Ouvido pela Car And Driver norte-americana esta semana, durante a International Suppliers Fair (Feira Internacional de Fornecedores, em tradução literal), em Wolfsburg, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen Brasil, anunciou o fim de produção da Kombi no Brasil para 2013. Isso não se dará apenas pelos requisitos de segurança – não só freios ABS e airbags, como também crash-tests –, mas também por a Volkswagen estar cortando velharias de sua linha em todo o mundo.

A Volkswagen encerrou a produção da primeira geração do Golf na África do Sul no ano passado, e este foi substituido pelo Polo Vivo (praticamente o mesmo vendido aqui), enquanto na China substituirão as primeiras gerações de Jetta e Santana por dois novos sedãs. Por aqui a Volkswagen não abandonará segmento tão lucrativo.Segundo Schmall, um novo modelo melhor adaptado às necessidades de quem hoje procura uma Kombi e de custo equivalente será introduzido no mercado. O executivo não deu prazo, mas deixou claro que não será a versão de produção do conceito Bulli, que foi cortado da lista de prioridades da Volkswagen e não será produzido.Presente no Brasil desde 1953 e produzida pela Volkswagen desde 1957, a Kombi já entrou para a história por ter participado ativamente a construir o País, ter sido carro o primeiro carro da Volkswagen no Brasil e ter possibilitado chefes de família carregarem sua prole em um veículo próprio, amplo e barato. Mas chega uma hora que é nessessário dar um passo à frente.Conhecida lá fora como T2, a perua que aqui chamamos Kombi foi produzida na Alemanha entre 1967 e 1979. De tão antiquada, até cinco anos atrás seu motor era o velho 1600 refrigerado a ar, e sua linha de produção em São Bernardo do Campo ainda hoje é praticamente artesanal. É algo que a Kombi tem em comum com Rolls-Royces, por exemplo, mas não há qualquer exclusividade; sequer há opcionais ou cor diferente de branco!

É um avanço para a Volkswagen retirá-la de linha, mas será um tanto difícil para a Volkswagen introduzir um novo modelo adequado às exigências atuais com preços próximos aos R$ 48.150 cobrados hoje por uma Kombi Standard…

Fonte | Car And Driver

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter

Curta o Autos Segredos no Facebook!

 

Tags: , , ,