InícioMercadoMercado em novembro: vendas voltam a crescer, principalmente entre os carros nacionais

Mercado em novembro: vendas voltam a crescer, principalmente entre os carros nacionais

- publicidade -
- publicidade -

Depois de alguns meses em queda, o número de emplacamentos voltou a crescer no mercado brasileiro. Foram 305.252 veículos vendidos em novembro, ante 263.825 em outubro(veja aqui). Os números ainda são inferiores aos do mesmo mês do ano passado, que somou 311.370 automóveis comercializados, mas a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) estima que 2011 registrará um novo recorde nacional, graças aos bons resultados alcançados no primeiro semestre.

O Gol, como de praxe, permanece na liderança de vendas entre os carros nacionais. Entre os hatches compactos, as colocações seguintes ficaram com Uno, Celta Fox/CrossFox, Palio, Fiesta, Sandero, Agile e Ka. Apesar de ter mantido a mesma posição, o Palio teve significativo aumento de vendas, alcançando 10.573 emplacamentos. Trata-se do melhor número obtido pelo modelo em 2011. O crescimento, sem dúvida, é decorrente da chegada da nova geração.

O segmento dos sedãs compactos teve outro líder tradicional: o Corsa. O Voyage foi vice, enquanto o Siena, na iminência de ser substituído por uma nova geração, veio logo atrás. Prisma, Logan e Fiesta seguem na ordem.

O Corolla continua bem à frente dos concorrentes na categoria dos sedãs médios. Cruze e Jetta parecem estar consolidados nos dois lugares seguintes do pódio. O Civic vive dias difíceis no mercado: a nova geração já foi apresentada à imprensa e teve até os preços revelados, mas as vendas só começam na segunda quinzena de janeiro. Enquanto isso, os concessionários comercializam a antiga versão do Honda, que já não apresenta muito fôlego. Bom para o Fluence, que vem crescendo e ultrapassou o rival japonês, ocupando a quarta posição. Nos resultados acumulados, porém, os representantes de Chevrolet, Volkswagen e Renault aparecem mais para trás, pois os três ainda não haviam sido lançados nos primeiros meses do ano.

O Focus voltou a fechar o mês na ponta do segmento dos hatches médios. O Ford tomou a posição do Hyundai i30 em outubro.  O irmão Veloster, que havia conquistado o terceiro lugar da categoria logo após o lançamento, não conseguiu manter o bom resultado e foi ultrapassado pelo veterano Volkswagen Golf. O Fiat Bravo ficou com a quinta colocação.

O Palio Weekend continua liderando com folga o segmento das peruas, que atualmente conta com poucas opções no mercado brasileiro. A SpaceFox, por sua vez, permanece na segunda posição, enquanto a Gran Tour se mantém viva no terceiro lugar.

Entre os veículos considerados comerciais leves pela Fenabrave, o Renault Duster fechou o mês novamente à frente do EcoSport e ainda aumentou a vantagem em relação ao concorrente. A Renault comercializou 3.876 unidades, ante 2.756 da Ford. A Strada continua liderando com folga na categoria de picapes compactas, com 9.867 exemplares vendidos. A vice Saveiro registou 5.856 emplacamentos, enquanto a Montana conquistou 4.469 novos proprietários. A S10 voltou a figurar na primeira posição entre as médias, com vantagem pequena sobre a Hilux: 3.841 caminhonetes da Chevrolet ganharam as ruas, contra 3.709 da Toyota.

FIAT 66.279 21,71%
VW 60.118 19,69%
GM 56.929 18,65%
FORD 27.058 8,86%
RENAULT 21.942 7,19%
HYUNDAI 10.580 3,47%
TOYOTA 10.154 3,33%
NISSAN 7.929 2,60%
PEUGEOT 7.460 2,44%
10º CITROEN 6.963 2,28%
11º HONDA 6.487 2,13%
12º MITSUBISHI 5.349 1,75%
13º KIA 4.843 1,59%
14º MERCEDES-BENZ 1.984 0,65%
15º JAC 1.884 0,62%
16º CHERY 1.811 0,59%
17º HAFEI 1.126 0,37%
18º BMW 947 0,31%
19º SUZUKI 837 0,27%
20º VOLVO 651 0,21%

Entres os fabricantes, as sete primeiras posições se mantiveram como estavam, com pequenas variações para mais e para menos. O destaque foi a Nissan, que pulou da 11ª para a 8ª colocação. O resultado pode ser explicado pelo bom desempenho mercadológico do March, que emplacou 2.261 unidades. O Versa obteve a marca de 824 exemplares comercializados. O número não pode ser considerado ruim para o mês de estreia, mas é bem inferior ao do irmão menor. Vamos ver como o sedã se comportará em dezembro.  A Honda desceu duas casas, e a Peugeot, uma. A Mitsubishi, por sua vez, escalou um andar para cima na tabela.

Uma tendência que se manteve em relação ao mês passado foi o decréscimo das marcas importadas. Kia, JAC, Chery e Hafei perderam um posto cada. A exceção foi a Mercedes-Benz, que subiu do 17º para o 14º lugar. Vale lembrar, contudo, que o ranking de marcas inclui também os chamados comerciais leves, segmento no qual a marca alemã atua. A Land Rover deixou de figurar na lista, sendo ultrapassada pela Suzuki e também pela Volvo.

Fotos: Volkswagen, Fiat, Ford e Renault/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

26 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -