Fiat Toro e os Jeep Compass, Commander e Renegade passam a ter o primeiro abastecimento de fábrica com combustível derivado da cana
Durante a visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, à fábrica da Stellantis em Pernambuco, deu início ao abastecimento com etanol dos carros com motorização flex. O processo faz parte das estratégias de desenvolver tecnologias e iniciativas para a descarbonização da mobilidade.
Com a iniciativa, a Fiat Toro e os Jeep Compass, Commander e Renegade com motor Turbo Flex 270 passam a sair da fábrica abastecidos com etanol. Em 2025, a iniciativa será expandida para os polos automotivos de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
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“A Stellantis foi estabelecida com uma visão de mobilidade sustentável e está na vanguarda das discussões e ações em prol da sustentabilidade. Não à toa que o plano estratégico global da empresa prevê a completa descarbonização de todo o ciclo de produção até 2038, com uma redução de 50% já em 2030. Para atingir esse objetivo, a Stellantis está sempre buscando desenvolver estratégias para promover a mobilidade de baixo carbono e identificou que essa era mais uma mudança a ser feita para avançar com a descarbonização”, explica Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.
De acordo com a Stellantis, a iniciativa, implementada nos veículos produzidos no Polo Automotivo de Goiana, reduzirá mais de 2,1 mil toneladas de CO2 emitidas na queima de combustível do primeiro abastecimento, o que representa uma diminuição de cerca de 87% em emissões.
“Ao abastecer o veículo na fábrica com etanol, a Stellantis está contribuindo para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa nas unidades industriais e na cadeia de valor. Isso porque a nossa meta vai além da fabricação dos veículos, envolve todo o ciclo de vida, desde as matérias-primas até o final de vida do veículo”, pontua Cappellano.
Foto principal | Stellantis/Reprodução
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