Avaliação
| em 2 semanas ago

Teste: Fiat Titano Ranch aposta em preço mais baixo para encarar rivais

Compartilhar

Fiat entra no segmento médio das caminhonetes com chassi, que tem caçamba grande, tração 4×4 com reduzida e vários porta-objetos na cabine, mas a suspensão sacrifica o conforto. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

A Fiat Titano é a primeira picape média da marca e montada sobre chassi. Equipada com motor turbodiesel e câmbio automático de seis marchas com tração 4×4 e reduzida para encarar caminhos difíceis.

O nome é referente à entidade da mitologia grega e ao metal titânio, que é resistente e durável. A Titano é vendida em outros mercados como Peugeot Landtrek, mas a tradição Fiat no segmento tem apelo maior de vendas.

VEJA TAMBÉM:

O visual tem grade frontal com elementos geométricos. Maçanetas com cromados, que estão também no santantônio, no protetor de cabine e no para-choque traseiro na versão Ranch, a topo de linha.

O interior agrada com polipropileno duro no painel central e nos forros de porta. O desenho do painel agrada com quadro de instrumentos completo e tela de TFT de 4,2 polegadas. A leitura do conta-giros é invertida, está no sentido anti-horário.

A tela do sistema multimídia está em destaque acima das saídas de ar-condicionado digital e de alguns comandos físicos. A navegação é nativa. Há três portas USB, sendo uma para a turma de trás que conta com saída de ar-condicionado. Há tomada de 12 volts com acendedor de cigarro no console central e outra na caçamba.

Os bancos dianteiros têm regulagens elétricas e o do motorista conta com apoio lombar para minimizar cansaço em percurso longo. O assento do banco traseiro é mais curto com espaço limitado para pernas que ficam em posição elevada provocando desconforto.

Há espaço para pequenos objetos sob o assento traseiro e vários porta-objetos na cabine. A caçamba enorme e totalmente revestida tem capota marítima de fácil manuseio, mas a tampa é pesada.

Cabine tem protetor para o vidro com desembaçador. Retrovisores grandes têm desembaçador. O volante é revestido com material liso, que permite deslize acidental das mãos e contém alguns comandos. Revestimento de bancos em material sintético não transpira.

Outros deslizes em ergonomia são coluna de direção regulável somente em altura e comandos dos vidros recuados na porta do motorista. O acesso à cabine exige esforço por causa da altura do solo, mas tem estribo e alças nas colunas A (dianteira) e na B (central), além de alças acima das janelas.

A posição de dirigir é boa. O diâmetro de giro grande (14 metros entre meios-fios) exige mais manobras, mas a câmera de ré de 360 graus ajuda bastante. A assistência hidráulica da direção é leve em manobra e com peso suficiente em velocidade mais alta.

O desempenho do motor turbodiesel é bom, apesar da relação peso/potência alta: 12,1 kg/cv. As retomadas são boas nos modos Sport e Normal. O modo Eco privilegia o consumo. Ocorre redução de marcha ao pisar no freio e ao diminuir velocidade. Trocas perceptíveis com tranco leve na redução.

Faróis com luz de LED no baixo, contam com regulagem elétrica de altura de facho. Lanternas são em LED. O facho alto tem luz de halogênio.

Limpadores e lavadores de para-brisa cumprem muito a função assim como os freios que param as mais de duas toneladas de peso em espaço de segurança. São seis airbags, incluindo os dianteiros laterais e os de cortina em toda a extensão lateral da cabine.

A suspensão sacrifica o conforto sobre piso ruim e com ondulação. Transfere com intensidade as imperfeições para a cabine com pouca carga na caçamba. Com mais peso na caçamba, o desconforto pode diminuir.

A carroceria tem movimentação aceitável em curva pela grande altura do solo. Bons também são os ângulos de ataque e de saída para vencer caminhos ruins. Os pneus são de uso misto e as rodas grandes aro 18 aumentam a sensação de robustez. 

A versão Ranch vem equipada com partida sem chave assim como travamento/destravamento de portas, aviso de saída de faixa, controle de descida, ar-condicionado de duas zonas, sensor de chuva, estepe em roda de liga na mesma dimensão dos pneus de rodagem, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de partida em rampa, entre outros.

A garantia é de cinco anos. O preço sugerido é de R$ 259.990. A pintura metálica custa R$ 2.490.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ficha técnica Fiat Titano Ranch

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, dianteiro, longitudinal, turbodiesel com geometria variável, 2.179 cm³ de cilindrada, 180 cv de potência máxima a 3.750 rpm e torque máximo de 40,8 kgfm a 2.000 rpm
  • Transmissão
    Tração 4×4, com reduzida, câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica; diâmetro de giro, 14 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira, e tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, com quatro braços oscilantes, barra estabilizadora; traseira, dependente, feixe de molas de quatro lâminas; altura do solo, 23,5 centímetros
  • Rodas/pneus
    7,5×18”de alumínio/265/60 R18
  • Peso
    2.150 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    1.020 kg
  • Tanque
    80 litros
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 5,330; largura, 1,963; altura, 1,897 (com barras longitudinais); distância entre-eixos, 3,180
  • Caçamba (metro)
    Comprimento, 1,630; largura, 1,600; altura, 0,516; volume, 1.220 litros
  • Capacidades
    Ângulo de ataque, 29 graus; de saída, 27 graus
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 175 km/h; aceleração até 100 km/h, 12,4 segundos
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 8,5; estrada, 9,2

Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Redação

Redator do Autos Segredos.