InícioAvaliaçãoAo Volante: Chevrolet Trailblazer é um SUV old-school

Ao Volante: Chevrolet Trailblazer é um SUV old-school

- publicidade -
- publicidade -

Grande, pesado, robusto, espaçoso, potente e beberrão: modelo derivado da S10 mantém todas as características, boas e ruins, dos veículos que fizeram surgir o segmento de utilitários esportivos

chevrolettrailblazer53A Trailblazer é descendente de uma verdadeira dinastia de SUVs, produzidos no Brasil pela Chevrolet desde a década de 1950. Precedida por nomes célebres, como Amazona, Veraneio e Bonanza, o modelo tem a missão de manter a marca viva em um segmento que dominou por décadas, até a antecessora direta Blazer demorar demais para ser atualizada e perder o posto. Para tornar a situação mais difícil, a categoria sofreu uma verdadeira avalanche de concorrentes, todos importados. Será que a tradição, aliada ao projeto atualizado, são capazes de trazer os bons tempos de volta?

chevrolettrailblazer49Tradição parece ser mesmo a palavra que regeu o desenvolvimento da Trailblazer. O modelo é um SUV no sentido literal da palavra, derivado de picape (a S10, no caso) e construído sobre chassi. Sob o capô, há um 3.6 V6 a gasolina, já conhecido por alguns consumidores: trata-se da mesma unidade que equipou a última geração do Omega. A Captiva também chegou a utilizá-lo, logo em seus primeiros anos no mercado nacional, mas acabou substituindo-o por um 3.0. O bloco de maior cilindrada não leva vantagem nos números absolutos: são 239 cv de potência a 6.600 rpm e 33,5 mkgf de torque a 3.200 rpm, ante 268 cv a 6.950 rpm e 30,0 mkgf a 5.100 rpm do menos. Parece que a Chevrolet recolocou o 3.6 de volta à ativa devido à sua maior oferta de força em baixa rotação, algo imprescindível em um veículo pesado como a Trailblazer, que na versão avaliada chega aos 2.087 kg. Esse motor é construído inteiramente em alumínio e dotado de coletor de admissão e comando de válvulas variáveis, mas conta com um sistema de alimentação tradicional, enquanto o 3.0 utiliza a mais eficiente injeção direta. Mas vale ressaltar que o funcionamento, além de suave, produz aquele ronco gostoso que parece borbulhar típico de cilindros dispostos em V.

APARATO OFF-ROAD O motorzão é regido por uma caixa automática de seis velocidades, semelhante à de outros veículos comercializados pela Chevrolet: não dispõe de programação Sport ou Snow, mas conta com opção de trocas sequenciais. O que muda é o modo de manuseio, que ocorre não por botões na alavanca, mas por toques na mesma. Tudo bem que o Trailblazer não tem vocação alguma para a esportividade, mas desejável mesmo seria a existência de teclas para comandar o câmbio no volante. Contudo, ainda no que diz respeito à transmissão, o diferencial é o aparato off-road completo, composto por tração 4×4 e reduzida, ambas com acionamento eletrônico. O sistema não é permanente: em uso normal as rodas motrizes são as traseiras. O conjunto mecânico ainda conta com suspensões independentes por braços sobrepostos na dianteira multibraços (fivelink) na traseira, além de direção com assistência hidráulica.

chevrolettrailblazer7Rodando no asfalto, a mecânica mescla vantagens e desvantagens. O desempenho é muito bom em todas as faixas de rotação, fruto das respostas do propulsor e do bom funcionamento do câmbio. Basta acelerar para ver a enorme massa corporal da Trailblazer deslanchar com rapidez. A direção hidráulica também cumpre bem o seu papel, com acerto que proporciona leveza em manobras e firmeza em alta velocidade. Além do mais, as rodas esterçam bastante, facilitando a vida do motorista na hora de estacionar. Porém, apesar de sofisticada, a suspensão não consegue impedir rolagem exagerada da carroceria em curvas, que exigem atenção do motorista. A calibragem é macia, mas nem assim torna o rodar confortável: a absorção de impactos provenientes de buracos e desníveis é satisfatória, mas o veículo pula em lombadas e ondulações maiores. Além do mais, o modelo sofre o chamado efeito gangorra, abanando as extremidades da carroceria em acelerações e frenagens fortes.

Se por um lado a Trailblazer revela limitações ao trafegar por locais pavimentados, por outro mostra-se totalmente à vontade em vias de terra. O sistema de tração 4×4 com reduzida, a altura de 23,2 cm em relação ao solo e os bons ângulos de ataque e saída são credenciais para incursões por caminhos onde aventureiros e crossovers nem sonham em passar. Os pneus são de asfalto, não de uso misto, o que piora a performance em pisos de baixa aderência, mas ao menos o perfil elevado (265/60 R18) os torna capazes de encarar impactos contra obstáculos. Durante o período em que esteve com o Autos Segredos, o SUV da Chevrolet foi submetido a dezenas de quilômetros em estradas rurais, por onde passou com extrema tranquilidade. O roteiro também incluiu um trecho de trilha, com desníveis, pedras, areia e até um riacho, transposto sem quaisquer dificuldades. Durante todo o percurso off-road, não houve esbarrões contra o solo, mas em locais de vegetação mais fechada foi impossível evitar que as laterais raspassem em arbustos e galhos, pois a carroceria é muito larga e alta. O veículo não chegou a sofrer danos, mas se a aventura tivesse sido repetida mais vezes, provavelmente teriam surgido arranhões na pintura. A avaliação só não teve direito a lamaçais, devido à típica falta de chuva em Minas Gerais durante os meses de junho e julho.

chevrolettrailblazer19TAMANHO FAMÍLIA A Trailblazer tem 4,878 metros de comprimento, 1,902 de largura, 1,841 de altura e 2,845 de distância entre-eixos. A corpulência, típica de SUV, traz incômodos até na hora de circular por trilhas, mas ao menos resulta em espaço generoso no habitáculo: no banco intermediário, três adultos acomodam-se sem aperto para ombros, cabeça e pernas, mas há uma ressalva para a pouca altura do assento, que deixa os joelhos mais elevados que o quadril e sem apoio para as coxas, inconveniente que a Blazer também apresentava. Há ainda a opção de transportar dois ocupantes extras em um par de poltronas que ficam embutidas no assoalho do porta-malas quando estão fora de uso, embora ali as acomodações sejam apertadas (veja mais informações aqui).  Por falar no bagageiro, a capacidade é de bons 554 litros com os bancos configurados para cinco ocupantes. Com sete pessoas a bordo, o valor cai para apenas 205 litros, mas em situação contrária, com todos os assentos rebatidos (menos o do motorista e o do passageiro frontal), o veículo se transforma praticamente em um furgão, com 1.830 litros de volume destinado à carga e enorme vão de abertura.

O motorista senta-se em posição elevada, típica de SUV. A ergonomia é correta, com pedais e volante alinhados. Há ainda um generoso apoio para o pé esquerdo, detalhe simples, porém negligenciado por muitos veículos. O banco do motorista, que proporciona bom apoio para as pernas e as costas, dispõe de ajustes elétricos inclusive no sentido vertical, mas a coluna de direção é regulável apenas em altura, não em profundidade. O quadro de instrumentos é completo, mas velocímetro e conta-giros são pequenos, dificultando um pouco a leitura. A visibilidade é boa para frente e para as laterais, mas ruim para trás. Ao menos os retrovisores são grandes e ajudam a ver a retaguarda, além de incorporarem os repetidores de seta. Os faróis iluminam bem, mas considerando a concepção com fachos separados baixo/alto e bloco elíptico, esperávamos resultados ainda melhores. Ao menos há auxílio de luzes de neblina na frente e atrás. Os limpadores não foram submetidos a chuvas e tiveram a eficiência colocada à prova apenas em lavagens, com resultados satisfatórios em termos de silêncio e área de varredura.

chevrolettrailblazer6O acabamento da Trailblazer não chega a ser ruim, mas definitivamente fica abaixo do que se espera considerando o preço de tabela, que supera a barreira dos R$ 100 mil. Os bancos são forrados em couro, assim como parte dos painéis das portas. O habitáculo mescla cores claras e escuras, que ajudam a deixa-lo arejado e agradável.  Porém, no mais, o modelo é revestido com materiais plásticos, com superfícies rígidas. Há alguns apliques imitando metal, mas faltam compostos emborrachados, macios ao toque. Além do mais, é possível encontrar rebarbas e alguns encaixes imprecisos. Há, contudo, alguns detalhes que agradam, como a grande oferta de porta copos e outros objetos, além da presença de difusores de ar para todas as fileiras de assentos.

SEM OPCIONAIS A Chevrolet comercializa a Trailblazer com um único pacote de equipamentos, que inclui ar-condicionado digital, alarme com acionamento à distância, travas elétricas, retrovisores com ajuste e rebatimento elétricos, cruise-control, computador de bordo, aparelho de som com CD Player, MP3, Bluetooth, porta mini-USB e entrada auxiliar e rodas em liga de alumínio. Entretanto, há algumas ausências incoerentes: só o vidro elétrico do motorista tem dispositivo um-toque, enquanto o sistema multimídia, que incorpora navegador GPS e DVD Player, é vendido como acessório nas concessionárias. Para adquirir a câmera de ré, outro item que integra a lista de acessórios e faz falta em um veículo cujo comprimento beira os 5 metros, é novamente preciso pagar à parte. Como se não bastasse, o veículo só vem de fábrica com sensores de estacionamento traseiros. Os dianteiros, adivinhe, também são comercializados na rede autorizada… Outra baixa digna de nota é o teto solar, indisponível para o SUV.

chevrolettrailblazer9Se a lista de equipamentos de conforto da Trailblazer deixa a desejar, o pacote de itens de segurança é mais generoso. O modelo é equipado com airbags frontais e do tipo cortina (que cobrem as três fileiras de bancos), controles eletrônicos de tração e estabilidade, sistema isofix para fixação de cadeirinhas e cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes. Como nem tudo é perfeito, faltam os airbags laterais. Os freios, a discos ventilados nas quatro rodas, imobilizam o veículo com segurança e não demonstraram fadiga em descidas de serra, mas o pedal apresentou pouca modularidade.

O consumo da Trailblazer é elevado, graças à associação de motor de grande cilindrada e carroceria pesada. Em circuito urbano, quase todas as aferições ficaram entre 5,0 km/l e 5,5 km/l, sendo que a pior marca foi de 4,5 km/l e a melhor ficou em 6,4 km/l. Já em ciclo rodoviário, as médias normalmente variaram entre 8,0 km/l e 8,5 km/l, com picos de 7,6 km/l e 9,1 km/l. As medições foram feitas com ar-condicionado ligado a maior parte do tempo. A versão V6 consome apenas gasolina e ao menos por enquanto, o SUV não é oferecido com sistema flex. Como sempre, o Autos Segredos destaca que vários fatores podem interferir no consumo de combustível, tais como características das vias, relevo, condições do trânsito e estilo de condução do motorista.

chevrolettrailblazer41SUV SEM MEDO DE TERRA Quando foi lançada, em novembro do ano passado, a Trailblazer  V6 custava R$ 145.450. Era um valor muito salgado, que a tornava mais cara que a maioria dos concorrentes. Porém, a Chevrolet revisou sua tabela e a gora o veículo parte de R$ 134.500. Para efeito de comparação, os rivais diretos Toyota SW4 (que traz motor 2.7 de quatro cilindros, menos potente, porém flex) e Mitsubishi Pajeto Dakar 3.5 V6 (dotada de sistema flex e apenas um pouco menos potente) partem respectivamente de R$ 115.600 e R$ 137.990. Os três têm projeto derivado de picape e construção sobre chassi. Porém, o segmento de SUVs viveu uma verdadeira explosão nos últimos anos e passou a abranger uma série de outros modelos, vários deles com concepção mais parecida com a de automóveis, com rodas de perfil baixo e carroceria montada em estrutura monobloco. É o caso de Santa Fe 3.3 V6 e Kia Sorento 3.5 V6, pelos quais Hyundai e Kia cobram R$ 162.000 e R$ 159.900 nas versão de sete lugares, na ordem. Feitas as considerações, a conclusão é que, mesmo não sendo uma pechincha, o preço da Trailblazer é competitivo dentro da categoria. A ausência de alguns equipamentos de série desanima, mas a capacidade off-road é um diferencial que pode ser determinante para certos consumidores, sem necessariamente que eles já tenham possuído alguma das antecessoras.

chevrolettrailblazer2

FICHA TÉCNICA

MOTOR

Dianteiro, longitudonal, seis cilindros em V, 24 válvulas, gasolina, 3.564 cm³ de cilindrada, 239 cv de potência máxima a 6.600 rpm, 33,5 kgfm de torque máximo a 3.200 rpm

TRANSMISSÃO

Tração integral com acionamento eletrônico, câmbio automático de seis marchas

ACELERAÇÃO  ATÉ 100 km/h (dado de fábrica)

9,1 segundos

VELOCIDADE MÁXIMA (dado de fábrica)

180 km/h

DIREÇÃO

Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica

FREIOS

Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS e EBD

SUSPENSÃO

Dianteira, independente, com braços articulados e barra estabilizadora; traseira, independente, five-link com barra estabilizadora

RODAS E PNEUS

Rodas em liga de alumínio, 7,5 x 18 polegadas, pneus 265/60 R18

DIMENSÕES (metros)

Comprimento, 4,878; largura, 1,902; altura, 1,841; distância entre-eixos, 2,845

CAPACIDADES

Tanque de combustível: 76 litros; porta malas: 554 litros, podendo variar de 205 a 1.830 litros; carga útil (passageiros e bagagem): 633 quilos; peso: 2.087 quilos

AVALIAÇÃO Alexandre Marlos
Desempenho (acelerações e retomadas) 9 9
Consumo (cidade e estrada) 5 4
Estabilidade 6 6
Freios 8 9
Posição de dirigir/ergonomia 8 7
Espaço interno 9 9
Porta-malas (espaço, acessibilidade e versatilidade) 10 10
Acabamento 7 8
Itens de segurança (de série e opcionais) 8 7
Itens de conveniência (de série e opcionais) 7 7
Conjunto mecânico (acerto de motor, câmbio, suspensão e direção) 7 6
Relação custo/benefício 6 5

[nggallery id=16 template=sample1]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

16 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -