7,7 km/l (e)
Estrada: 11,5 km/l (g) e 8,4 km/l (e)
Dados do fabricante/ (*) Dados do Inmetro/ (g) gasolina/ (e) etanol