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Teste: Chevrolet Spin Premier 2025 está melhor em todos os sentidos

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Monovolume de sete lugares tem desenho da grade frontal e do interior renovados. Capô elevado, seis airbags e reforços estruturais na carroceria, faróis em LED, e itens de direção autônoma. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O monovolume Chevrolet Spin Premier 2025 inova com desenho frontal da carroceria e visual interno seguindo padrão mundial da marca. Capô mais alto dá elegância ao conjunto. Está mais largo em 3,4 centímetros devido ao aumento das bitolas.

Faróis e lanternas são em LED, seis airbags, incluindo o de cortina em toda a extensão lateral, reforços estruturais, e o banco da terceira fila está mais seguro por ser fixo.

Há alerta de ponto cego, de colisão frontal com detector de pedestre, frenagem automática de emergência (de 8 km/h até 80 km/h), alerta de saída de faixa sem interferência no volante, indicador de distância do veículo à frente.

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O desenho do painel central agrada e os apliques de material na cor cinza em diversas partes, como as saídas de ar, dão ares de sofisticação. O quadro de instrumentos de oito polegadas é configurável. A tela tátil do sistema multimídia é de 11 polegadas.

O interior do Chevrolet Spin Premier 2025 é bem iluminado, incluindo os comandos. A maioria está posicionada corretamente como manda a ergonomia. Wi-Fi é nativo. Carregador de celular é por indução e compatibilidade sem fio com Android e Apple. Há portas USB do tipo A e C.

Ar-condicionado é digital automático e há saída para o banco da segunda fila. A partida é sem chave. Farol com sensor crepuscular. Faróis em LED iluminam bem no facho baixo, mas deveriam ter um pouco mais alcance.

Há sensor de chuva com ajuste automático de velocidade. Os limpadores do Chevrolet Spin Premier 2025 para-brisa atingem boa área e os lavadores do tipo spray são eficientes. O limpador e o lavador do vidro traseiro também cumprem bem a função. 

O volante tem boa pega, está revestido com material rugoso que evita deslize das mãos e contém muitos comandos contrariando a ergonomia, mas é imperativo na indústria automobilística. A câmera de ré digital tem ótima definição de imagem e ajuda em manobra.

Retrovisores grandes e alerta de ponto cego também ajudam assim como a terceira janela. Os bancos com espuma de múltipla densidade estão mais confortáveis, mas assento curto não apoia devidamente a parte posterior da coxa.

O banco da segunda fila tem regulagem do encosto em diversas posições. O assento tem regulagem longitudinal e aumenta o espaço para perna se recuado ou amplia a capacidade do porta-malas enorme e também do espaço para pernas no banco da terceira fila.

O banco da terceira fila do Chevrolet Spin Premier 2025 é mais apropriado à criança e requer contorcionismo no acesso. Esse banco tem encosto e assento rebatíveis. Nessa condição, fica preso por meio de corda à haste do apoio de cabeça do assento da terceira fila. Não é a melhor opção, mas funciona.

Outras falhas em ergonomia são portas pesadas, principalmente da traseira que tem local de fechamento somente no lado direito; coluna de direção regulável somente em altura; falta a de distância; abaixar para entrar no banco das segunda e terceira filas, cintos dianteiros sem regulagem de altura.

A direção está mais direta e o ponto central, bem definido. O câmbio automático com conversor de torque tem troca rápida, perceptível, mas sem tranco. Ocorre redução de marcha ao pisar no freio ou ao reduzir a velocidade.

Troca manual é por meio de tecla na alavanca. Não é ideal, mas acostuma-se. O diâmetro de giro médio (10,88 metros) contribui na manobra em espaço reduzido.

O motor é o 1.8 de oito válvulas do modelo Corsa 1994, mas com evolução. O módulo de gerenciamento eletrônico tem mais velocidade de processamento e ajuda reduzir consumo. Computador registrou média de 8 km/l na cidade e de 12,5 km/l na estrada com ar ligado. Medições com gasolina.

O desempenho é coerente com a proposta do carro familiar de sete lugares. Acelerações convencem, mas falta fôlego na retomada por que o cabeçote não é multiválvulas. Além disso, a relação peso/potência é alta (12,18 kg/cv com gasolina e 11,6 kg/cv com etanol).

Abastecido com etanol, o torque é de 1,1 kgfm a mais com etanol. É significativo o aumento, principalmente se estiver com sete ocupantes. Porém, o desempenho não é prioridade na proposta deste monovolume.

O ruído de funcionamento do motor é percebido acima de 4.000 rpm por que há material antirruído somente no painel de fogo. Sob a tampa do capô, o fabricante economizou.

O sistema de suspensão filtra bem a imperfeições do solo, bitolas estão mais largas e amortecedores foram recalibrados. A carroceria se movimenta pouco em curva. Há barra antirrolagem nos eixos dianteiro e traseiro, que contribuem para isso.

Altura do solo aumentou em 1,6 cm e os ângulos de ataque e saída estão maiores e o carro transpõe as imperfeições do solo em via urbana sem esbarrar a parte inferior.

Os freios param bem o Chevrolet Spin Premier 2025 em espaço de segurança, com a frente abaixando um pouco. Há assistente de partida em aclive e controle de tração e de estabilidade.

A versão topo de linha Premier também está equipada com muitos itens de conforto e conveniência. Não será a mais vendida, mas atende à família numerosa com mais recursos, incluindo os itens de direção autônoma exclusivos dela.

O Chevrolet Spin Premier 2025 tem preço sugerido de R$ 144.990. A pintura metálica custa R$ 1.850. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Chevrolet Spin Premier 2025

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, 1.796 cm³ de cilindrada, flex, oito válvulas, de 111 cv (etanol)/106 cv (gasolina) de potências máximas a 5.200 rpm e torques máximos de 17,7 kgfm (e) a 2.600 rpm e 16,8 kgfm (g) a 2.800 rpm
  • Transmissão
    Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,88  metros 
  • Freios  
    Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, com barra estabilizadora; vão livre do solo, 17,3 centímetros
  • Rodas/pneus
    6,5×16”de liga leve /205/60R16
  • Peso (kg)
    1.292
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    515 kg
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,42; largura, 1,768; altura, 1,698; distância entre-eixos, 2,620
  • Capacidades (litros)
    Porta-malas, 553 (terceira fileira de bancos rebatidos) e 162 (sete lugares); tanque, 53; ângulos de ataque/saída (graus), 16,6/24,4
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 170 km/h (g/a); acelerações até 100 km/h, 11 segundos (e)/ 11,8 s (g)
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 7,4 (e) e 10,5 (g); estrada, 9,3 (e) e 13,4 (g)
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