InícioMarcasFordFord Brasil participa ativamente de projetos globais da matriz 

Ford Brasil participa ativamente de projetos globais da matriz 

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Mustang GT, Mustang Mach-E e F-150 são alguns dos modelos que contam com tecnologias com participação da engenharia brasileira

A Ford Brasil mantém um Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no Brasil que atua em conjunto com outras oito unidades espalhadas pelo mundo para o desenvolvimento dos carros globais da marca. Algumas das tecnologias foram criadas no Brasil e estão presentes nos últimos lançamentos da marca. 

Entre as tecnologias desenvolvidas no Brasil estão as semiautônomas, carros elétricos e conectados, exportando serviços de engenharia para mercados como Estados Unidos, Europa e China.

Além do Centro de testes de Tatuí (SP), a Ford conta com sua sede em Camaçari e um hub de inovação em Salvador, ambos na Bahia. 

O Autos Segredos esteve no centro de testes de Tatuí (SP) onde colocou à prova algumas das tecnologias presentes nos modelos F-150, Mustang GT e Mustang Mach-E.

Uma delas foi o sistema One Pedal do SUV elétrico, onde o condutor pode guiar o modelo usando somente o pedal do acelerador. Na pista do fabricante, participamos de uma frenagem de emergência, a tecnologia evitou a colisão com o obstáculo à frente tranquilamente. 

Outra funcionalidade desenvolvida pelo time de engenheiros brasileiros da Ford está o Track Apps do Mustang GT que serve para acionar  Drift Brake e o Line Lock (travamento das rodas dianteiras para a manobra conhecida como “borrachão”), faz a medição dos tempos de volta, aceleração, frenagem, força G lateral e longitudinal. E ainda exibe informações como temperatura do motor, do diferencial e temperatura e pressão do óleo. Na pista da marca em Tatuí (SP), usamos a tecnologia para fazer um 0 a 100 km/h com o esportivo, cravei 4,6 segundos. 

A engenharia local da Ford também desenvolveu o sistema Remote REV, que permite acelerar o carro remotamente por meio da chave. 

Já a picape grande F-150 tem um sistema exclusivo de iluminação externa por zona desenvolvido no Brasil. 

Até modelos que não são vendidos no Brasil contam com tecnologias com atuação de engenheiros locais, como os Contour Seats, bancos oferecidos nos modelos Lincoln Aviator, Corsair e Navigator, que além de vários ajustes contam com a função de massagem.

 Ford em Tatuí

O Centro de Testes da Ford em Tatuí (SP) conta com uma área total de 4,66 milhões de metros quadrados com quase 80% de áreas verdes preservadas. Ele tem 20 km de pistas pavimentadas e 40 km de pistas de terra com diferentes tipos de piso e traçados. 

As diferentes pistas permitem à Ford testar um carro do nascimento até ele ganhar as ruas. Em Tatuí, a marca também tem laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, laboratório vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão.

Novo simulador

Durante nossa visita também pude conhecer o novo simulador da Ford que tem tela de 4,5 metros e visão de 210°, ele é um dos três que a marca tem no mundo. O simulador estático permite testar de forma virtual vários componentes dos veículos, como suspensão, freios, direção e pneus, com grande rapidez e eficiência.

Foto principal | Ford/Divulgação

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Confira nosso primeiro contato com a Ford F-150 Lariat:


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