InícioAvaliaçãoTeste: Fiat Pulse Drive CVT 2024 perde itens que fazem falta para...

Teste: Fiat Pulse Drive CVT 2024 perde itens que fazem falta para o condutor

- publicidade -
- publicidade -

Versão Drive do SUV compacto não tem de série câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e roda de liga leve na linha 2025, que são itens opcionais no pacote Pack Plus. Ar digital está mantido. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Se as rodas de liga leve não fazem tanta falta, pois o carro também roda com as rodas de aço e calotas, as ausências do sensor de estacionamento traseiro e da câmera de ré são sentidos na primeira manobra em marcha a ré no Fiat Pulse Drive 2024.

Parece futilidade, mas é comodidade o motorista saber que o obstáculo está próximo em vez de calcular a distância do para-choque até o obstáculo para evitar arranhar ou avaria mais grave. Função do sensor de estacionamento.

VEJA TAMBÉM:

Câmera de ré é mais segurança que comodidade ao exibir a imagem do entorno na tela do sistema multimídia e evitar acidente ao sair da garagem. É item obrigatório em muitos países.

O Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 conquista pelas linhas da carroceria bem harmônicas, exceto as molduras grosseiras nas extremidades dos para-lamas. O interior tem bom acabamento para a categoria, mas incomoda muito a tampa do porta-luvas, que tem luz, desalinhada. Não dá para fazer melhor?

Além disso, as pontas de parafuso aparentes nas dobradiças internas também destoam. A forração em tecido dos bancos proporciona contato mais agradável com o corpo do que o couro ou material sintético.

O assento do banco traseiro do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 é mais curto do que os dos bancos dianteiros para aumentar o espaço para as pernas, que não têm o apoio devido e provocam desconforto em percursos médios e longos. Os bancos dianteiros têm assentos mais compridos e ficam mais confortáveis.  

Outras falhas em ergonomia é abaixar para entrar no banco traseiro; assoalho fundo do porta-malas deixa a lombar em desconforto na retirada e colocação de bagagem; tampa do porta-malas tem local de fechamento somente no lado direito, dificultando para canhoto.

A coluna de direção é regulável somente em altura. A regulagem em distância ou profundidade facilita encontrar a melhor posição ao volante. O interior do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 é bem iluminado assim como os comandos e facilita a direção noturna, facilitando a ergonomia.

A direção é muito leve em manobra e tem peso em alta, sem ser comunicativa. O diâmetro de giro pequeno (10,5 metros) facilita manobrar em espaço apertado. Retrovisores grandes são importantes na dirigibilidade ao aumentar o campo de visão.

A suspensão está bem calibrada e transfere pouco as imperfeições do solo. A carroceria se movimenta pouco em curva, transmitindo segurança. Apesar da grande altura (18,8 cm) do solo, o Pulse é bom de curva desde que não haja abuso.

Os bons ângulos de ataque e saída do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 facilitam a condução em caminhos ruins tanto no asfalto quanto na terra sem esbarrar a parte inferior.

Está equipado com controles de tração e de estabilidade. O desempenho do excelente motor de 1.332 cm³ de cilindrada aspirado é bom apesar da relação alta de peso/potência (11 kg/cv) com etanol. Com gasolina, é de 12,1 kg/cv.

Essa relação é mais sentida nas ultrapassagens, o que exige calcular bem o tempo. O motor totalmente de alumínio tem apenas duas válvulas por cilindro e a falta de elasticidade é sentida em rotação mais alta.

O modo Sport de direção mantém o regime de rotação do motor próximo à faixa de torque (4.000 rpm com etanol) para tornar menos lenta a ultrapassagem. Altera parâmetros de direção, aceleração, estabilidade e tempo de troca de marcha.

O motor do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 tem funcionamento suave e usa corrente de distribuição em vez de correia dentada, facilitando e tornando menos cara a manutenção. A troca da correia é cara. O consumo de etanol registrado no computador variou entre 5 km/l e 6 km/l na cidade e de 10 km/l a 11 km/l na estrada. Ambos com ar desligado.

O motor forma par com câmbio CVT com sete marchas assinaladas, sendo de economia a partir da quinta marcha. Há ligeiro retardo ao colocar o carro em movimento, característica do CVT. Troca manual é feita por meio de movimento na alavanca de marchas.

Não ocorre redução de marcha com a diminuição da velocidade. É prudente usar o modo manual para o freio-motor em descida e evitar desgaste dos freios físicos, que  imobilizam o carro em espaço de segurança.

Limpadores e lavadores de para-brisa e do vidro traseiro em spray são eficientes. Os faróis em LED iluminam muito bem e facho baixo tem bom alcance, dispensando lampejar o alto. Ponto positivo. A maioria dos carros com luz de LED no farol tem alcance limitado no baixo.

O sistema multimídia tem tela tátil de 8,4 polegadas, duas portas USB (A e C), compatibilidade com Android e Apple e Bluetooth. Essa versão tem  quatro airbags (dois laterais dianteiros), ar digital, assistente de partida em rampa, controle automático de velocidade, entre outros.

O preço sugerido do Fiat Pulse Drive 1.3 CVT 2024 é de R$ 112.900. A pintura sólida especial custa R$ 1.490 e o Pack Plus (câmera de ré, roda de liga e sensor de estacionamento traseiro), R$ 2.890. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Fiat Pulse Drive CVT 2024

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, flex, 1.332 cm³ de cilindrada, oito válvulas, com potências de 107 cv (etanol) a 6.250 rpm e 98 cv (gasolina) a 6.000 rpm e torques máximos de 13,7 kgfm (etanol) a 4.000 rpm e 13,2 kgfm (gasolina) a 4.250 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático CVT com sete marchas virtuais
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,5 metros
  • Freios
    Disco sólido na dianteira e a tambor na traseira, com ABS
  • Suspensão
    Dianteira, McPherson, e barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura mínima do solo, 18,8 centímetros; ângulos de ataque/saída (graus), 20,3/31,4 
  • Rodas/pneus
    6×16”de aço/195/60R16
  • Peso
    1.187 kg
  • Carga útil (passageiros+ bagagem)
    400 kg
  • Capacidades (litros)
    Porta-malas, 370; tanque, 47
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,099; largura, 1,774; altura, 1,576; distância entre-eixos, 2,532
  • Desempenho
    Velocidades máximas, 177 km/h (e) e 173 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 11,4 (e) e 12,2 (g)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 9,2 (e) e 12,9 (g); estrada, 10,4 (e) e 14,3 (g)
- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -