InícioCapaFlagra da Fiat Strada 2014 com a tradicional camuflagem zebrada

Flagra da Fiat Strada 2014 com a tradicional camuflagem zebrada

- publicidade -
- publicidade -

novafiatstrada31Depois da pequena reestilização que a Fiat Strada recebeu em agosto do ano passado imaginei que a próxima ficaria para 2014. Porém, nossos amigos adiantam que a picape terá ainda em 2013 sua sexta reestilização (se minha memória e contas estiverem certas). Além da mudanças externas, a Strada contará com a inédita versão com três portas para modelo cabine dupla para facilitar o acesso ao banco traseiro. Os flagras dos protótipos rodando em testes com a tradicional camuflagem zebrada são um indicativo de as dicas de nossos amigos estão certas e a “novissívima” Strada chegará mesmo neste ano.

novafiatstrada18O novo visual já foi revelado pelo Autos Segredos em agosto de 2011 e em fevereiro deste ano  revelamos o visual de todas as versões. As mudanças serão mais profundas e envolvem as laterais – pela primeira vez -, traseira e caçamba. Apenas a versão Working tem alteração na dianteira. Lançada em 1999 a picape derivada do Palio seguirá carreira solo, já que o Palio Weekend morrerá sem ter substituto dentro de alguns anos. Mas, como assunto aqui é a picape, vamos a ela.

Reestilização seletiva

As versões atuais, Working, Trekking e Adventure, serão mantidas, assim como as opções de motores 1.6 e 1.8 E.torQ. Já o motor 1.4 Fire será substituído pelo EVO, já usado por Uno, Palio e Punto. As cabines também continuam as mesmas com simples, estendida e dupla. A novidade será a opção da dupla com três portas à la Veloster.

A versão de entrada Working será privilegiada. Terá alterações em todos os lados por não ter recebido novo para-choque na última reestilização, promovida no “distante” ano de 2012.  A peça ficará com visual mais agressivo e a entrada de ar para o motor será parecida com a do novo Uno. O farol auxiliar ficará destacado nas extremidades.

novafiatstrada15As laterais estão mais lisas como as que estrearam na linha Palio, em 2007. Na cabine simples a coluna B ganha um aplique plástico que simula uma entrada de ar. O vidro espia lateral da cabine estendida, que antes terminava abaixo da linha de cintura, agora marca o encontro da linha de cintura com a caçamba. Isso ocorre, porque para aumentar a capacidade de carga, as laterais e tampa traseira estão cerca de dez centímetros mais altas. Porém, isso acarretará na perda de visibilidade traseira.

A tampa traseira terá desenho ressaltado como os usados no Uno e no Palio e o logotipo da marca ficará em destaque no centro. As lanternas deixam de invadir a tampa traseira ficando somente na carroceria. Ou melhor, passam a avançar em direção às laterais. Quem viu garante que a peça se parece com uma lanterna do Siena EL, porém, sem a extensão.

“Você já viu uma picape de três portas?”

Além das mudanças visuais a reestilização marcará a chegada da cabine dupla com três portas para facilitar o acesso ao banco traseiro. A porta é inversa (suicide door, porta suicida em tradução literal) e neste caso a porta de trás faz parte da estrutura e tem a metade de uma porta normal, sendo que ela só abre se a dianteira for aberta. Esta configuração era comum em picapes médias com cabine estendida na década de 90 e também era encontrada no Mazda RX8, descontinuado no ano passado. (Com Henrique Rodriguez)

[nggallery id=11 template=sample1]
Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos e Projeções | Renato Aspromonte/Especial para o Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

40 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -