Fábrica de motores já produzia no Paraná o motor HR10 1.0 litro Turbo Flex
A HORSE investiu R$ 100 milhões em sua fábrica de Curitiba (PR) para iniciar a produção local do motor HR 13 1.3 litro Turbo Flex. A fábrica já produzia desde o começo de 2024, o motor HR10 1.0 litro Turbo Flex.
De acordo com o fabricante, os motores foram desenvolvidos para atender às necessidades únicas do mercado sul-americano, esses motores oferecem potência, torque, eficiência e baixas emissões e podem operar tanto com gasolina quanto com etanol. Além disso, são compatíveis com o Proconve L7 (equivalente ao Euro 6d) e já estão no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.
O motor HR13 1.3 Turbo Flex já é usado no Brasil nos Renault Oroch e Duster, ele entrega potência máxima de 167 cv e torque máximo de 27,5 kgfm. Já o motor HR10 de três cilindros de 1.0 litro equipa o Renault Kardian, ele oferece 123 cv de potência e torque máximo de 22,4 kgfm.
A HORSE diz que foram mais de 170 mil horas de desenvolvimento dedicadas, apenas, ao motor Turbo Flex de 1.0 litro, para atender à demanda dos consumidores sul-americanos. A planta de Curitiba terá capacidade para produzir 500.000 motores anualmente.
”Estamos, de fato, criando soluções de propulsão sob medida para diferentes mercados ao redor do mundo. Produzir o HR10 e o HR13 no Brasil é um exemplo perfeito de como aproveitamos a expertise local para atender à demanda desse mercado. Com características de condução excepcionais, funcionamento sem falhas com dois tipos de combustível e qualidade comprovada, o HR10 e o HR13 são motores ideais para o mercado brasileiro”, afirma Guillaume Tuffier, Diretor de Estratégia de Propulsão & Engenharia Avançada da HORSE Powertrain Solutions.
Em comum, os motores HR10 e HR13 contam com revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, para as partes móveis da cabeça do cilindro, bem como anéis e pinos dos pistões. Essa tecnologia avançada reduz o atrito, melhorando a eficiência de combustível.
Já as paredes dos cilindros do bloco de alumínio recebem tratamento chamado BoreSpray Coating (BSC), que permite um aquecimento mais rápido a partir do frio e resulta na redução das emissões e consumo em 1%.
Visando economia de combustível, os motores também contam com tratamento de superfície polimérica para os componentes do virabrequim e um sistema Start & Stop equipado com Reflex, que pode desligar o motor antes de o veículo parar, para uma eficiência ainda maior.
Foto principal | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
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