InícioMarcasHyundaiQual a potência exata do Hyundai Elantra?

Qual a potência exata do Hyundai Elantra?

- publicidade -
- publicidade -

Existem várias unidades de medidas responsáveis por definir potência, como kW, PS, HP, CV… Cada qual com seus países adeptos. Ao que parece, a Hyundai CAOA tem a sua própria medida. Não bastasse o Veloster, anunciado com um motor (de 138 cv) mas que na verdade possui outro (de 128 cv), o Elantra está chegando ao Brasil com mais potência do que em qualquer outro mercado onde está a venda.

Seu motor é o 1.8 16v Nu, DOHC com injeção MPI, que entrega 148 cavalos  a 6.500 rpm e 18,2 kgfm de torque a 4.700 rpm, segundo o site mundial da Hyundai. ótimos números para um motor que também é eficiente no consumo. Fora este, o Elantra ainda pode usar duas opções 1.6, a Diesel ou a gasolina.Mas ao cruzar os oceanos o o sedã teria conseguido quase a mesma potência do 2.0 que equipa o ix35, de 166 cavalos.

Em uma matéria publicada por Estado de Minas na última sexta-feira, sobre a primeira unidade do Elantra que chegou à Belo Horizonte, um desencontro de informações. Enquanto a concessionária reafirmava os 148 cavalos, na nota fiscal de um cliente que já comprou seu Elantra constavam 158 cavalos. Esta seria, em tese, a potência de sua homologação no Brasil, algo que um módulo adequado à nossa gasolina alcoólica não explicaria. Não conheço um motor que ao se tornar flex tenha ganho 10 cavalos… E isso envolve aumento de taxa de compressão, etc…

No entanto, no site da Hyundai CAOA constam 160 cavalos e 18,2 kgfm de torque, incrivelmente obtidos às mesmas rotações. Hoje mais cedo, durante matéria paga no programa Auto Esporte, o gerente de pós-venda da Hyundai CAOA afirmou que o sedã possui “algo em torno dos 160 cavalos”.

Acho que encontrei a solução. A CAOA possui sua própria unidade de medida, o “Cavalo-CAOA”, que pode ser obtido ao se dividir 160 por 148, sendo 1,081, Ou seja, 1cv = 1,081 cv-CAOA. Assim, o Elantra possui 160 cv-CAOA e o Veloster 138 cv-CAOA .Faça o teste!

Fotos | Hyundai/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

71 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -