InícioCapaNostalgia: Porsche 911 - O final de um ciclo

Nostalgia: Porsche 911 – O final de um ciclo

- publicidade -
- publicidade -

Com a versão 993 a Porsche coloca um fim da era dos motores refrigerados a ar

Porsche91111Por Waldez Amorim
Especial para o Autos Segredos

É comum nos dias atuais o público ainda associar modelos da Porsche à refrigeração a ar. Mas passaram-se 15 anos desde que a montadora alemã adotou a refrigeração líquida para os motores que equipam os modelos produzidos em Stuttgart. São quase duas décadas desde que o último Porsche 911 refrigerado a ar foi produzido, o que fazia muita alegria de dono de Fusca que podia dizer que tinha quase um Porsche.

Porsche91116Para marcar o final do ciclo de motores refrigerados a ar, que teve origem com o modelo 901 lançado em 1963, o modelo Type 993, ou apenas 993 foi produzido pela fabricante alemã entre o final de 1993 até o início de 1998, quando foi substituído pelo modelo 964.

Sendo que apenas o modelo turbo S foi fabricado até o modelo 98/98, ou seja, as demais versões são encontradas apenas até o modelo 96/97.

Porsche9119Dentre as diversas versões produzidas a montadora, como é tradição da Porsche fabricou o modelo 993 em diversas opções de carroceria, o carrera,  cabriolet, targa e os modelos turbo e turbo S, sem esquecer das versões mais potentes e espartanas Carrera GT e GT2, mais direcionados para as corridas. O objetivo? Atender ao maior número de motoristas/pilotos possível.

O tradicional motor, refrigerado a ar de seis cilindros é denominado M64 de 3,6 ou 3,8 litros boxer, ou seja, pistões contrapostos que trabalham paralelamente ao solo, capaz de atingir até 450 hp quando na versão twin turbo, dois turbos, fazendo com que o carro faça de 0 a 100 km em 3,8 segundos o que resultava no carro mais rápido produzido em série para a época.

Porsche91114Além de ter sido o último modelo foi fabricado com motor refrigerado a ar, o 993 foi o também visto, e reprovado, por Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, o criador do modelo 911, que não aprovava a ideia de que o motorista/piloto não conseguisse enxergar os para lamas dianteiros, uma consideração guardada nos registros históricos do carro. Outro fator de destaque do carro no Brasil é a pequena quantidade de modelos encontrados no mercado brasileiro. Por ser fechado na época, modelos como o 993, considerado o último Porsche “de verdade” para muitos puritanos, são pouco encontrados no país.

Veiculo / Porsche 911 993 de 1993

Pelas nossas pesquisas não existe no país nenhum Porsche 993 turbo S no Brasil, afinal foram produzidas apenas 375 unidades. O que consola é o fato de que exista “rodando” no Brasil um modelo ainda mais exclusivo, o Porsche 993 GT2 racing.

Porsche91117

[nggallery id=2 template=sample1]

Fotos | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

5 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -