InícioLançamentosConheça os novos Volkswagen Gol e Voyage 2013 ½

Conheça os novos Volkswagen Gol e Voyage 2013 ½

- publicidade -
- publicidade -

O lançamento dos novos Volkswagen Gol e Voyage acontece durante esta semana, nos dias 18 e 19, mas aqui estão as imagens dos modelos e seus principais detalhes. Só falta conhecer os preços e os detalhes específicos de cada versão… São destaques o motor 1.0 TEC, o pacote BlueMotion Technology e o sistema ECO Comfort. Conforme escrevi ontem no post abaixo ficou combinado com a VW que se o material estivesse online em outros portais hoje dia 17, o material seria republicado como ele está disponível no Portal R7 da Record , no Blog do Boris e no Blog do Vrum.

Gol e Voyage se enquadram na identidade de design da Volkswagen com novos faróis (diferentes do Fox, diga-se), para-choque dianteiro e para-lamas. A traseira de cada um segue conceitos próprios. Com novas lanternas, tampa do porta-malas e para-choque traseiro – agora com refletores na base – o Gol tenta se assemelhar ao Polo comercializado na Europa. O Voyage teve os mesmos elementos modificados, tendo como destaque as lanternas que agora ocupam parte da tampa do porta-malas.

Na lateral serão vistas duas novas calotas, uma para rodas de aço de 14 e outra para as de 15 polegadas, rodas de liga leve aros 14”, 15” ou 16” – apenas para os 1.6 –, as colunas B com acabamento preto em todas as versões e, nas topo de linha, a parte inferior será preta, como é feito nas Saveiro.

O interior mudou além da padronagem dos tecidos. As saídas de ar são novas, e contam com detalhe cromado em seu centro. O quadro de instrumentos ganhou iluminação de LEDs de luz branca e o console passa a ter iluminação vermelha, além de acabamento preto brilhante que pode ser integrada ao novo sistema de som opcional. Ele possui maior integração com o I-System, exibe informações dos sensores de estacionamento e possui entrada USB. Vidros dianteiros elétricos, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas são de série em todas as versões. O Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro.

Partindo para as questões técnicas, a novidade está no motor 1.0 TEC, da família EA111 como o VHT usado até então. O TEC, de Tecnologia para Economia de Combustível, disponibiliza mais torque em giros menores, com retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim de baixo atrito, que proporciona ainda redução de consumo em até 4% e melhoria nas emissões. Flex, gera 76 cv a 5.250 rpm e torque de 10,6 kgfm a 3.850 rpm com álcool, e 72 cv a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm a 3.850 rpm com gasolina.O 1.6l VHT tem os mesmos componentes de baixo atrito, e gera 104 cv a 5.250 rpm e torque de 15,6 kgfm a 2.500 rpm com álcool, e 101 cv a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm a 2.500 rpm com gasolina. A transmissão automatizada ASG continua disponível.

Para também ajudar a melhorar o consumo, estará disponível para os 1.0 como opcional o pacote de equipamentos BlueMotion Technology, capaz de reduzir o consumo de Gol e Voyage em até 8%. Ele é composto por pneus com menor resistência à rolagem nas medidas 175/70 R14 e indicadores digitais de consumo instantâneo de combustível e de marcha ideal, como no Fox BlueMotion.O que particularmente achei muito interessante, é o sistema ECO Comfort presente em todas as versões com I-System. Ele tenta educar o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Lembra de fechar a janela caso o ar condicionado seja ligado, e que não se deve pisar no acelerador ao dar partida no carro, por exemplo… Na teoria é muito bonito.

A arquitetura eletrônica é completamente nova, e permitiu a introdução de novos sistemas, como o “Comfort Blinker”, que interpreta o comando de seta por um leve toque na haste, e a introdução do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência). Caso o motorista pressione o pedal de freio com força as luzes de freio piscam de forma intermitente, e quando o carro para o sistema aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.

Fotos e fonte | Volkswagen/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

111 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -