InícioMarcasFiatNovidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestilizado, novo Palio...

Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestilizado, novo Palio…

- publicidade -
- publicidade -

Fiat terá câmbio DCT no BrasilA cada dia fico mais feliz com nossos “amigos”, pois, sempre chegam com notícias quentes, as de hoje são bem interessantes. Vamos a elas:

O projeto 344 (leia-se City Car) compartilhará não só a plataforma do novo Fiat Uno como também diversos componentes. Já o Linea está recebendo estudos para ser reestilizado depois do lançamento do Punto EVO que chega no ano que vem.

Mas a melhor informação diz respeito a um novo câmbio para equipar os modelos topo de linha (Linea, Bravo, Adventures…). Internamente o equipamento é chamado somente de Dual Clutch. A nova transmissão que na Europa é chamada de TCT tem seis velocidades e opera com duas embreagens. A caixa foi desenvolvida pela Fiat Powertrain em Verona, Itália, em parceria com outras duas empresas. A Magneti Marelli desenvolveu o sistema de controle da transmissão, que integra o atuador hidráulico produzido pela BorgWarner. Na fábrica de Betim um Linea e um Idea Adventure já estão equipados com o câmbio para o ínicio dos testes.  Já o Dualogic passaria por melhorias e seria usado somente nos modelos de entrada.

A caixa é compacta o suficiente para ser aplicada em outros modelos compactos e médios. O câmbio se destaca pelo uso de embreagens a seco, que não recorrem ao banho de óleo da maioria das caixas de dupla embreagem. Por conta disso, é mais barata e leve. Como não há banho de óleo, as embreagens são sujeitas a menos fricção por viscosidade. Uma vantagem que se traduz em menor peso, apenas 81kg, já que dispensa a refrigeração forçada dos câmbios de dupla embreagem normais e, de quebra, elimina pelo menos 4,8 litros de óleo necessários na lubrificação. Segundo a Alfa Romeo, o câmbio é 6% mais eficiente.

No Brasil, esse tipo de câmbio de dupla embreagem já está presente no compacto Audi A1. O modelo premium recorre ao câmbio de sete marchas de dupla embreagem a seco DQ200, ao contrário de outros DSG do grupo VW de seis velocidades, ainda banhados a óleo.

NOVO PALIO Nossos “amigos” também nos trazem notícias ruins e confesso que até desencontradas. Vamos dizer que 75% deles (amigos) indicam que o novo Palio 326 chega em setembro, já 25% nos disseram que está tudo atrasado por conta dos fornecedores e acha díficil que ele chegue nesta data… Entretanto, hoje presenciei duas unidades rodando somente com o plástico branco nas lanternas e faróis o que indica o início da produção… e um outro amigo acaba de confirmar a chegada para setembro. Só nos resta aguardar, enquanto apuro novas informações. Aproveitando informo que o entre-eixos do novo Siena (Projeto 326 3V) será de 2,54m. Já o Palio ainda não consegui suas dimensões finais.

Foto | Fiat/divulgação e Projeção | Yuri Queiroz/Queiroz Design

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

50 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -