InícioMarcasHondaSalão de Detroit: Veja os veículos que deverão ser produzidos no Brasil

Salão de Detroit: Veja os veículos que deverão ser produzidos no Brasil

- publicidade -
- publicidade -

Quatro dos lançamentos mostrados no Salão do Automóvel de Detroit poderão ganhar cidadania brasileira. O Autos Segredos listou as novidades que em breve deverão sair das fábricas locais: Honda Urban SUV Concept, Nissan Versa Note, Mercedes-Benz CLA e Toyota Corolla Furia Concept. Veja os detalhes de cada um deles:

HONDA URBAN SUV CONCEPT O segmento dos crossovers compactos está em plenao crescimento e a Honda não quer ficar de fora. O competidor da marca oriental ainda está na fase conceitual, mas já traz muito da versão definitiva, que deverá ser mostrada apenas no fim do ano, no Japão.

O Urban SUV Concept compartilha a plataforma com o a próxima geração do Fit, que mantém o tanque de combustível em posição central, melhorando a modularidade do interior. Compacto, o modelo tem 4,30 metros de comprimento.

A novidade será produzida em Celaya, no México, a partir de 2014. Porém, nada impede que a Honda decida fabricá-lo por aqui também. Nacional ou importado do país latino, o modelo chegará aqui no máximo até 2015.

MERCEDES-BENZ CLA O CLA nada mais é senão a variante sedã do novo Classe A. Sua presença em Detroit é paradoxal: a Mercedes aproveitou o evento para mostrá-lo à imprensa mundial, mas não há exibição no stand. A apresentação ao grande público só acontecerá na semana que vem, durante o Berlin Fashion Week. Já mostrado em versão definitiva, o modelo tem linhas que lembram o irmão maior CLS.

O CLA é o sedã mais acessível da marca alemã, mas não deixa de ser sofisticado. O modelo tem ótima aerodinâmica, com cx de apenas 0,23, e oferece versões com suspensão esportiva de altura regulável e tração integral. Os motores, sempre de quatro cilindros e com função start/stop, têm opções a diesel ou a gasolina, sendo que os mais potentes ultrapassam os 200 cv. A transmissão pode ser manual ou automatizada.

Os executivos da marca afirmam que a fabricação do veículo no Brasil ainda está sendo estudada e dependerá do volume de vendas. Porém, as chances de nacionalização do CLS  são grandes. A planta da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, MG, que atualmente fornece caminhões, mantém a infra-estrutura para a produção de automóveis, conforme o Autos Segredos já havia noticiado. Além do mais, a demanda por modelos premium segue em alta no mercado local. De qualquer modo, o sedã deverá estrear por aqui como importado, no fim de 2013 ou mais tardar no início de 2014.

NISSAN VERSA NOTE O Versa Note não é exatamente uma novidade: o modelo foi lançado há pouco no Japão, apenas com algumas modificações em relação à versão mostrada em Detroit. No país de origem, ele se chama apenas Note. As vendas nos Estados Unidos começam de imediato. Por lá, ele substituirá o Tiida, que seguirá sendo comercializado em outros mercados, ao menos por enquanto.

O Versa Note é construído a partir da plataforma V, a mesma utilizada ppor Versa sedã e March. No meio do caminho entre um hatch mais alto e um monovolume, o modelo segue a mesmíssima receita do Honda Fit, do qual será concorrente direto. O motor é o 1.6 16V que a marca utiliza em outros produtos.

O novo modelo da Nissan será produzido inicialmente no México, mas a partir do primeiro semestre de 2014 deverá sair também da nova fábrica que a Nissan constrói em Resende, no Rio de Janeiro. Além do Versa Note, a unidade industrial fornecerá Versa sedã e March para o mercado interno.

TOYOTA FURIA CONCEPT (NOVO COROLLA) Outro veículo que é mostrado primeiro em forma de conceito, o Furia nada mais é senão a próxima geração do Corolla, carro chefe da Toyota em todo o planeta. Segundo o fabricante, o modelo está em estágio avançado de desenvolvimento e a versão de produção será mostrada em breve. No Brasil, o lançamento deverá ocorrer em 2014.

O novo Corolla ganhou linhas bastante arrojadas, com traços simples e musculosos, formando um estilo que a marca chama de Iconic Dynamism. Em relação ao protótipo, o veículo de produção perderá alguns detalhes, como as rodas aro 19” e os apliques em fibra de carbono, mas manterá a maior parte das linhas da carroceria.

Como costuma acontecer nas mudanças de gerações, o Corolla cresceu em relação ao antecessor e agora contabiliza 4,620 metros de comprimento, 1,805 m de largura, 1,425 de altura e 2,700 de distância entre-eixos.

Fotos | Honda, Mercedes-Benz, Nissan e Toyota/Divulgação

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

17 COMENTÁRIOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -