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Teste: Jeep Compass BlackHawk 2.0 turbo 2025 é SUV para quem busca desempenho

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Jeep Compass BlackHawk 2025 atinge 100 km/h em 6,3 segundos, tem sistema de auxílio ao condutor nível 2 e garantia de 5 anos, mas roda somente com gasolina. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

As pinças vermelhas dos freios a disco nos dois eixos se destacam ao primeiro olhar nas rodas enormes aro 19. Importantes para conter o ímpeto do Jeep Compass BlackHawk 2025 que chega aos 100 km/h em 6,3 segundos. Tanta rapidez tem que ser contida com eficiência.

Foi-se o tempo em que utilitários eram vistos como desajeitados e lerdos. Não por acaso as marcas esportivas se renderam a essa carroceria pelo desejo desenfreado dos consumidores. O dinheiro na conta desfez o preconceito e até Ferrari embarcou na onda sem cerimônia.

O capô esconde o segredo de tamanha rapidez: o motor Hurricane de 272 cv e 40,8 kgfm de torque tem relação peso/potência de 7kg/cv nessa versão do Compass. A velocidade máxima de 228 km/h requer freios eficientes para imobilizar em espaço de segurança.

Além dos sete airbags, incluindo o de joelho para o motorista, o Compass BlackHawk 2025 está equipado com itens de segurança ADAS nível 2, que inclui centralização do carro na faixa sinalizada com controle de velocidade. Assim, faz curvas de maneira autônoma e mantém velocidade pré-definida.

Outros itens do ADAS são alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, aviso de mudança de faixa, centralização do carro na faixa, reconhecimento de placas de trânsito, farol alto automático, detecção de tráfego traseiro cruzado e assistente de estacionamento.

O estilo alterou um pouco com a nova grade frontal e novas rodas de liga de alumínio aro 19 que podem rodar com 85% da pressão do pneu com furo de até 5 mm. O interior do Compass BlackHawk 2025 é todo escuro: teto, colunas, forros de porta. Enorme teto solar elétrico panorâmico compõe o conjunto. 

Visibilidade traseira ruim, mas ajudada pela câmera de ré e pelo assistente de estacionamento em manobra. As falhas em ergonomia estão no banco traseiro: assento baixo e curto deixam as pernas em posição desconfortável. Além disso, é preciso abaixar no acesso.

Os bancos dianteiros têm regulagens elétricas, incluindo a lombar que mantém a pelve na posição ideal. Por outro lado, a forração combina couro, que não transpira, com camurça. Assentos poderiam ter um pouco mais de comprimento.

O volante com muitos comandos também complicam a ergonomia. Há comandos físicos diversos sob a tela tátil em LED de 10,1 polegadas do sistema multimídia. Navegação é nativa. Quadro de instrumentos de 10,5 polegadas é digital e configurável. Iluminação interna é boa.

O acabamento interno do Compass BlackHawk 2025 é muito bom, mas no bojo do estepe e no capô é no prime. O ar-condicionado é de duas zonas e há saída para o banco traseiro.

Impressiona a força do motor Hurricane todo em alumínio, injeção direta e duplo comando de válvulas. Está conjugado com câmbio automático com conversor de torque de nove marchas. Computador registrou consumo de gasolina de 5 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada. 

Ocorre redução com a diminuição da velocidade e trancos leves nas trocas, com opção manual no volante revestido corretamente com material rugoso para evitar deslize acidental ou na alavanca.

Essa versão acelera rapidamente e retoma (ultrapassa) na mesma intensidade. O senão na direção é que, às vezes, o ponto central carece de melhor definição. Leve em manobra e com peso em alta. Diâmetro de giro maior (11,3 metros) requer mais manobra em garagem.

Para encarar caminhos ruins, o Compass BlackHawk 2025 conta com tração 4×4 por demanda, reduzida e modos de condução no barro, areia e terrenos de pouca aderência. Há controle eletrônico de descida.

A suspensão traseira independente é desconfortável sobre ondulações. As rodas grandes (aro 19) e pneus de perfil baixo (45) são pesados. Assim, o conjunto sobre e desce pesadamente gerando desconforto.

Os freios a disco nos dois eixos são excelentes. As pinças fazem jus à cor e imobilizam o carro em espaço de segurança. Faróis em LED são excelentes, com bom alcance do facho baixo, e contam com regulagem elétrica de altura do facho.

O alto automático evita ofuscar carros à frente ou em sentido contrário. Limpadores do para-brisa e lavadores também cumprem bem a função, assim como o traseiro. Está equipado com sensores crepuscular e de chuva.

Abertura e fechamento do porta-malas são eletrônicos e há sensor de presença ao passar o pé sob o para-choque. Há comandos físicos para abrir e fechar. 

Há assistente de partida em rampa, sistema eletrônico anticapotagem, controles de tração e de estabilidade, entre outros.

O preço sugerido do Jeep Compass BlackHawk 2025 é de R$ 285.590. A garantia é de cinco anos.

Ficha técnica Compass BlackHawk 2025

  • Motor
    De quatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, gasolina,injeção direta, 1.995 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, 272 cv de potência máxima a 5.200 rpm e 40,8 kgfm de torque máximo a 3.000 rpm
  • Transmissão
    Tração 4×4 por demanda, com reduzida e câmbio automático, de nove marchas, com conversor de torque
  • Direção
    Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros
  • Freios
    Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira
  • Suspensão
    Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 19,8 centímetros
  • Rodas/pneus
    7,5×19”de liga leve /235/45 R19
  • Peso
    1.720 kg
  • Carga útil (passageiros + bagagem)
    400 kg
  • Capacidades (litro)
    Tanque, 55; porta-malas, 476; ângulos de ataque/saída/rampa, 21,7/28,5/21,2 graus 
  • Dimensões (metro)
    Comprimento, 4,404; largura, 1,819; altura, 1,640; distância entre-eixos, 2,636
  • Desempenho
    Velocidade máxima, 228 km/h; aceleração até 100 km/h, 6,3 segundos
  • Consumo (km/l)
    Urbano, 8,3; estrada, 11
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